omelete

SIDNEY POITIER: 8 FILMES ESSENCIAIS

UM VERDADEIRO ÍCONE DO CINEMA, SIDNEY POITIER MORREU NESTA SEXTA-FEIRA (7), AOS 94 ANOS DE IDADE. PARA QUEM NÃO CONHECE OU QUER RELEMBRAR SEU LEGADO, SEPARAMOS 8 FILMES ESSENCIAIS.

POR CAIO COLETTI

ACORRENTADOS (1958)

COM ESTE DRAMA SOBRE DOIS DETENTOS QUE ESCAPAM APÓS UM ACIDENTE, MAS ESTÃO ACORRENTADOS UM AO OUTRO, POITIER SE TORNOU O 1º HOMEM NEGRO INDICADO AO OSCAR DE MELHOR ATOR.

O SOL TORNARÁ A BRILHAR (1961)

1ª E MELHOR ADAPTAÇÃO DA REVOLUCIONÁRIA PEÇA DE LORRAINE HANSBERRY, ESTE FILME TRAZ POITIER COMO O PATRIARCA DE UMA FAMÍLIA POBRE QUE RECEBE UM DINHEIRO INESPERADO.

UMA VOZ NAS SOMBRAS (1963)

O FILME QUE FEZ DE POITIER O 1º VENCEDOR NEGRO DO OSCAR DE MELHOR ATOR ACOMPANHA UM FAZ-TUDO QUE ENCONTRA UM GRUPO DE FREIRAS NO INTERIOR DOS EUA E DECIDE AJUDÁ-LAS.

AO MESTRE, COM CARINHO (1967)

O FILME QUE ESTABELECEU O PADRÃO PARA HISTÓRIAS DE PROFESSORES INSPIRADORES, MOSTRANDO COMO O PERSONAGEM DE POITIER GANHA A ADMIRAÇÃO DOS SEUS PUPILOS PROBLEMÁTICOS.

NO CALOR DA NOITE (1967)

FILME TENSO SOBRE RELAÇÕES RACIAIS NO SUL DOS EUA, ESTA OBRA DE NORMAN JEWISON MOSTRA DETETIVE NEGRO (POITIER) AJUDANDO POLÍCIA DE UMA CIDADEZINHA APÓS SER PRESO “POR ENGANO”.

ADIVINHE QUEM VEM PARA JANTAR (1967)

EM ANO MOVIMENTADO, POITIER TAMBÉM VIVEU O MÉDICO NEGRO QUE CONHECE PELA 1ªVEZ OS PAIS BRANCOS (KATHERINE HEPBURN E SPENCER TRACY) DE SUA NAMORADA NESTE CLÁSSICO.

LOUCOS DE DAR NÓ (1980)

DURANTE OS ANOS 70 E 80, POITIER INVESTIU BASTANTE NA DIREÇÃO. SEU FILME MAIS RECONHECIDO NESSA FUNÇÃO É ESTA COMÉDIA ESCRACHADA COM OS GENIAIS GENE WILDER E RICHARD PRYOR.

QUEBRA DE SIGILO (1992)

TALVEZ O ÚLTIMO GRANDE PAPEL DE POITIER NO CINEMA FOI COMO O EX-AGENTE DA CIA QUE AJUDA O HACKER VIVIDO POR ROBERT REDFORD NESTA CURIOSA (E ÓTIMA) MISTURA DE THRILLER E COMÉDIA.