The Walking Dead | Alpha é destaque em episódio que mais fala do que mostra

Créditos da imagem: The Walking Dead/AMC/Divulgação

Séries e TV

Artigo

The Walking Dead | Alpha é destaque em episódio que mais fala do que mostra

"Omega", capítulo 10 da 9ª temporada, estabelece bons ganchos mas se recusa a andar

18.02.2019, às 19H21.
Atualizada em 19.02.2019, ÀS 17H42

A nona temporada de The Walking Dead voltou forte com um episódio assustador que, em seus momentos finais, finalmente introduziu Alpha, a líder dos Sussurradores interpretada por Samantha Morton. Agora em "Omega", capítulo 10, o seriado aprofunda a vilã pela perspectiva de Lydia (Cassady McClincy), sua filha.

[Cuidado! Spoilers do episódio mais recente de The Walking Dead abaixo]

O capítulo retoma a amizade não-convencional que surge entre Henry (Matt Lintz) e Lydia nos porões de Hilltop. Presos, ambos conversam sobre suas comunidades, vivências e técnicas de sobreviver. De certa forma é uma boa que o garoto esteja assumindo o papel de Carl (Chandler Riggs) na trama, já que isso abre a oportunidade de trazer uma perspectiva mais inocente do que a rígida postura que o filho de Rick trazia em suas temporadas finais. Assim, fica mais crível ver um menino que não conhece o mundo pré-apocalipse e a guerra entre comunidades entregando todos os seus segredos para a "antagonista".

A forma como isso é apresentado é enrolada, já que Lydia não abre o jogo com Daryl (Norman Reedus) logo de cara ao citar uma memória de sua infância, mas distorcendo-a para culpar seu pai. Esse flashback serve como forma de mostrar Alpha sem avançar os conflitos do presente, e também despertar conexão e empatia entre os personagens, discutindo também que, mesmo no fim do mundo, o papel e comportamento dos pais na criação continua fundamental para resultar em pessoas sãs e equilibradas - algo que Daryl, Lydia e nem Henry, em toda a sua inocência, de fato são. Um pouco depois, a garota revela a verdade sobre sua mãe e ganha um pouco de liberdade em Alexandria.

Eventualmente, Lydia se abre com os sobreviventes de Hilltop, explicando a forma de atuação dos Sussurradores - grupo que, segundo ela, não acredita no retorno da civilização, mas sim nos zumbis como um passo necessário para a continuidade da vida humana. Alpha ganha um pouco mais de profundidade assim: a figura, que antes havia aparecido brevemente segurando uma arma, agora é colocada como uma fria e impiedosa líder, pronta para abandonar os capturados para proteger sua comunidade, e capaz de assassinar até sua família para sobreviver.

Ainda que estabeleça bons elementos narrativos, "Omega" é um episódio que peca ao falar mais do que quer mostrar. Seu melhor momento é justamente quando, após entender melhor com quem estão lidando, os sobreviventes são surpreendidos por Alpha e os Sussurradores no portão da comunidade, quebrando seu mantra de isolamento para tentar resgatar Lydia. Isso deixa um gancho para o próximo capítulo, e também a ansiedade de ver tudo que foi dito em ação. Enquanto isso não chega, o seriado entrega mais um episódio pensado para preencher tabela e avançar a história em curtos passos.

The Walking Dead é transmitida no Brasil aos domingos, às 00h30, pelos canais pagos Fox, Fox Premium 2 e no serviço de streaming Fox App.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.