Séries e TV

Lista

The Walking Dead | 5 pontos importantes do episódio após o salto temporal

“Who Are We Now?” mostrou os sobreviventes seguindo sem Rick

Rafael Gonzaga
12.11.2018
12h30
Atualizada em
12.11.2018
12h42
Atualizada em 12.11.2018 às 12h42

“Who Are We Now?”, sexto episódio da nona temporada de The Walking Dead mostrou o projeto de Rick (Andrew Lincoln) para reerguer a sociedade sendo colocado em prática anos após seu desaparecimento. Com um novo salto temporal, muitas coisas mudaram nas comunidades de Alexandria, Hilltop e no Reino. Novos relacionamentos surgiram, crianças nasceram e um perigo inédito se aproxima do grupo: confira cinco pontos importantes que foram introduzidos no episódio.

Um filho de Rick e Michonne

Reprodução/ AMC
Reprodução/ AMC

Uma das maiores surpresas de “Who Are We Now?” foi a revelação de um novo membro da família Grimes. Enquanto Michonne (Danai Gurira) e Judith (Cailey Fleming) seguem firmes após o desaparecimento de Rick e a morte precoce de Carl (Chandler Riggs), o episódio mostrou que as duas não estão sozinhas: um jovem herdeiro de Rick e Michonne foi apresentado no episódio. A showrunner Angela Kang, em entrevista à Entertainment Weekly, revelou que a criança se chama R.J., acrônimo para Rick Junior.

Já havíamos introduzido no início da temporada que um filho era algo em que Michonne e Rick estavam interessados”, disse Kang. “No terceiro episódio, eles dizem: 'bem, vamos começar a planejar o futuro de outras maneiras'. Isso foi parte da esperança deles de construir um mundo onde as crianças pudessem crescer. A tragédia é que Rick não está por perto para ver isso acontecer. Mas para Michonne, é apenas mais uma pessoa por quem ela está lutando. É parte do que influencia algumas das filosofias e decisões por trás de como Alexandria é administrada.

Sussurradores

Reprodução/ AMC
Reprodução/ AMC

Como era de se esperar, The Walking Dead tratou de introduzir os Sussurradores logo após a despedida de Rick. Em “Who Are We Now?”, Rosita (Christian Serratos) e Eugene (Josh McDermitt) estão em uma missão quando são surpreendidos por uma horda de mortos-vivos caminhando que parece impossível de ser despistada. Com Eugene ferido, a dupla decide se disfarçar em meio à lama para esperar os zumbis passarem por eles. A coisa ganha outra dimensão quando os dois escutam vozes vindo do meio da horda, dizendo especificamente para não deixar a dupla escapar.

As vozes são dos Sussurradores, grupo dos quadrinhos conhecido por se disfarçar com a pele dos mortos para manipular hordas de zumbis a seu favor. A presença do grupo foi amplamente divulgada e já se sabe que Alpha, líder do grupo, será interpretada pela atriz Samantha Morton. O produtor executivo Greg Nicotero disse em entrevista ao ComicBook que Alpha será um marco na atração. “Se eles [os fãs] pararem de assistir depois da saída de Rick, vão perder o maior vilão que The Walking Dead já teve”.

Triângulo amoroso

Reprodução/ AMC
Reprodução/ AMC

Outra coisa que poucas pessoas esperavam é um relacionamento muito improvável ter florescido após o salto temporal: padre Gabriel (Seth Gilliam) e Rosita. Logo no começo do episódio, o público é surpreendido pela relação dos dois, que parece já ser algo que acontece há algum tempo. Contudo, as coisas não são tão simples: anos depois, Eugene segue apaixonado pela amiga e, ao seu modo, tenta dizer com clareza para ela o que sente, mas não tem muito sucesso na empreitada. Vale lembrar que, nos quadrinhos que servem de base para a série, Rosita e Eugene se tornam, de fato, um casal e o triângulo amoroso acontece com Siddiq.

O fim dos Salvadores

Reprodução/ AMC
Reprodução/ AMC

Outra revelação que vem junto ao novo salto temporal é a de que, após a série de conflitos que sucederam o fim da Guerra Total de Negan (Jeffrey Dean Morgan) - que segue enclausurado em sua cela - os Salvadores se dissolveram e a comunidade deixou de existir. Algumas pessoas, como Laura (Lindsley Register), optaram por seguir suas vidas com base na filosofia de Rick e migraram para outras comunidades. Outras, por outro lado, se tornaram andarilhos miseráveis que sobrevivem com migalhas, como é o caso de Jed (Rhys Coiro) e Regina (Tracie Dinwiddie) - que encontram um final doloroso nas mãos de Carol (Melissa McBride).

O X de Michonne

Reprodução/ AMC
Reprodução/ AMC

Ficou claro que, após o desaparecimento de Rick - que todos acreditam estar morto há anos -, Michonne se tornou uma mulher muito mais endurecida, fundamentalmente preocupada com a proteção do grupo de sobreviventes. Contudo, nesse intervalo de tempo do salto temporal, as coisas podem não ter corrido bem em alguns momentos. “Who Are We Now?” revelou uma cicatriz inédita em formato de X nas costas de Michonne - provavelmente a marca será abordada mais adiante na trama.