Velozes & Furiosos 9 | John Cena é criticado na China por chamar Taiwan de país

Créditos da imagem: Universal Pictures/Divulgação

Filmes

Notícia

Velozes & Furiosos 9 | John Cena é criticado na China por chamar Taiwan de país

Público chinês representa mais de 80% dos rendimentos do filme, até agora

Eduardo Pereira
25.05.2021
22h13
Atualizada em
25.05.2021
22h28
Atualizada em 25.05.2021 às 22h28

Uma das principais novidades de Velozes & Furiosos 9, o ator John Cena gerou polêmica durante a das etapa promocional do novo filme da saga familiar, que teve estreia antecipada na China, Coreia do Sul e alguns outros lugares do mundo. Falando em mandarim fluente à rede de televisão taiwanesa TVBS, o ator chamou Taiwan de país, o que irritou parte do público chinês da franquia. Há anos, a China se recusa a reconhecer Taiwan como um território independente.

Para aliviar as críticas, o ex-astro da WWE recorreu ao Weibo, rede social chinesa similar ao Twitter, e escreveu: "Peço desculpas pelo meu erro. Eu preciso dizer, agora, o quão importante é eu ressaltar que amo e respeito ainda mais a China e o povo chinês". Só que essa manifestação pegou mal com o público de Cena que apoia o reconhecimento de Taiwan como país.

De qualquer um dos lados, o astro sai perdendo por ter, mesmo que inadvertidamente, se posicionado sobre uma questão política que se arrasta há mais de 70 anos. O mercado chinês representa mais de 80% dos US$ 163 milhões arrecadados por Velozes & Furiosos 9 até agora, e qualquer mal estar com esse público não é bem-vindo em um cenário de pandemia em que outros mercados podem não oferecer grandes cifras a filmes exibidos em cinemas.

Além disso, Cena investe há tempos em uma crescente popularidade com o público chinês, tendo aprendido a falar e escrever em mandarim e acumulando mais de 600 mil seguidores no Weibo.

Em Velozes & Furiosos 9, John Cena vive o principal antagonista da história, o irmão de Dominic Torretto (Vin Diesel), Jakob Torretto. O filme conta com direção de Justin Lin, que comandou a franquia do terceiro ao sexto filme, e terá os retornos de Charlize Theron, Michelle Rodriguez, Jordana Brewster, Tyrese Gibson, Ludacris e a adição da ganhadora do Oscar Helen Mirren.

Velozes & Furiosos 9 tem estreia marcada para 22 de julho, no Brasil.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.