Filmes

Artigo

Transformers: O Último Cavaleiro | Assistimos a 30 minutos do filme; leia impressões

Explosões, Optimus Prime do mal e a história segundo Michael Bay

29.03.2017, às 21H23.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H47

Atenção: este texto contém spoilers de Transformers: O Último Cavaleiro

Os lendários Cavaleiros da Távola Redonda lideram um exército numa batalha campal de proporções épicas, com centenas de soldados em cada lado e bolas de fogo gigantes rolando ladeira abaixo. Impacientes e próximos de serem derrotados, os seguidores do Rei Arthur aguardam ansiosamente a intervenção de Merlin, que, segundo eles, não é confiável. Arthur pede calma, apesar da derrota iminente.

Corta para um indulgente Merlin, presenteando-se com “só” mais um (longo) gole de bebida antes de ir buscar a arma que vai mudar os rumos do conflito. Uma tomada panorâmica mostra o lendário mago cavalgando em direção a uma caverna similar a uma turbina. Ao se aproimar, seu cetro, mais futurista do que fantasioso, ilumina o local. Corta para Merlin correndo pelos campos ao lado de um dragão metálico. Como diria o famoso bordão: não é feitiçaria, é tecnologia.

Esta é a cena que abre um clipe de 30 minutos de Transformers: O Último Cavaleiro, que o Omelete teve a oportunidade de ver em um evento de divulgação do filme realizado em Los Angeles, nesta quarta-feira (28). O material mostrou de duas a três cenas diferentes, com cortes, em quatro sets, na ordem do roteiro. E a impressão geral deixada pelo clipe é de que, mais uma vez, Michael Bay vai expor muitas tramas em meio a todas as explosões.

Primeiro fruto do trabalho realizado pela sala de roteiristas contratada por Bay para fazer um universo cinematográfico de Transformers, O Último Cavaleiro têm, de fato, muita coisa acontecendo. A premissa geral do filme, pontuada por todas as cenas exibidas, é de que Autobots e humanos estão em guerra - cartazes gigantescos de propaganda negativa a Bumblebee e Optimus Prime aparecem em meio a cenários destruídos, que foram resultado das incontáveis batalhas realizadas na Terra.

Por trás disso, o filme também pretende solucionar alguns mistérios que rondam a cinessérie desde seu primeiro filme. Em especial, o mais importante deles: por quê Autobots e Decepticons foram para a Terra, e por quê eles continuam desembarcando por lá?

Para responder à pergunta, o filme deve, mais uma vez, envolver os robôs em acontecimentos marcantes da história da humanidade. A exemplo do que acontece em Transformers 3: O Lado Oculto da Lua, O Último Cavaleiro vai explorar a ideia de que os robôs estão envolvidos na história humana desde a época da lenda do Rei Arthur, mas não vai ficar apenas por aí - o clipe mostra robôs duelando em um prédio decorado com bandeiras nazistas, por exemplo.

Boa parte dessa trama deve ser levada pelos atores que fazem sua estreia na franquia, como Anthony Hopkins, que vive um lorde inglês que estuda e coleciona objetos da história Autobot na Terra. Seu ajudante é um droide de tamanho humano (pense na versão Transformers de C-3PO), a entrada do local conta com um antigo transformer tanque de guerra em “estado de demência” e, no interior, há uma tecnológica Távola Redonda onde cavaleiros - humanos de Autobots - se reuniram há séculos.

O protagonista Cade Yaeger, vivido por Mark Wahlberg, será o elo entre o mistério sobre o passado dos robôs na Terra e a realidade de guerra vivida entre humanos e Autobots. Agindo como uma espécie de protetor dos robôs ao lado de Bumblebee, Wahlberg salva quatro garotos e uma adolescente, Izabela (Isabela Moner) em uma cidade devastada pela guerra. A menina o segue ao lado do jovem Jimmy (Jarrod Carmichael), enquanto eles tentam esconder os robôs sobreviventes.

Em algum ponto do longa, Wahlberg recebe um artefato de um dos robôs e, com isso, torna-se “escolhido” para salvar a Terra. O evento faz com que ele seja detectado pelo personagem de Hopkins e, assim, ele deixa os garotos para trás e parte para o Reino Unido, onde deverá desvendar o misterioso elo entre Transformers e humanos ao lado da doutora Vivian (Laura Haddock).

E Optimus Prime? Presente em todo o material de divulgação do filme, o líder dos Autobots é a grande incógnita do longa. As filmagens mostradas no evento revelam que Optimus está congelado em algum ponto do espaço. Entretanto, um encontro misterioso com uma entidade superior o faz retornar para a Terra, mas ele é visto como inimigo pelos Autobots. A sequência de 30 minutos se encerra com uma sequência de batalha entre Bumblebee e Optimus.

Mark Wahlberg, Josh Duhamel, Tyrese Gibson, Anthony Hopkins, Jerrod Carmichael, Stanley Tucci e Isabela Moner estão no elenco. O ator chileno Santiago Cabrera fará o papel de um brasileiro, o militar Santos de uma força-tarefa paramilitar de resposta a incidentes com Transformers.

Com roteiro de Akiva Goldsman, Transformers: The Last Knight é comandado por Michael Bay e chega aos cinemas em 22 de junho.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.