Filmes

Notícia

Transformers 4 - A Era da Extinção | Da Frigideira

Antigravidade deve ser o diferencial nas cenas de ação do filme

Marcelo Hessel
28.01.2014
16h18
Atualizada em
29.06.2018
02h47
Atualizada em 29.06.2018 às 02h47

Éramos uma dezena de jornalistas num café chinês, ao lado da ruína de uma pagoda, entre gaiolas com pássaros artificiais e muitos potes de cerâmica. Sentado diante de um jogo de mahjong e um conjunto de chá, Michael Bay interrompeu a nossa visita ao set de Transformers 4 - A Era da Extinção no Centro de Detroit para mostrar, numa televisão, dez minutos de cenas do filme.

transformers

None
Jack Reynor e Mark Wahlberg

transformers

None

transformers

None
O Bumblebee "sucata"

transformers

None

A trama de Trasformers 4 se passa quatro anos depois do fim de Transformers 3: O Lado Oculto da Lua, e os destroços de Autobots e Decepticons deixados na batalha de Chicago são parte desta continuação. O designer vivido por Stanley Tucci lidera uma iniciativa milionária e inescrupulosa que constrói Transformers a partir da tecnologia alienígena. Segundo ele, que compara Bumblebee (em sua forma Camaro "vintage" de 1967) a uma sucata, fazer seus próprios robôs gigantes é uma forma de poesia. Quando é arrastado para o meio das cenas de ação, porém, Tucci corre e grita sem a mesma pose. Ele deve assumir um papel de alívio cômico parecido com o de John Turturro nos longas anteriores.

Na prévia, o protagonista Cade Yeager (Mark Wahlberg) surge em cena carregando em seu caminhão o que parece ser um pedaço de um Transformer. Ele é um inventor viúvo que cria sozinho sua filha adolescente (Nicola Peltz) sem saber que ela namora em segredo um jovem piloto de corridas (Jack Reynor). Quando o destroço é acionado, Cade atrai a atenção do governo e de "caçadores de recompensa alienígenas" - elemento inédito que Bay preferiu não explicar. Questionado sobre uma possível relação desses mercenários do espaço com os Decepticons, o diretor também desconversou.

E então podemos ver o primeiro relance do que promete ser o diferencial das cenas de ação neste filme: a antigravidade. Os caçadores de recompensa chegam à fazenda de Cade e abduzem a garota com uma atração gravitacional, antes de prendê-la numa rede. A cena lembra um pouco Guerra dos Mundos, quando Tom Cruise se recusa a entregar sua filha aos aliens. O mesmo princípio está na cena que vimos ser rodada no set (objetos e carros flutuando de repente no ar) e Bay nos mostrou no computador uma grandiosa cena de ação à beira-mar, ainda em estágio de pré-visualização, em que um transatlântico começa a levitar, sai da água e atravessa uma avenida em frente ao carro em fuga dos protagonistas.

Como esses dez minutos de cenas inacabadas não incluem os robôs - apenas Bumblebee em sua versão automotiva "ameaçando" os vilões com roncos de motor - dá pra ter uma ideia apenas das relações entre os humanos. Titus Welliver faz o líder dos capangas do governo (que usam carros militares tipo esporte) no encalço de Cade, e Kelsey Grammer, no papel do diretor de contrainteligência do governo Harold Attinger, deve ser o principal antagonista humano.

Sophia Myles, no papel de uma arqueóloga assistente de Tucci, completa o "bonde" dos mocinhos e quase-mocinhos que deve correr de um lado para o outro ao longo do filme (Sophia, Tucci, Wahlberg, Peltz e Reynor ocupam o velho Toyota utilitário que vimos sendo usado no set). Nesse núcleo, a subtrama principal é o esforço do jovem piloto para provar seu valor ao sogro, que acaba de descobrir o namoro da filha. No vídeo, na cena em que Bumblebee é desprezado pelo designer de Transformers, Wahlberg chama o carro de "Bee" e tenta acalmá-lo, como Shia LaBeouf fazia anteriormente. Tudo indica que o carismático Autobot terá um novo dono ao longo de A Era da Extinção.

A impressão que fica é que mesmo depois da troca completa do elenco (nem o núcleo militar liderado por Josh Duhamel permanece) os humanos normais - agora o fazendeiro inventor e sua filha - continuam tendo papel mais importante do que Optimus e Cia. Embora todos já saibam da presença dos Dinobots no filme, eles não foram mencionados nenhuma vez no vídeo que vimos no set. Talvez Michael Bay tenha guardado a surpresa para o primeiro trailer, que será revelado no próximo domingo, durante o Super Bowl. Já o relato completo da nossa visita às filmagens em Detroit você poderá conferir aqui no Omelete nos próximos dias - aguarde!

Vejao nosso tributo explosivo a Michael Bay no OmeleTV

Ehren Kruger escreve o roteiro. Transformers 4 tem lançamento marcado para o dia 27 de junho nos EUA e 18 de julho no Brasil.