Filmes

Notícia

Tim Burton defende a falta de diversidade no elenco de Lar das Crianças Peculiares

Samuel L. Jackson é o único ator negro no elenco principal do longa

Guilherme Jacobs
01.10.2016
17h08
Atualizada em
29.06.2018
02h47
Atualizada em 29.06.2018 às 02h47

No elenco de Lar das Crianças Peculiares, novo filme de fantasia de Tim Burton, o único ator negro é Samuel L. Jackson, que faz o vilão Barron. Com base nisso, o cineasta, recentemente, foi questionado sobre a falta de diversidade no longa. Burton respondeu dizendo:

None

"Hoje em dia as pessoas estão falando mais sobre isso," ele afirmou. "[Mas] as coisas pedem certas coisas, ou não. Eu lembro quando era uma criança vendo A Família Sol-La-Sí-Dó e eles começaram a ficar politicamente corretos. Tipo, ok, vamos ter uma criança asiática e uma negra. Eu ficava mais ofendido por isso do que... eu cresci vendo filmes sobre a cultura negra, certo? E eu dizia 'isso é ótimo'. Eu não ficava 'ok, deviam ter mais pessoas brancas nesses filmes."

Samuel J. Jackson também deu seus dois centavos sobre o assunto, e não se mostrou preocupado. "Eu tive que entrar na minha mente e pensar, quantos personagens negros existem em filmes do Tim Burton?" afirmou o ator. "E eu posso ter sido o priemiro, eu não sei, ou o mais prominente nessa forma particular, mas acontece do jeito que acontece. Não acho que seja culpa dele ou do seu método narrativo, é só como as coisas se desenrolaram. Tim é um ótimo cara."

O que Burton se refere quando fala sobre o que o filme pede e não pede, é que 90% do elenco do filme interpreta personagens que ficaram órfãos na Europa durante a Segunda Guerra Mundial. Em outras palavras, é um território e uma época majoritariamente branca.

O filme adapta o livro homônimo de Ransom Riggs, contando a história de um garoto (Asa Butterfield) que fica preso em uma ilha habitada por crianças com poderes sobrenaturais e algumas criaturas macabras. A Srta. Peregrine (Eva Green) é quem cuida dos meninos e meninas e os protege dos ataques desses monstros.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.