The Last of Us: Quinto episódio emplaca com vingança e despedidas

Créditos da imagem: HBO Max/Divulgação

Séries e TV

Notícia

The Last of Us: Quinto episódio emplaca com vingança e despedidas

Série apresenta perseguição com adrenalina e um final de cortar o coração

Omelete
5 min de leitura
11.02.2023, às 00H05.

O quinto episódio de The Last of Us chegou a HBO com uma montanha-russa de emoções: um começo carregado do marasmo do capítulo passado, a formação e desenvolvimento de relação entre os quatro sobreviventes, uma perseguição vingativa com direito a reviravolta e um encerramento de partir o coração. Agora, a série retorna com fôlego dos episódios anteriores e traz momentos comoventes para a jornada de Joel (Pedro Pascal) e Ellie (Bella Ramsey).

Vale lembrar que, apenas este episódio foi adiado para sexta (10), por conta do Super Bowl 2023, que acontece no domingo (12). Os novos episódios de The Last of Us estreiam todo domingo às 23 horas na HBO e HBO Max.

Saiba como foi o quinto episódio [Cuidado: há spoilers adiante]

HENRY E SAM

HBO Max/Divulgação

Sem um prólogo, o episódio volta alguns dias para trás, em clima de comemoração com a facção The People, liderada por Kathleen (Melanie Lynskey), dominando a cidade de Kansas após derrotarem a FEDRA de maneira extremamente violenta. No meio do tumulto, acompanhamos Henry (Lamar Johnson) e Sam (Keivonn Woodard) escondidos, sendo ajudados pelo médico que apareceu no episódio passado. Logo, descobrimos que Sam, o mais novo, é surdo e se comunica por língua de sinais. Apesar da incerteza, Henry tenta da melhor forma trazer segurança para o seu irmão, através da sua postura juvenil e lápis de cores.

Após dias escondidos, o estoque de comida acaba e o doutor não retorna mais, por morrer nas mãos de Kathleen. Eles decidem encontrar outro abrigo, mas presenciam o momento que Joel e Ellie são atacados pelo grupo revolucionário. Percebendo a perspicácia de Joel em usar armas e sobreviver, Henry decide segui-los e emboscá-los de noite, nos situando para o momento presente.

O primeiro arco mostra a construção dessa nova dinâmica entre os quatro, com Joel ranzinza e sendo obrigado a interagir com Henry e Sam, enquanto Ellie se permite ser mais criança ao lado de alguém mais novo, enquanto se deslumbra em aprender a se comunicar com o garoto.

DÍVIDA DE SANGUE

HBO Max/Divulgação

Enquanto isso, Kathleen segue sua busca vingativa por Henry, responsável pela morte de seu irmão, antigo líder da facção. Durante uma conversa com seu braço direito Perry (Jeffrey Pierce, que dá a voz ao Tommy no jogo), Kathleen se mostra vulnerável pela perda e conta que seu irmão disse que ela deveria perdoar o fato dele ter sido dedurado à FEDRA. Ela, no entanto, questiona: “onde está a justiça nisso?”.

Em seus momentos de presença, a personagem de Melanie sempre demonstra um semblante gentil, mas em uma postura rígida, que rejeita o luto e alimenta o sentimento de revanche. Seja executando colaborados que até dão informações sobre Henry, ou não avisando seu grupo sobre um possível ataque vindo de baixo da cidade (como no quarto capítulo), ela pune todos ao redor de alguma maneira.

Kathleen está cega por vingança, e suas atitudes vão trazer grandes consequências para o que está por vir.

FUGA

HBO Max/Divulgação

Com Joel, Ellie e Sam, Henry planeja sair da cidade usando os túneis que ficam no subterrâneo, mas haveria chances deles encontrarem infectados - e Joel entraria em cena, caso precisasse. Durante o percurso, eles encontram algo menos esperado: registro de pessoas que viveram lá. Com paredes coloridas, mesas e brinquedos infantis, o grupo se depara com o que foi um dia uma área infantil onde sobreviventes do passado conviviam.

Esse momento de respiro é usado de maneira eficiente para aprofundar as relações entre eles, com Ellie e Sam se tornando mais íntimos, compartilhando o gosto em comum pela HQ da heroína Savage Starlight (uma clara ligação ao jogo) e seu lema principal: suportar e sobreviver. Enquanto isso, Joel começa a simpatizar com Henry pela sua causa de proteger a qualquer custo o seu irmão mais novo. Durante a conversa, o jovem revela que foi um colaborador do grupo de Kathleen, mas que precisou entregar o irmão da líder para a FEDRA para salvar Sam, que precisava de quimioterapia.

Quando retorna à superfície e está prestes a sair de Kansas, o grupo se depara com um sniper escondido nas casas. Como na jogabilidade no game, Joel decide ir até o atirador intervir enquanto pede para os três se esconderem. Joel consegue, mas rapidamente se vê rastreado por Kathleen e seu bando. Ao lado de aliados armados, Kathleen encurrala o grupo e Henry decide se entregar para poupar os outros. Em um discurso frívolo, a líder fala que foi um desperdício ter salvado Sam para entregar seu irmão.

HBO Max/Divulgação

Mas os planos de todos são interrompidos quando o chão cede e surge uma horda de infectados. Para quem estava com saudades de ação relacionada a criaturas, foi contemplado pela pura adrenalina de vítimas do Cordyceps atacando a todos na apresentação de um Verme, o estágio final do contaminado ou o “chefão” do jogo/série. Em um lugar privilegiado, Joel usa a sniper e atira em quem se aproxima de Ellie (assim como no jogo), enquanto Henry e Sam se escondem dos inimigos e infectados.

Após momentos de tensão, o grupo consegue se reunir e tenta escapar do inferno que a cena se tornou. Kathleen tenta impedi-los, mas acaba sendo atacada (coincidentemente) por uma criança infectada. O grupo aproveita a oportunidade e foge.

SUPORTAR E SOBREVIVER

HBO Max/ Divulgação

Depois da tempestade, os quatro encontram um canto para se abrigarem. Em um momento a sós entre Ellie e Sam, o garoto questiona os medos e inseguranças da garota, até confessar que foi mordido durante o ataque e que não quer virar um monstro. Esperançosa, Ellie o consola, diz que é imune ao fungo e que vai ajudá-lo, colocando o sangue dela na ferida dele. Em um momento, a cena é trabalhada de forma que os mais otimistas podem acreditar que sua atitude seria próspera.

Porém, no dia seguinte, a adolescente encontra Sam transformado e o pequeno ataca ela, acordando a todos. A próxima sequência é comovente ao mostrar, em desespero, Henry atirando no irmão e matando-o. Sem mais objetivos e no calor do momento, o jovem decide tirar sua própria vida na frente de Joel e Ellie.

De volta como dupla, o desfecho mostra Joel e Ellie enterrando os corpos dos irmãos - e junto disso, vai uma parte da alegria e inocência que Ellie sentiu ao tentar salvar alguém que se importava. Na cova, Ellie deixa a plaquinha que Sam carregava com um recado pedindo desculpas. De maneira tocante, o quinto episódio encerra com fechamento de arcos e um caminho que Joel e Ellie vão percorrer adiante até chegar a Wyoming.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.