Pedro Pascal em The Last of Us

Créditos da imagem: The Last of Us/HBO/Reprodução

Séries e TV

Lista

The Last of Us | 8 momentos para prestar atenção no teaser

Adaptação estrelada por Pedro Pascal estreia na HBO em 2023

Omelete
1 min de leitura
26.09.2022, às 15H48
ATUALIZADA EM 26.09.2022, ÀS 18H18
ATUALIZADA EM 26.09.2022, ÀS 18H18

A HBO revelou o primeiro teaser da série de The Last of Us e, como prometido, deu um gostinho do que parece ser uma adaptação bastante fiel do game da Naughty Dog. Desde a caracterização dos personagens até a reprodução de ângulos e cenas inteiras, a prévia leva o espectador direto para os Estados Unidos devastados pelo fungo Cordyceps. O vídeo, porém, é bastante enigmático e, no melhor, deixa pistas sobre quem são Joel (Pedro Pascal) e Ellie (Bela Ramsey), assim como o que os aguarda nesta primeira temporada — pistas estas que, para quem jogou o game, dizem muito, mas que para pessoas menos familiarizadas podem ser difíceis de desvendar.

Confira a seguir oito momentos destes para prestar atenção no teaser:

DATA

A data escolhida para o lançamento do teaser não foi à toa. No game, 26 de setembro de 2013 marca o momento em que a infecção Cordyceps se espalhou massivamente pelas cidades dos Estados Unidos, dando início caos generalizado que quase levou a humanidade à extinção. A data ficou marcada como Outbreak Day, mas o nome foi mudado após a pandemia do coronavírus. 

HUMANIDADE DEVASTADA

The Last of Us/HBO/Reprodução

A proliferação do fungo causou danos graves, a começar, é claro, pela transformação dos infectados em criaturas desprovidas de qualquer lampejo de humanidade. Mas os impactos tomaram proporções gigantescas na vida em sociedade, e isso fica evidente nos cenários da adaptação de The Last of Us.

Reproduzindo com fidelidade algumas das paisagens do jogo, nota-se como as cidades foram deixadas para trás e, além dos cadáveres pelo caminho, salta aos olhos como a natureza começa a tomar conta. Da mesma forma, quem sobreviveu, passou a se proteger da melhor maneira que encontrou, se munindo de armas, valendo-se de estruturas militares ou simplesmente preparando armadilhas. Quer dizer, o clima de desconfiança predomina, e essa é outra faceta deste cenário de devastação.

VAGALUMES

The Last of Us/HBO/Reprodução

No teaser, vemos duas pessoas pintando por cima de um grafite, mas não se trata de uma arte qualquer. Este é o símbolo dos Vagalumes (Fireflies, no original), uma milícia que se revoltou contra a opressão militar em várias zonas de quarentena com a intenção de restaurar o controle do governo. Os membros são um dos poucos que buscam pela cura da infecção dos Cordyceps, e esta é a razão para o interesse do grupo em Ellie. Eles acreditam que ela é uma peça importante para chegar a uma solução e, por isso, convencem Joel a escoltá-la até uma das bases do grupo.

Além do grafite, há outra menção indireta ao grupo no teaser, quando Ellie encara na parede a frase “when you’re lost in the darkness”. Trata-se de um trecho do lema dos Vagalume. A frase completa é: “lembre-se, quando você estiver perdido na escuridão... Procure a luz. Acredite nos vagalumes!”.

O ACORDO

The Last of Us/HBO/Reprodução

O pontapé da história é, portanto, o acordo entre Joel e a líder dos Vagalumes, Marlene, e esse momento é revelado sutilmente ao final da prévia, quando se ouve uma voz dizendo “esta é a sua chance. Nossa melhor oportunidade. Você a mantém viva e você resolve tudo". A frase, porém, pode não fazer sentido se você não souber quem é Joel, e por que Marlene diz isso para ele.

No jogo se estabelece que, neste mundo pós-apocalíptico, Joel se tornou um contrabandista. Em um dos seus trabalhos, ele perdeu um carregamento roubado de armas e só há uma maneira de recuperá-lo: ele precisa levar a jovem Ellie para os Vagalumes dentro do Capitólio, deixando a zona de quarentena.

RELÓGIO DE JOEL

The Last of Us/HBO/Reprodução

Logo no começo da prévia, vemos que Joel usa um relógio quebrado. Para quem já jogou ou conhece o universo da franquia, sabe que se trata de um presente que o personagem ganhou da sua filha Sarah, momentos antes do outbreak. Porém, a adolescente morreu logo que o surto de Cordyceps se espalhou e, por isso, o objeto se tornou de extrema importância para o protagonista, que o carrega como uma memória da filha. Em última instância, o objeto aparece no teaser como um símbolo também do que essa jornada ao lado de Ellie representa para Joel, isto é, lidar com os fantasmas do passado e, quem sabe, fazer as pazes com eles. Mas, se você olhar atentamente, até os momentos antes da morte de Sarah estão no teaser, com a breve aparição da atriz Nico Parker e a tentativa de fuga em meio a um caos generalizado.

ALÉM DE JOEL E ELLIE

The Last of Us/HBO/Reprodução

Além dos protagonistas, o teaser revela o visual de alguns personagens importantes da trama. Um deles é Tommy, o irmão mais novo de Joel, interpretado na série por Gabriel Luna. Há, ainda, a já mencionada Marlene, vivida pela atriz Merle Dandridge, e Bill, personagem de Nick Offerman, um aliado ocasional de Joel, que construiu barricadas para se proteger depois do sumiço de seu parceiro.

RILEY E O CARROSSEL

The Last of Us/HBO/Reprodução

Sabe-se que a primeira temporada abordará tanto o primeiro jogo, quanto o DLC Left Behind, narrativa que mostra o passado da Ellie antes de conhecer Joel. Na prévia, dá para ver ao menos um momento em que a série adapta o DLC: a cena em que a adolescente é vista com outra garota em um carrossel cheio de luzes. Sua amiga, vivida por Storm Reid, deve ser ninguém menos que Riley, outra sobrevivente que morava com a protagonista no internato e com quem Ellie desenvolve um relacionamento vital.

ESTALADORES REVELADOS!

The Last of Us/HBO/Reprodução

Tudo indicava que o teaser ficaria apenas no sugestivo no que se referia aos estaladores, isto é, as criaturas que os humanos se tornam depois de serem infectados. No entanto, bem no final, a prévia revela (e muito bem) o visual de um dos monstros, reproduzindo com fidelidade, inclusive, uma cena do game.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.