Desenho do Danny e Ish em The Last of Us

Créditos da imagem: The Last of Us/HBO/Reprodução

Séries e TV

Artigo

Você reparou? The Last of Us incluiu história "escondida" do game

Cuidado com os spoilers!

Omelete
3 min de leitura
11.02.2023, às 17H47.

[Atenção: spoilers de "Endure and Survive", quinto episódio de The Last of Us, a seguir]

Há mais histórias em The Last of Us do que a jornada de Joel (Pedro Pascal) e Ellie (Bella Ramsey), e o quinto episódio da série, intitulado "Endure and Survive", ilustra isso muito bem. Embora seja fato que a trágica jornada dos irmãos Sam (Keivonn Woodarde Henry (Lamar Johnson) já seria suficiente para exemplificar a proposta desta narrativa desde o jogo, isto é, observar a humanidade dos sobreviventes florescer ou perecer diante de situações extremas, os criadores Neil Druckmann e Craig Mazin deram um passo além: incluiram também easter eggs de uma história "escondida" do game. Isso porque seu protagonista nunca é visto propriamente, apenas mencionado.

Tudo é muito sutil, como no jogo original. Enquanto Joel, Ellie, Henry e Sam exploram os túneis em busca de uma saída de Kansas City, eles se deparam com o que restou de uma comunidade que se abrigou no subterrâneo. Não só há pinturas decorando as paredes, como pode se observar que eles montaram uma sala de aula, com direito a uma trave improvisada para bater pênaltis. Isso está também no game, com um detalhe adicional: há cartas e registros assinados por um misterioso personagem chamado Ish, que você pode coletar conforme avança no capítulo 6, "Os Subúrbios", e assim desvendar seu triste passado.

A série pincela a jornada dessa figura quando Joel encontra o desenho de dois guardas, chamados carinhosamente de "nossos protetores". A imagem é idêntica a do jogo, e aqui serve ao mesmo propósito: apontar a efemeridade da sensação de segurança no apocalipse, algo que é enfatizado quando a horda de infectados interrompe o tiroteio entre nossos heróis e o grupo de Kathleen.

Keivonn Woodard e Bella Ramsey em The Last of Us
The Last of Us/HBO/Reprodução

No jogo, porém, descobre-se mais sobre o tal Ish. Ele tentou fugir da pandemia pelo mar, mas sem sucesso. Ele acabou sozinho na praia. Lá, ele decide buscar abrigo no esgoto, onde de fato encontra um lugar tranquilo e aparentemente invulnerável. Na realidade, ele fica tão distante do caos pandêmico que, quando famílias aparecem por lá, procurando a mesma coisa que ele, Ish decide acolhê-las.

A comunidade vive em harmonia — por um tempo. Mas, quando uma pessoa é infectada e decide manter isso em segredo, o sossego acaba de vez. O cenário do game, então, começa a revelar o que aconteceu: corpos de crianças aparecem empilhados, com um recado em sangue dizendo "eles não sofreram".

A última notícia que se tem do Ish é outro item coletável, no qual ele conta que sobreviveu e saiu do esgoto acompanhado da mãe de uma das crianças, que ficou severamente abalada com o desfecho da comunidade. Na saída do esgoto, eles deixaram um alerta para não entrar.

O jogo nunca oferece uma conclusão satisfatória para Ish e sua companheira. Há sempre a esperança da sobrevivência e de uma nova reorganização, é claro — Joel e Ellie sentiram o mesmo ao se aliarem com Henry e Sam neste episódio. Mas, no apocalipse, seguir acreditando no melhor pode ser difícil, e a jovem protagonista teve sua fé novamente abalada com as mortes dos irmãos.

Como isso afetará a dupla de agora em diante, só os novos episódios vão revelar. Por enquanto, continua interessante observar como a série leva para a TV dinâmicas particulares do jogo para ampliar o escopo do seu estudo sobre a humanidade.

Os novos episódios de The Last of Us são lançados todo domingo às 23h, na HBO e HBO Max.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.