Séries e TV

Artigo

The Third Day | Suspense da HBO começa enigmático e com toques de terror

Piloto estabelece mistérios, tensão e intensidade da minissérie de Jude Law

Arthur Eloi
17.09.2020
18h02

Seja A Bruxa, Midsommar ou então O Diabo de Cada Dia, as pequenas comunidades de interior, ao redor do mundo e em diferentes épocas, se tornam palcos de mistério e terror. A tendência, que revive o horror pastoral setentista, enfim chega à televisão pela HBO, com a minissérie The Third Day.

Obras do gênero, conhecido como folk horror, costumam não ter pressa, se arrastando da forma mais agoniante e perturbadora para realmente impactar o público. O programa não parece querer fazer diferente. Apesar de intenso, o piloto deixa bastante dúvidas sobre o que esperar da produção. Na trama, Sam (Jude Law) presencia a tentativa de suicídio de uma garota chamada Epona (Jessie Ross). Após o resgate, o homem se compromete a levá-la em segurança para casa: uma pequena cidade isolada em uma ilha, na costa britânica. Rapidamente, Sam percebe que não conseguirá sair do lugar tão cedo, e que sua presença desperta certa hostilidade nos habitantes.

Além da premissa inicial, a série mantém a maioria dos seus segredos, o que é bastante promissor para um suspense. Isso, porém, não impede Jude Law de já demonstrar enorme comprometimento com o papel. Ao longo da primeira hora, o ator quebra em lágrimas, perde a calma, faz amizade com Epona e com Jess (Katherine Waterston), uma turista no pequeno vilarejo. Muito da intensidade do piloto é transmitida em como Law transita facilmente entre extremos.

O único ponto que levanta algumas dúvidas é saber que, a partir do terceiro capítulo, o seriado introduzirá um novo arco narrativo, protagonizado por Naomie Harris (Moonlight). Enquanto o talento da atriz é certo, resta saber se a produção conseguirá mudar de rumo no meio do caminho sem desperdiçar o investimento emocional do público.

Com apenas seis episódios, cada um narrando um dia na comunidade infernal, The Third Day pode ser a porta de entrada para o folk horror na televisão, repleto de mistérios, estrangeiros cultistas, sangue e hostilidade - elementos que já dão as caras no piloto. Assim como todo suspense, há também o risco de se perder nos próprios segredos e complexidade. De qualquer forma, o programa promete pelo elenco de peso, pelo visual colorido e, claro, por todas as desgraças que estão por vir.

The Third Day é transmitida toda segunda-feira, às 22h, na HBO. Os episódios também ficam disponíveis no streaming HBO Go. O piloto também foi disponibilizado oficialmente no Youtube - veja no topo da página.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.