Rua do Medo | Pânico, Sexta-Feira 13 e mais: os easter eggs da trilogia

Netflix

Lista

Rua do Medo | Pânico, Sexta-Feira 13 e mais: os easter eggs da trilogia

Nova trilogia da Netflix traz diversas referências de clássicos do terror

Camila Falcão
20.07.2021
10h50
Atualizada em
20.07.2021
11h29
Atualizada em 20.07.2021 às 11h29

A trilogia de Rua do Medo, da Netflix, foi finalizada na última sexta-feira (16), com o lançamento da terceira parte: 1666. Com algumas alusões evidentes a diversos filmes e séries da cultura pop, todas as três produções são cheias de easter eggs. Abaixo, reunimos algumas das melhores referências, incluindo Stranger Things, Pânico, Sexta-Feira 13 e muitos outros.

Abertura de Pânico

Reprodução

A sequência de abertura do primeiro filme, em que Heather (Maya Hawke) é perseguida e esfaqueada no shopping, é uma referência clara ao filme de 1996, em que Ghostface aterroriza a personagem de Drew Barrymore.

Livros de R.L. Stine e Stephen King

Netflix/Reprodução

Também na primeira sequência de Rua do Medo: 1994, na livraria em que Heather trabalha, os livros que originaram os filmes aparecem entre as prateleiras, só que assinados por Robert Lawrence fazendo referência ao autor original R.L. Stine. Além dessas obras, Insônia de Stephen King - publicado em 1994, mesmo ano em que os eventos da primeira parte ocorrem - também faz uma sutil aparição. 

Star Wars

Netflix/Reprodução

Duas referências à franquia de Star Wars estão presentes na produção. Alguns bonecos da saga, entre eles um Stormtrooper, aparecem nas prateleiras do porão onde Josh (Benjamin Flores) fica a maior parte do tempo no computador. Em outro momento, a personagem Kate (Julia Rehwald) reproduz o famoso bordão de The Mandalorian, quando fala sobre sacrificar Sam (Olivia Scott Welch): "this is the way" (Esse é o jeito). 

Stranger Things

Netflix/Reprodução

Além dos laços óbvios compartilhados com Stranger Things, como os protagonistas adolescentes, a constante nostalgia, e o casamento do showrunner Ross Duffer com Leigh Janiak, a diretora de Rua do Medo, há um easter egg físico da série no primeiro filme. Na caixa de Deena (Kiana Madeira) em que estão alguns dos itens de seu relacionamento com Sam, estão escritos os dizeres “Good Life”, na mesma fonte do título de Stranger Things.

Halloween - A Noite do Terror

Reprodução

Quando o assassino com máscara de caveira começa a perseguir os adolescentes, suas aparições se assemelham muito a Michael Myers, de Halloween - A Noite do Terror, que também se escondia atrás dos arbustos.

Mestres do Universo

Reprodução

Durante uma conversa com os amigos, Simon se refere ao assassino com máscara de caveira como Esqueleto, vilão de Mestres do Universo que tem uma aparência muito parecida com a do personagem de Rua do Medo.

Twin Peaks

Reprodução

Quando o xerife Nick Goode (Ashley Zukerman) percebe o que está acontecendo, ele vai até a casa de C. Berman (Gillian Jacobs) e deixa um bilhete embaixo da porta que diz: “Está acontecendo de novo”. A mensagem é uma referência à série Twin Peaks, quando o Gigante fala a mesma coisa ao Agente Cooper.

Sexta-Feira 13

Reprodução

No segundo filme da trilogia, o personagem Tommy (McCabe Slye) se torna o assassino no acampamento Nightwing, que é uma clara referência ao Crystal Lake de Sexta-Feira 13. Além disso, Tommy usa um saco de batata na cabeça igual ao usado por Jason Vorhees na Parte II do clássico de terror.

O Exorcista

Reprodução

Quando os outros campistas entram no quarto de Ziggy Berman (Sadie Sink) e picham toda a parede com diversas frases, uma delas é “Ziggy chupa p*** no inferno”, um easter egg de O Exorcista, em que Regan diz a mesma coisa ao Padre Damien Karras.

Carrie - A Estranha

Netflix/Reprodução

Depois de toda a confusão em seu quarto, Ziggy prepara uma vingança ao lado de Nick Goode (Ted Sutherland) com tinta vermelha dentro de um balde, como se fosse sangue, igual ao que acontece com Carrie no filme de 1976. Na mesma cena, os dois personagens conversam sobre Stephen King e compartilham seus gostos similares.

O Iluminado

Netflix/Reprodução

Quando Tommy começa a perseguir Ziggy pelo acampamento, ela se esconde dentro de um armário e o assassino começa a quebrar a porta com um machado, estilo Jack Torrence (Jack Nicholson) em O Iluminado.

Halloween - A Noite do Terror

Netflix/Reprodução

No final de Rua do Medo: 1978, todos os assassinos aparecem em busca da personagem de Sadie Sink. Um deles, Billy Barker (Emily Brobst), usa uma máscara bem parecida com a do assassino Michael Myers quando criança.

A Bruxa

Reprodução

Apesar de não ter nenhum easter egg direto, o último filme de Rua do Medo segue o mesmo estilo de A Bruxa (2015), de Robert Eggers.

O Novo Mundo

Reprodução

De acordo com um vídeo divulgado pela Netflix recentemente, o cenário da aldeia em que se passa o terceiro filme é inspirado no filme O Novo Mundo (2005).

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.