Filmes

Lista

6 filmes de James Wan com criaturas horripilantes

Diretor está de volta às telonas com Maligno

João Filimas
12.09.2021
14h00

Um dos principais nomes do terror no cinema moderno, James Wan está de volta aos cinemas com Maligno, seu primeiro filme como diretor desde que Aquaman estreou em 2018. O longa, já em cartaz no Brasil, acompanha Madison (Annabelle Wallis), uma mulher que tem visões de assassinatos brutais enquanto eles acontecem.

Inspirado em um conceito original de Wan, Maligno traz uma nova criatura horripilante criada pelo cineasta e que entra para o extenso catálogo de monstros saídos da mente do diretor. Na Omelista desta semana, listamos as seis criações mais assustadoras do cineasta - confira:

Lipstick-Faced (Sobrenatural)

Lipstick-Faced (Sobrenatural) Quem assistiu Sobrenatural, de 2010, se lembra muito bem do susto que tomou quando o demônio Lipstick-Faced apareceu atrás do personagem de Patrick Wilson. O monstro se destaca como o mais maldoso entre as várias figuras do longa, atraindo e sequestrando crianças para uma dimensão demoníaca e dominando seus corpos.

O design do personagem é tão assustador que um dos atores mirins do longa até teve dificuldade de contracenar com o intérprete do Lipstick-Faced. Wan precisou levar o garoto para o trailer de maquiagem e mostrar que não era um demônio de verdade.

Annabelle (Invocação do Mal)

Por incrível que pareça, uma das entidades mais assustadoras da carreira de Wan não foi completamente criada pelo diretor. Na verdade, a boneca demoníaca Annabelle, que aparece pela primeira vez em Invocação do Mal, foi inspirada em um caso real de 1970 relatado pelo casal Warren em um de seus livros. A história, bem similar ao primeiro longa da franquia, falava sobre um demônio que possui uma boneca, fingindo ser o espírito de uma criança chamada, é claro, Annabelle.

A magia de James Wan está na verdade no visual da boneca, que mudou o design de uma inocente figura de porcelana para o brinquedo amaldiçoado que se tornou um dos grandes ícones do terror moderno. Annabelle ficou tão popular, que apareceu ainda em mais um Invocação do Mal e em três filmes solos.

Mary Shaw (Gritos Mortais)

Uma das especialidades de Wan é a criação de bonecos aterrorizantes. Em 2007, o diretor lançou Gritos Mortais, longa cuja história acompanha uma ventríloqua que foi enterrada com seus bonecos e volta dos mortos para aterrorizar o pessoal de uma cidade pequena.

Com uma história de origem bem parecida com a do Freddy Krueger, Marry Shaw foi assassinada por um grupo de pais após matar uma criança e seu espírito retorna para perpetuar esse ciclo de vingança. Obviamente, a ventríloqua faz isso usando seus fantoches bizarros.

As criaturas do fosso (Aquaman)

Depois de migrar para o blockbusters de ação com Velozes e Furiosos 7, Wan comandou Aquaman e conseguiu colocar um pouco de sua expertise de terror no longa. Em uma cena de quase cinco minutos, o rei de Atlantis (Jason Momoa) e a Mera (Amber Heard) são encurralados pelos Abissais, que são umas criaturas marinhas monstruosas da mitologia da DC e que dificilmente teriam tanto espaço se o filme fosse tocado por outro diretor.

Jigsaw (Jogos Mortais)

Grande vilão por trás da franquia Jogos Mortais, John Kramer, vulgo Jigsaw, era um engenheiro civil, que acabou entrando no ramo do assassinato em série depois de várias de tragédias pessoais. Após descobrir um câncer, ele começa a sequestrar pessoas que, segundo ele próprio, estão desperdiçando suas vidas e, usando o icônico boneco de triciclo, submete-as a violentos testes.

Primeiro filme de Wan depois da faculdade, Jogos Mortais tinha um orçamento baixíssimo e, por isso, coube ao próprio cineasta fabricar o boneco.

The crooked man (Invocação do mal 2)

Invocação do Mal 2 introduz toda uma nova leva de espíritos e demônios à franquia, sendo Valek, que toma forma de freira, a principal delas. O sujeito deste item, no entanto, é o Homem Torto, personagem de uma antiga cantiga britânica. No filme, a criatura se torna real após o garoto Billy recitar os versos da música várias vezes para treinar sua dicção.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.