Fale Comigo, M3gan e mais: os melhores filmes de terror de 2023

Créditos da imagem: A24/Divulgação

Filmes

Lista

Fale Comigo, M3gan e mais: os melhores filmes de terror de 2023

De Fale Comigo a Evil Dead, passando por Shyamalan e Ari Aster, elegemos nossos preferidos

Omelete
1 min de leitura
28.12.2023, às 11H58.

Entre bonecas assassinas, ótimos diretores estreantes, retornos de franquias clássicas e por aí vai, 2023 encerra com a tarefa difícil de elencar os 10 melhores filmes de terror do ano. Tivemos um novo Ari Aster, um lançamento de M. Night Shyamalan e, por mais que os dois tenham acabado entrando na lista, a seleção de apenas 10 obriga algumas escolhas difíceis: deixar de fora uma das maiores sensações (o aclamado argentino Quando o Mal Espreita, por exemplo), excluir um baita retorno da franquia Jogos Mortais ou a ótima sequência de Buscando..., Desaparecida, que pouca gente comentou. Mas aqui estamos, com uma seleção de 10 dos lançamentos de terror de 2023 que não deixarão as nossas cabeças muito cedo. Confira:

10. Uma Obsessão Desconhecida

Chegando sem nenhum alarde ao catálogo do Paramount+, este terror com toques de sci-fi estrelado pelos excelentes Maika Monroe (a eterna Jay de Corrente do Mal) e Jake Lacy (The White Lotus) mostra mais uma vez que não é preciso um grande orçamento para contar uma história épica - e, de quebra, emocionalmente envolvente - dentro do gênero. Explorando ansiedades intrínsecas a qualquer relacionamento de confiança e suas interações com questões de saúde mental, o filme costura com habilidade única lances satíricos afiados, momentos de gore pontuais bem executados e (após uma certa reviravolta no terceiro ato) uma espécie de horror cósmico-existencial muito contemporâneo. 

É um filme curto (1h24) e íntimo, mas nunca raso, que vai ficar reverberando na sua cabeça muito depois dos créditos subirem.

Onde ver? Disponível para streaming no Paramount+.

9. Feriado Sangrento

No fim de 2023, o terror recebeu um longa que tem tudo para entrar no hall de filmes clássicos de datas comemorativas. Parece uma definição meio específica demais, mas o longa de Eli Roth sobre o dia de Ação de Graças - que diz muito, na realidade, sobre a Black Friday - já pode ser visto lado a lado com filmes como Noite do Terror ou Dia dos Namorados Macabro. Repleto de mortes sangrentas e marcantes e com muito bom humor, Feriado Sangrento conseguiu unir tudo que faz um ótimo slasher: um bom assassino mascarado, uma final girl super convincente e um ótimo motivo pra existir. 

Onde ver? Em cartaz nos cinemas brasileiros.

8. Ninguém Vai te Salvar

Este foi mais um daqueles filmes de terror que surgiram em catálogos de streaming e foram crescendo por elogios no boca a boca. E apesar de não ter sido elogiado por todos, Ninguém Vai te Salvar é certamente um dos longas mais originais do terror de 2023. Uma invasão alienígena filmada de um jeito terreno (e até por isso, perfeitamente assustador), o filme ainda é liderado por uma performance admirável da sempre ótima Kaitlyn Dever

Onde ver? Disponível para streaming no Star+.

7. Boogeyman: Seu Medo é Real

A melhor adaptação de Stephen King deste ano - e, honestamente, em até mais tempo do que isso - veio das mãos do diretor Rob Savage, que virou superestrela improvável do terror durante a pandemia, quando fez e lançou o seu Host. Muito menos moderninho, Boogeyman: Seu Medo é Real aposta no feijão-com-arroz do terror, que tantos lançamentos de Hollywood tem deixado para trás: uma família de personagens solidamente construídos, uma criatura sobrenatural de visual arrepiante e uma metáfora simples de trauma para tornar o embate entre eles mais envolvente.

Não é nenhuma surpresa constatar que a aposta funcionou muito bem. Savage tem talento para transformar as sombras no canto das cenas em fonte de ansiedade para o público, e as fábulas pop sombrias de King sempre funcionam melhor quando vão direto ao ponto.

Onde ver? Disponível para streaming no Star+.

6. Toc Toc Toc: Ecos do Além

Toc Toc Toc talvez tenha sido a maior surpresa de terror de 2023. Claro que Fale Comigo, M3gan, A Morte do Demônio e por aí vai já tinham um hype por trás e que lindo foi que nenhum deles decepcionou. Mas Toc Toc Toc chegou discretamente e talvez tivesse passado até despercebido se não fosse as escalações de Antony Starr e Lizzy Caplan como dois pais completamente aterrorizantes (e eles estão um deleite de assistir, aliás). 

Com a direção do estreante Samuel Bodin, Toc Toc Toc conta a história de um garoto que começa a ouvir sussurros ao redor de sua casa e desconfia das explicações fornecidas pelos seus pais. Com uma atmosfera macabra e uma história à la Stephen King, Toc Toc Toc é surpresa garantida para quem quiser ver um terror diferentinho em 2023. 

Onde ver? Disponível para streaming no NOW.

5. A Morte do Demônio: A Ascensão

Apesar de toda a mitologia que se desenvolveu ao seu redor desde 1987, quando o primeiro filme foi lançado, a franquia Evil Dead não é um animal complicado - e foi isso que o diretor e roteirista Lee Cronin entendeu de mais fundamental quando ganhou a missão de continuá-la em A Morte do Demônio: A Ascensão. Confinando a história a um prédio de apartamentos caindo aos pedaços, a possessão demoníaca aos traços naturalmente angulares e inquietantes de sua protagonista Alyssa Sutherland, e a história de sobrevivência a uma única família desesperada, ele dispensou até a comédia boboca que definiu os capítulos mais recentes da saga com Bruce Campbell.

O resultado é um filme de terror ágil (1h36), que sabe ser barulhento e sangrento sem esbarrar no barroco ou no satírico, e cujo impiedoso pessimismo quase (quase) se passa por diversão. O público abraçou, ao tom de US$ 150 milhões de bilheteria ao redor do mundo, e não foi por acaso.

Onde ver? Disponível para streaming na HBO Max.

4. Batem à Porta

Não é nenhuma surpresa que M. Night Shyamalan tenha dividido opiniões com seu lançamento de 2023, mas Batem à Porta (ao contrário de seu predecessor, Tempo) é daqueles Shyamalans que é bem mais difícil de entender o hate. Super bem interpretado (como é legal ver Dave Bautista demonstrando todos os seus talentos), Batem à Porta segue um passo a passo bem parecido com Sinais, onde uma família se une em torno de uma ameaça misteriosa que os faz encarar responsabilidades e superar qualquer tipo de negação. É, claro, mais um filme sobre fé, um dos temas mais presentes na obra do diretor, e Shyamalan sabe, como ninguém, aterrorizar e comover ao mesmo tempo. 

Onde ver? Disponível para streaming no Telecine.

3. Beau Tem Medo

E se Ari Aster preparou um filme para 2023, também não é nenhuma surpresa que ele ficará entre os Top 3 melhores filmes do ano - ainda mais quando a lista é dedicada ao gênero mais querido do diretor de Hereditário e Midsommar. Beau Tem Medo é mais psicológico e bem mais esquisito do que as outras duas obras de Aster mas, assim como eles, traz uma performance arrebatadora de seu protagonista, ninguém menos que Joaquin Phoenix. O astro lidera uma jornada surreal que parece um pesadelo interminável, jogando com claustrofobia, pânico, ansiedade e muitos dos medos despertados por um estado de caos absoluto. Com muita emoção e algum riso também, Beau Tem Medo é uma odisseia épica que forneceu a Aster a oportunidade de filmar em uma escala gigantesca - e entregar um filme que tira proveito da tela grande.

Onde ver? Disponível para streaming no Prime Video.

2. M3gan

Em M3gan, o produtor James Wan e o estúdio Blumhouse chegaram à refinação máxima da fórmula de terror pop que criaram e que veio a definir o mainstream do gênero nos últimos 10 ou 15 anos. É um filme que empresta ansiedades contemporâneas sobre inteligência artificial e as aplica em um contexto íntimo que revela o que corre por baixo dessas ansiedades (o fato de que perdemos a habilidade de nos comunicar como humanos), mas é também um blockbuster montanha-russa tremendamente divertido, que muito mais sugere o horror do que investe nele totalmente.

Pode parecer um movimento de concessão cínico às exigências do mercado hollywoodiano, e talvez até seja, mas é também a própria definição do fazer pop: usar as convenções de um gênero como uma fantasia, como pretexto de simplicidade, para dizer algo muito mais complexo do que pode parecer.

Onde ver? Disponível para streaming no Telecine.

1. Fale Comigo

Não é raro que os melhores filmes de terror sejam aqueles que se escondem por trás de uma metáfora simples para falar de algo muito mais complicado. É como Corrente do Mal poderia ser só uma alegoria para as DST’s, mas acaba se tornando um estudo de como é envelhecer e ser deixado para trás. No caso de Fale Comigo, seria fácil discuti-lo como uma história que usa suas assombrações como véu para falar de drogas ou da compulsão juvenil contemporânea por exposição virtual - e não é que o filme de Danny e Michael Philippou não fale (muito bem) disso, mas que ao falar disso ele acaba encontrando uma carência muito mais assustadora em seus protagonistas. 

Eis aqui um filme visualmente bem-resolvido, e inesperadamente eloquente, sobre jovens que sofrem com uma alarmante falta de intimidade consigo mesmos, com suas existências para além de avatares virtuais, que se traduz muito previsivelmente em falta de intimidade entre si, mesmo nos laços mais próximos de amizade e família. Poucos horrores são maiores do que o horror de estar sozinho, afinal.

Onde ver? Disponível para aluguel e compra no iTunes e no Google Play.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.