Netflix

Lista

A Marca do Demônio | 5 filmes melhores inspirados na obra de H.P. Lovecraft

Não deixe que o terror mexicano da Netflix seja seu primeiro contato com o autor

Arthur Eloi
01.04.2020, às 11H13
ATUALIZADA EM 23.04.2020, ÀS 13H02
ATUALIZADA EM 23.04.2020, ÀS 13H02

A Netflix emplacou mais um sucesso com A Marca do Demônio, que passou alguns dias entre o Top 10 de mais assistidos da plataforma. Apesar disso, o terror mexicano não é dos melhores. Além da produção amadora, o que também incomoda é como usa e distorce a mitologia de H.P. Lovecraft - como citações, o Necronomicon e o nome de Cthulhu - na tentativa de ter um diferencial para mascarar seus clichês de filme de possessão demoníaca. Para os que não conhecem a obra do autor norte-americano, é uma primeira impressão lamentável.

Por se tratar de um horror sutil e descritivo, as obras de Lovecraft sempre foram complicadas de adaptar fora da literatura - mas isso não significa que ninguém tenha conseguido. Para tirar o gosto amargo de A Marca do Demônio, veja cinco filmes melhores que se inspiram nos contos, mitologia e estilo de H.P. Lovecraft!

Re-Animator: A Hora dos Mortos-Vivos (1985)

Quando se fala em adaptar Lovecraft, Stuart Gordon é referência máxima. O recém-falecido cineasta construiu uma carreira de sucesso com obras inspiradas no autor. A mais conhecida (e divertida) delas é, sem dúvidas, Re-Animator. O longa estrelado por Jeffrey Combs e Barbara Crampton é baseado no conto “Herbert West: Reanimador”, e acompanha um médico que descobre como reviver tecido morto, com consequências desastrosas. É um filme tipicamente oitentista, que sabe não se levar a sério, com uma boa dose de nojeira em efeitos práticos invejáveis.

Re-Animator está disponível apenas em DVD, como parte da coleção "Lovecraft no Cinema - Vol. 1", da Versatil Home Video.

Dagon (2001)

Re-Animator não significa que Stuart Gordon apenas fazia filmes levemente inspirados no autor, ou então cômicos. Dagon é a prova de que o cineasta também sabia como levar Lovecraft a sério, com talvez a melhor adaptação de seu trabalho. Combinando os contos “A Sombra de Innsmouth” e “Dagon”, o que resulta em uma sombria viagem por uma cidade de pesca, atormentada por criaturas horrendas e forças maiores.

Dagon está disponível apenas em DVD, como parte da coleção "Lovecraft no Cinema - Vol. 3", da Versatil Home Video.

A Morte do Demônio (2013)

Toda a franquia Evil Dead gira em torno do Necronomicon Ex Mortis, o livro dos mortos descrito por Lovecraft no conto “Necronomicon”. Não é exagero que foi a franquia de filmes de Sam Raimi, produzida entre 1981 e 1992,que elevou o item maldito à cultura pop. Enquanto a trilogia original é essencial, é o remake de Fede Alvarez (produzido por Raimi) que dá o tratamento mais sombrio o possível ao livro dos mortos, que ganha uma versão grotesca com letras em sangue e capa de carne humana distorcida. Na trama, um grupo de amigos se reúne em uma casa na floresta. Lá encontram um estranho livro que, ao ser lido em voz alta, desperta uma presença maligna que passa a violentá-los. É um filme intenso, brutal e bastante memorável.

A Morte do Demônio está disponível para streaming no Telecine Play, e também para compra/aluguel digital no Google Play, iTunes e Microsoft Store.

The Call of Cthulhu (2005)

Esse curta de 2005 leva a fidelidade ao material-base muito a sério, até mesmo replicando a linguagem de filmes de 1920, década em que o conto “O Chamado de Cthulhu” foi escrito. Isso resulta em uma produção em preto-e-branco e muda, mas que narra precisamente todas as viradas do conto mais popular de Lovecraft.

À Beira da Loucura (1994)

Enquanto o diretor John Carpenter nunca adaptou H.P. Lovecraft diretamente, é impossível não ver a influência do horror cósmico em seus filmes. Isso fica ainda mais evidente em À Beira da Loucura, obra inspirada pelo conto “Nas Montanhas da Loucura”, que narra justamente o impacto que os livros de horror podem ter nas pessoas quando as criações de um autor - a lá Lovecraft e Stephen King - começam a causar consequências terríveis.

À Beira da Loucura está disponível para compra e aluguel digital no iTunes

Bônus - Lovecraft: Medo do Desconhecido (2008)

Para conhecer o legado de H.P. Lovecraft e entender seu impacto no horror, nada melhor do que ouvir da boca daqueles que foram influenciados. O documentário de 2008 Lovecraft: Medo Do Desconhecido explora a vida e obra do autor, e conta com participações de peso como Neil Gaiman, Guillermo del Toro, Stuart Gordon, John Carpenter e mais. Melhor ainda: segundo o Open Culture, o documentário foi liberado de graça no Youtube. Assista na íntegra acima (não esqueça de ativar as legendas).

Lovecraft: Medo do Desconhecido também foi lançado em DVD pela Versatil Home Video, na coleção "Lovecraft no Cinema - Vol. 1"

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.