Tony Todd como Candyman no filme original de 1992

Créditos da imagem: Reprodução

Filmes

Notícia

Candyman | Virginia Madsen foi hipnotizada para filmar cena icônica de 1992

Estrela do filme, atriz aceitou ser colocada em transe para ilustrar poder sedutor do vilão-título

24.08.2021, às 21H00.
Atualizada em 25.08.2021, ÀS 09H34

Um dos maiores diferenciais de A Lenda de Candyman (1992) para outros filmes de horror dos anos 1990 é seu ritmo mais lento, puxado por uma caprichada construção de tensão que se apoia sobre a dúvida comum que todos temos em relação às lendas urbanas: haverá nelas alguma verdade, ou serão apenas crendices populares e seus frutos? Para a trama do filme, essa resposta chega só após 40 minutos, em uma cena tão icônica quanto simultaneamente bela e arrepiante.

Em um estacionamento vazio, a protagonista Helen Lyle (Virginia Madsen) é pela primeira vez confrontada por Candyman (Tony Todd). "Você não estava contente com as histórias, então eu fui obrigado a vir", ele diz, com uma voz grave, tão sedutora quanto ameaçadora. Observando aquele homem se aproximar, a acadêmica não grita, nem corre, mas o observa fixamente. Seus olhos, vermelhos e cheios de lágrimas. Seu rosto, paralisado em uma expressão de terror e fascínio. No semblante da atriz fica estampada a imponência de Todd no papel-título, em uma introdução singular para um personagem único do horror. Veja abaixo.

O que não fica claro ao assistir a cena, mas torna tudo ainda mais sinistro, é saber que a atriz não estava exatamete atuando nesse momento: avesso à ideia de ter sua protagonista gritando frente à presença fantasmagórica de Candyman, o diretor Bernard Rose decidiu que Madsen deveria ser hipnotizada pelo vilão. E, para isso, a levou para ser hipnotizada de verdade.

00:00/09:14
Truvid
auto skip

"Como alguém reage quando vê um monstro? A pessoa vai ficar gritando? Isso é irritante e é um barulho horrível, também. Quando ela encontrasse Candyman, ela estaria em um transe, como se não estivesse mais no mundo real", explicou o próprio Rose em um dos extras do DVD de O Mistério de Candyman. "Então, nessas cenas, se você olhar para Virginia, os olhos dela não piscam e eles ficam completamente vermelhos. Ela está hipnotizada".

"Olha, eu era uma atriz muito jovem na época", brincou Madsen em um featurette produzido para o Blu-Ray especial da Shout Factory de O Mistério de Candyman. "Então, nós fomos até um hipnotizador e eu disse: 'Olha, eu não vou funcionar para isso, porque é difícil para mim até meditar'. Só que a próxima coisa que eu percebo, enquanto eu tenho essa conversa com o hipnotizador, é que meu braço está erguido. E eu não tenho a menor lembrança de ter levantado o braço", lembrou.

Segundo a atriz, por mais que isso fosse "super arrepiante", ela logo pediu para ser submetida novamente à hipnotização, aceitando gravar as cenas de encontro entre Helen e Candyman sob efeito de um transe para o qual apenas Rose sabia a palavra-chave. "Quando Helen cai no feitiço de Candyman, meu rosto inteiro fica diferente e muito bonito. Eles colocavam ainda mais iluminador nele, mas a verdade é que algo incomum acontecia com a forma como que meus olhos se comportavam, e isso era porque eu estava nesse estado hipnótico. Eu nunca mais farei isso de novo em qualquer flme que seja", adicionou Madsen.

Virginia Madsen em O Mistério de Candyman (1992)
Reprodução

Mas, se estava hipnotizada, como Madsen ainda conseguia dizer as falas necessárias para as cenas? A atriz deu mais detalhes de sua percepção da realidade quando em transe também nos comentários do DVD do filme de 1992. "Quando ele começava a me hipnotizar, eu não ficava muito ciente dos meus arredores. Eu não conseguia ver a equipe, eu enxergava as luzes de um jeito muito enevoado, porque minhas pupilas dilatavam, e tudo que eu conseguia ouvir era Bernard", afirmou.

Com a promessa de resgatar o mesmo Candyman, mas deste vez sem o uso de hipnose, A Lenda de Candyman chega aos cinemas nesta quinta (26) sob a direção de Nia DaCosta e produção de Jordan Peele. No elenco, que traz o retorno de Tony Todd, estão Yahya Abdul-Mateen II, Teyonah Parris e Colman Domingo. Acompanhe o Omelete para saber mais sobre o novo filme e a saga como um todo.

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.