5 animações para quem sentiu falta do Superman no DC FanDome

Créditos da imagem: Divulgação/Warner Bros.

Filmes

Lista

5 animações para quem sentiu falta do Superman no DC FanDome

Esnobado no primeiro dia do evento, herói estrela alguns dos melhores filmes animados da DC

Gabriel Avila
28.08.2020
17h08

O DC FanDome foi o grande evento da DC Comics para anunciar as novidades de seus filmes, séries, quadrinhos e games. Entre novos anúncios, revelação de trailers e teasers, a principal ausência da conferência está justamente no Superman. Com exceção dos trailers do Snyder Cut de Liga da Justiça e do game Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça, o herói passou praticamente batido, deixando os fãs na espera - especialmente porque a clássica trilha de John Williams para o primeiro filme do Azulão foi parte fundamental da divulgação do evento.

A esperança que fica é para que a editora corrija esse lapso no segundo dia do DC FanDome, marcado para 12 de setembro. Enquanto a data não chega, confira abaixo 5 animações para matar as saudades do Homem de Aço:

Grandes Astros: Superman

Grandes Astros: Superman é uma ótima forma de começar uma maratona de animações do herói. Adaptação da HQ de mesmo nome, a história acompanha os últimos dias Homem de Aço, que absorve uma uma quantidade mortal de radiação solar ao frustrar mais um dos planos de Lex Luthor. Com pouco tempo de vida, o herói decide resolver algumas de suas pendências antes de deixar a Terra para sempre.

Por mais mórbida que a sinopse possa parecer, Grandes Astros: Superman é uma das histórias mais otimistas do Homem de Aço. Ainda que não tenha todas as tramas do clássico quadrinho de Grant Morrison e Frank Quitely, o filme mostra ao longo de 76 minutos alguns dos lados mais divertidos e descompromissados do herói, assim como seu inabalável senso de justiça e altruísmo. Tudo isso enquanto o coloca para confrontar sua mortalidade, algo raramente abordado nas histórias.

Onde ver? Disponível para comprar/alugar no Google Play, Looke e Microsoft Store e Apple TV+.

Superman contra a Elite

Quando o assunto é Superman, é comum ouvir o argumento de que esse é um “herói chato” por sua forma idealista - e até ingênua - de fazer justiça. Essa discussão é longa e já rendeu grandes arcos nas HQs, como Reino do Amanhã e Olho por Olho, história que foi adaptada na animação Superman contra a Elite. No filme, o herói vê o surgimento de um supergrupo chamado a Elite, que utiliza seus poderes para fazer justiça de forma cruel, passando por cima das leis e executando qualquer um que entre em seu caminho.

Superman contra a Elite é um caso raro em que o criador do quadrinho assume também a função de roteirista da animação. Encumbido de adaptar a própria história, Joe Kelly cria uma obra que aborda toda a complexidade no compasso moral do Superman de uma forma muito simples. Com uma trama competente que não deixa pontas soltas, o filme tem um clímax memorável que não deve em nada para as outras versões do herói.

Onde ver? Disponível para comprar/alugar no Google Play, Looke e Microsoft Store.

Superman Sem Limites

Superman Sem Limites é outra animação tirada diretamente das HQs. Inspirada no arco Superman: Brainiac de Geoff Johns e Gary Frank, o filme mostra a invasão do icônico vilão Brainiac a Terra. Além de proteger seu novo lar, essa incursão dá ao Homem de Aço a chance de conhecer mais do passado de Krypton, que também foi atacada pelo alienígena antes de explodir.

Um dos pontos altos dessa animação está na apresentação de alguns dos elementos mais clássicos das histórias do Superman. Além do próprio Brainiac, o filme guarda espaço também para abordar a cidade de Kandor, a relação entre Clark e Lois, além de dar bastante espaço para a Supergirl, que faz a ponte entre os mundos do herói. Ainda que seu roteiro não seja exatamente brilhante, a condução é satisfatória e ainda entrega uma das batalhas finais mais criativas até hoje.

Onde ver? Disponível para comprar/alugar no Google PlayMicrosoft Store e Apple TV+.

A Morte do Superman + Reino do Superman

A década de 1990 é lembrada como uma época sombria para as HQs de super-heróis, e uma das histórias mais apontadas nesse debate é A Morte do Superman. Esse grande evento que mostrou a queda de um dos grandes heróis da DC nunca foi conhecido por ser uma história primorosa, o que torna especialmente curiosa a decisão da editora em adaptar o arco em duas animações diferentes. Enquanto a primeira, lançada em 2007, é rasa e pouco marcante, a segunda tentativa faz valer tamanho empenho.

Lançada em 2018, a produção mergulha de cabeça em toda a mitologia do Superman antes de mostrar o fatal embate contra o Apocalipse. Ao abordar as relações do personagem com seus entes mais próximos, piores inimigos e até cidadãos desconhecidos de Metropolis, o filme confere uma carga emocional à morte que justifica a nova tentativa. No ano seguinte a Warner lançou a sequência Reino do Superman, que mostra não apenas o retorno de Kal-El (com seu famoso traje preto), como também o surgimento dos substitutos Superboy, Aço, Erradicador e Superciborgue.

Onde ver? Disponível para comprar/alugar no Google Play, LookeMicrosoft Store e Apple TV+.

Liga da Justiça Sem Limites: Temporada 1, Episódio 2

Superman em Liga da Justiça Sem Limites
Divulgação/Warner Bros.

Ainda que não seja um filme animado, essa lista estaria incompleta sem o 2º episódio da 1ª temporada de Liga da Justiça Sem Limites. "For the Man Who Has Everything" (Para o Homem Que Tem Tudo, em tradução livre) é uma comovente adaptação de uma das melhores histórias do herói, criada por por Alan Moore e Dave Gibbons - dupla responsável por Watchmen.

O episódio acompanha um aniversário do Superman em que o herói é atacado por Mongul. Ao invés de simplesmente trocar porrada com o Homem de Aço, o vilão o hipnotiza com uma planta que o faz vivenciar seu maior sonho: uma vida pacífica em sua terra natal Krypton. Enquanto o kryptoniano está sob efeito das ilusões, cabe ao Batman e a Mulher-Maravilha trazê-lo de volta para a realidade. Com um tom mais sério do que o quadrinho, a animação coloca o herói mais poderoso do Universo DC contra alguns desafios que não podem ser resolvidos na porrada.