Star Wars Day: 20 momentos inesquecíveis da Saga Skywalker

Filmes

Lista

Star Wars Day: 20 momentos inesquecíveis da Saga Skywalker

Celebramos este 4 de maio com as cenas que nunca sairão dos corações dos fãs

Julia Sabbaga
04.05.2020
16h34
Atualizada em
04.05.2020
16h51
Atualizada em 04.05.2020 às 16h51

Para quem não sabe, o Star Wars Day é uma comemoração da franquia, realizada no dia 4 de maio porque, em inglês, "May the 4th" soa parecido com a frase clássica "May the Force be with You" ("Que a Força esteja com você"). E em 2020, nós celembramos o primeiro dia Star Wars desde a conclusão da Saga Skywalker, encerrada com o Episódio IX - A Ascensão Skywalker, no ano passado. 

Foi uma longa franquia com altos e baixos, mas estes nove filmes históricos são inegavelemente recheados de momentos que simplesmente nunca sairão do coração dos fãs. E com a conclusão da saga, aproveitamos esse dia para relembrar cada uma daquelas cenas épicas, passando por duelos, frases inesquecíveis, mortes e redenções. Confira abaixo a nossa lista de 20 momentos inesquecíveis da Saga Skywalker, do menos bom ao melhor, e deixe nos comentários a cena que nunca vai sair da sua cabeça:

20. "É uma armadilha" - O Retorno do Jedi

Star Wars é relembrado por suas cenas épicas e grandiosas mas também por seus momentos singelos que são capazes de se tornar memoráveis por sua simplicidade e carisma. A fala do Almirante Ackbar no Episódio VI, "é uma armadilha!", que hoje em dia é até meme, é um destes exemplos que se tornou símbolo da franquia. 

19. "Ninguém se vai totalmente" - Os Últimos Jedi

A nova trilogia de Star Wars conversou com os fãs de diversas maneiras, e seria difícil de esquecer uma cena curta porém emocionante que marcou o reencontro de Luke e Leia no Episódio VIII. "Ninguém se vai totalmente" é dita pelo irmão à General em referência a Ben Solo, filho da personagem, que se perdeu no lado sombrio da Força. Mas a frase é tocante porque tem mais de um significado; ela é tanto um indício da estratégia de Luke quanto um consolo aos fãs, que choraram com a morte de Carrie Fisher um ano antes. 

18. Rey pega o sabre de luz - O Despertar da Força

Se tem algo que Star Wars adora fazer é criar cenas épicas com a primeira vez que um personagem usa a Força, principalmente quando ela é usada para alcançar um sabre de luz distante, no meio de uma batalha. No primeiro capítulo da nova trilogia, Rey faz isso pela primeira vez durante o confronto com Kylo Ren, e vê-la capaz de fazer o mesmo movimento que vimos Luke aprender na trilogia antiga é certamente emocionante. 

17. Rey ouve todos os Jedis - A Ascensão Skywalker

O Episódio IX foi criticado por diversos motivos, mas sua habilidade em criar momentos épicos não quebrou a tradição de Star Wars. Durante a confronto final contra Palpatine, Rey quase perde as esperanças, mas o filme constrói de modo muito belo o encorajamento que ela precisa para levantar. Pedindo o auxílio de todos os Jedis que vieram antes, Rey finalmente ouve as vozes lendárias de inúmeros personagens, desde Yoda, Anakin e Obi-Wan até nomes menos conhecidos como Ahsoka Tano e Kanan Jarrus, conhecidos pelas animações Clone Wars e Rebels.

16. Yoda vs Darth Sidious - A Vingança dos Sith

Uma das melhores coisas da trilogia de prelúdio é a oportunidade de ver Yoda em sua juventude, lutando com sabres de luz. Uma de suas cenas mais memoráveis está no Episódio III, já perto do final da saga de prelúdios, quando Palpatine já assume a identidade de Darth Sidious. O confronto é uma das mais simbólicas lutas entre a luz e o Lado Sombrio da Força, e o equilíbrio é tamanho que o duelo não termina com a morte de nenhum dos dois. 

15. Obi-Wan e Qui-Gon contra Darth Maul - A Ameaça Fantasma

Considerado um dos melhores duelos de sabre de luz de toda a Saga Skywalker, a luta de Obi-Wan Kenobi e Qui-Gon Jinn contra Darth Maul é difícil de esquecer. A batalha entre a dupla e um dos maiores lutadores Sith da franquia causa a morte de Qui-Gon, mas a conclusão do momento, com Obi-Wan saltando do fosso, alcançando o sabre com a Força e cortando o vilão no meio, é um dos pontos altos de um dos Jedis mais importantes da Saga.

14. Morte de Han Solo - O Despertar da Força

Quando o Episódio VII foi lançado, foi uma emoção gigante poder rever alguns de nossos personagens favoritos, mas para alguns, a alegria foi curta demais. Em um dos momentos mais cortantes da nova trilogia, Han Solo confronta Ben e não consegue trazer seu filho de volta para a luz, em uma cena que culmina em sua morte. O momento muito bem construído - principalmente no equilíbrio de luzes vermelha e azul que iluminam a cena - nunca sairá do coração dos fãs. 

13. "Eu te amo", "Eu sei" - O Império Contra-Ataca

Retornando para as frases que se tornaram icônicas na franquia, poucos seriam capazes de esquecer uma das interações mais perfeitas da relação Leia e Han. A princesa, que fazia de tudo para resistir aos charmes do contrabandista, não segurou sua emoção quando viu Han prestes a ser congelado, e disse suas supostas últimas palavras ao seu companheiro de rebelião. A frase que ela ouviu de volta não poderia ter sido mais Han Solo.

12. O sacrifício de Obi-Wan - Uma Nova Esperança

Obi-Wan Kenobi é um dos personagens mais queridos da franquia, e como o primeiro mentor de Luke Skywalker, suas ações no Episódio IV marcaram para sempre. Auxiliando na fuga de Luke, Leia, Han Solo, C-3PO e R2-D2 da Estrela da Morte, Obi-Wan confronta Darth Vader na primeira batalha de sabres de luz entre dois grandes personagens da franquia. No momento, Obi-Wan dá sua última olhada para Luke Skywalker antes de se deixar ser morto por Darth Vader. Sua morte, no entanto, não foi em vão. Não apenas ele criou a oportunidade de escapatória como pode continuar aconselhando Luke como um fantasma da Força. 

11. A Queda de Anakin - A Vingança dos Sith

A trilogia de prelúdios serviu, em grande parte, para apresentar as origens de Darth Vader, e por mais que o personagem de Anakin não seja um dos mais queridos dos fãs, a sua queda e arco durante os três episódios têm grandes momentos. Um dos maiores, definitivamente, é seu confronto com Obi-Wan em Mustafar. A batalha marca o fim completo de Anakin, e ver a decepção de Obi-Wan ao encarar seu aprendiz é um dos momentos mais emocionantes da saga.

10. Rey e Kylo Ren contra os guardas - Os Últimos Jedi

Quando se fala em lutas de sabres de luz, a batalha de Rey e Kylo Ren contra os guardas de Snoke não poderia ser deixada de fora. A inesperada aliança entre os dois logo após o momento em que Kylo consegue enganar e assassinar o Líder Supremo é cheia de manobras estilosíssimas, e todo o visual da Guarda Pretoriana também ajuda para criar uma das melhores e mais surpreendentes cenas da nova trilogia.

9. “Me ajude, Obi Wan Kenobi” - Uma Nova Esperança

Uma das memórias mais instantâneas que vem à mente quando lembramos da trilogia clássica é, simplesmente, o começo de tudo, quando Luke vê a mensagem guardada dentro de R2-D2. “Me ajude Obi-Wan Kenobi, você é minha última esperança” são algumas das palavras clássicas de Star Wars, guardadas junto daquele pequeno holograma da Princesa Leia.

8. Leia mata Jabba vestindo o biquini dourado - O Retorno de Jedi

Claro que o biquini dourado de Leia também é difícil de esquecer, e se tornou um dos visuais mais icônicos de toda a Saga Skywalker. Aprisionada por Jabba, o Hutt, a princesa tem um de seus melhores momentos quando usa suas próprias correntes para assassinar a criatura, no meio de uma batalha relembrada também pela infeliz queda de Boba Fett.  

7. "Chewie, estamos em casa" - O Despertar da Força

O Episódio VII é recheado de momentos para fazer os olhos dos fãs brilharem, e um dos melhores é quando finalmente vemos Han e Chewie de volta à Millenium Falcon. A nave mais querida da franquia e o pedaço de sucata mais veloz da galáxia é a verdadeira casa da dupla, e quando os dois retornam para suas cadeiras parece que tudo voltou a fazer sentido.

6. Luke se torna um com a Força - Os Últimos Jedi

O final do Episódio VIII é um dos mais épicos da Saga Skywalker. Quando Luke chega na batalha em Crait para enfrentar as forças da Primeira Ordem, tudo parece perdido. Mas Luke Skywalker é o bastante para enfrentar um batalhão, tudo desde sua chegada é inesquecível. A disparada de balas que não o afeta, a batalha contra Kylo Ren e a realização do novo Líder Supremo quando vê que o Jedi não estava lá. De repente, vemos Luke manifestando à distância seu fantasma da Força, e ele encara os sóis de Tatooine antes de nos deixar para sempre. Na vida material, claro.

5. A redenção de Darth Vader - O Retorno do Jedi

Star Wars não seria o mesmo se não fosse os constantes questionamentos e a eterna batalha entre os dois lados da Força. Quando Darth Vader se redime no final da primeira trilogia e assassina o Imperador Palpatine, a saga deixa sua mensagem de que os dois lados existem em todos nós, e depende de cada um fazer a escolha certa, mesmo que ela venha em seus últimos minutos de vida. A redenção de Darth Vader e a revelação de seu visual completo, sem capacete, faz qualquer fã arrepiar facilmente.

4. O nascimento de Darth Vader - A Vingança dos Sith

O Episódio III é relembrado por todos por concluir a saga de Anakin e apresentar a ascensão de Darth Vader, e o ápice disso é a cena em que a cama do personagem levanta, lentamente. Ouvir aquela primeira respiração característica de Darth Vader é certamente um dos melhores momentos da trilogia de prelúdio.

3. Luke encara o pôr do sol de Tatooine - Uma Nova Esperança

A cena em que Luke Skywalker encara o pôr do sol de Tatooine é uma das belas de toda a saga. Depois de  ouvir de seu tio que ele não deve ir embora do planeta muito cedo, o futuro Jedi encara sua vida e o universo, questionando silenciosamente o que o destino reserva. O pôr do sol binário de Tatooine, a expressão inquieta de Luke e a poderosa música de John Williams, "The Force Theme", que toca pela primeira vez, encapsulam todo poder de Star Wars em uma cena só. 

2. Yoda levanta a X-Wing - O Império Contra-Ataca

Não há ninguém que explica tão bem os ensinamentos de Star Wars quanto o Mestre Yoda, e a sequência de treinamento de Luke em Dagobah é uma das mais divertidas de toda a saga. Mas ela não é fácil, e diversas vezes o jovem Skywalker pensa em desistir, julgando os pedidos de Yoda como difíceis demais. Mas a cena em que Yoda levanta a X-Wing naufragada é o ápice de tudo isso. "Eu não acredito", diz Luke, assim que Yoda realiza a tarefa julgada impossível. "É por isso que você falha", responde o mestre. Lágrimas. 

1. "Eu sou seu pai" - O Império Contra-Ataca

Alguém duvidaria que esta seria a primeira colocada nos momentos mais inesquecíveis de Star Wars? A cena, conhecida até por quem nunca viu os filmes, se tornou um dos momentos mais importantes da história do cinema, não apenas pelo seu peso na franquia, mas porque o twist, na época, foi absolutamente surpreendente. 

Mesmo antes da frase, a cena em que Luke enfrenta Darth já era poderosa demais. Minutos antes de fazer a grande revelação, o vilão já havia decepado a mão do herói, criando um momento realmente desesperador para o nosso protagonista. Depois de tudo isso, ele ainda percebe, dentro dele mesmo, que as palavras de Vader realmente são verdade. Ele é seu pai. A complexidade do confronto e o poder dos dois personagens é tamanho que a cena superou a fama da franquia, e hoje é uma das mais clássicas de todo o cinema.