Filmes

Artigo

Star Wars | Curiosidades

Uma seleção de algumas (das muitas) curiosidades sobre a saga

Natália Bridi
04.05.2013, às 17H48
ATUALIZADA EM 29.06.2018, ÀS 02H46
ATUALIZADA EM 29.06.2018, ÀS 02H46

Em comemoração ao Star Wars Day, separamos algumas informações que você (provavelmente) não sabia sobre a saga criada por George Lucas:

1- Antes de ser Skywalker, Luke era Starkiller. Adventures of the Starkiller, Episode I: The Star Wars era o título da segunda versão do roteiro de Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança. Luke foi rebatizado e chegou a sua personalidade definitiva durante a pré-produção do filme. Antes, porém, Lucas brincou muito com seu protagonista, que chegou a mudar de sexo depois que o diretor/roteirista cortou a Princesa Leia de uma das versões do script. Ideias como um elenco principal formado por anões, Luke Skywalker como um general de 60 anos e Han Solo alienígena também passaram pela cabeça de Lucas.

Star Wars

2- Darth Vader foi o primeiro personagem do universo Star Wars criado por George Lucas. Presente em apenas 12 minutos de Star Wars: Episódio IV, foram necessários três atores para dar vida ao vilão: James Earl Jones (voz), David Prowse (corpo) e Sebastian Shaw (rosto). Originalmente, Lucas queria que o personagem fosse dublado por Orson Welles, mas desistiu por achar que a voz do ator/diretor seria facilmente reconhecida. A armadura foi desenhada por Ralph McQuarrie, cuja principal preocupação era a capacidade do personagem de se locomover e respirar enquanto se deslocava da sua nave para a da Princesa Leia - não é explicado o porquê da armadura até O Império Contra-Ataca. O som da respiração do Darth Vader foi criado por Ben Burtt, que colocou um pequeno microfone do bocal de um respirador de mergulho e gravou o som da própria respiração usando o aparelho.

3- Na primeira versão do roteiro de Leigh Brackett para O Império Contra-Ataca, a revelação da irmã de Luke, que se chamaria Nellith Skywalker, é feita pelo fantasma de Anakin Skywalker. Teria sido ele, e não Obi-Wan, que separou os gêmeos para protegê-los de Darth Vader, sendo que Nellith também estaria passando pelo treinamento Jedi em outra parte da Galáxia para, depois, unir forças com o irmão e derrotar os Sith. O conceito e a aparição de Anakin foram abandonados na segunda versão do roteiro e substituídos por uma cena em que Obi-Wan e Yoda conversam sobre a necessidade de outro aprendiz Jedi no caso do fracasso de Luke. A cena também foi modificada, resultando em um diálogo mais ambíguo onde Yoda garante a Obi-Wan que existe "outro" candidato.

star wars

4- O nome R2-D2 significa "Reel 2, Dialog 2". A sigla surgiu durante a pós-produção de Loucura de Verão (1973), quando o editor de som pediu a Lucas o R2-D2, ou o Rolo#2 (Reel 2) do Segundo Diálogo (Dialog 2). Lucas gostou do som da abreviação e anotou para usá-la no futuro. Nas primeiras versões do roteiro, R2-D2 podia falar normalmente. Apesar de suas falas terem sido removidas, as reações de C-3PO ao diálogo foram mantidas no roteiro.

R2-D2 C-3PO

5- David Lynch e David Cronenberg receberam propostas para dirigir Star Wars VI: O Retorno de Jedi. Lynch chegou a comentar sua desastrosa reunião com Lucas em um encontro com estudantes.

6- A palavra Ewok nunca é dita no filme, assim com os membros da tribo nunca são chamados por seus nomes (Wicket, Paploo, etc.). A língua falada pelos Ewoks foi baseada no tibetano. O designer de som Ben Burtt teve como inspiração um documentário da BBC sobre línguas tibetanas, nepalesas e calmucas, tendo entrevistado diversos tibetanos para o filme. A tripo também fala filipino (o dialeto Tegalog) e Kalmuck, língua das tribos nômades da região central da China. Outras inspirações de línguas aparecem nas falas de Nien Nunb, o piloto de Lando Calrissian, que fala Haya, um dialeto da Tanzânia (os diálogos teriam sido gravados por um estudante intercambista) e dos Jawas, que falam uma versão alterada e acelerada de zulu.

Star Wars

7- Joe Johnston, diretor de Capitão América: O Primeiro Vingador, é o criador da primeira versão do visual do caçador de recompensas Boba Fett. O design foi aprimorado por Ralph McQuarrie, mas os primeiros desenhos e testes de vídeo da armadura são assinados por Johnston, que na época trabalhava com efeitos especiais. Originalmente, Darth Vader seria um caçador de recompensas intergalático, mas depois que o personagem se tornou um Jedi caído, Lucas decidiu reciclar o conceito do "bounty hunter" para Boba Fett. O diretor também chegou a considerar revelar nos prelúdios que Vader e Fett seriam irmãos, mas abandonou a ideia por considerá-la "muito piegas".

Star Wars

8- Jeremy Bulloch, que interpreta Boba Fett, também dá vida ao Tenente Sheckil, que captura Leia durante sua tentativa de fuga em Bespin. Bulloch cobriu a ausência do ator escalado originalmente para o papel. O ator também interpretou um piloto em A Vingança dos Sith.

Star Wars

9- Wedge Antilles é tio de Obi-Wan Kenobi, ou melhor, Denis Lawson, que interpretou Wedge - o único personagem secundário a sobreviver as três grandes batalhas da trilogia, Yavin, Hoth e Endor - é tio de Ewan McGregor.

Star Wars

10- Sofia Coppola (Saché) e Keira Knightley (Sabé) interpretam duas das acompanhantes de Padmé (Natalie Portman) em A Ameaça Fantasma.

Star Wars

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.