Obi-Wan Kenobi

Créditos da imagem: Lucasfilm/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Obi-Wan Kenobi dá primeiros passos para superar traumas em 4º episódio

Novo capítulo tem fuga de prisão e sacrifício rebelde

Omelete
4 min de leitura
Nico Garófalo
08.06.2022, às 10H52
Yay, no errors, warnings, or alerts!

[Spoilers de Obi-Wan Kenobi - “Parte IV” à frente]

Um dos temas centrais de Obi-Wan Kenobi é a superação de traumas vividos pelo Mestre Jedi de Ewan McGregor, que, 10 anos antes dos eventos da série, viu todos os seus entes queridos e tudo pelo que lutou a vida toda sucumbirem nas mãos do Império Galáctico. O quarto episódio da minissérie, lançado nesta quarta-feira (8) no Disney+, mostra os primeiros passos do ex-agente da paz da República em direção à redenção.

Partindo do final pessimista da semana passada, a “Parte IV” da minissérie mostra Kenobi se recuperando da batalha contra Darth Vader (Hayden Christensen e James Earl Jones) após ser levado à segurança por Tala (Indira Varma). Ainda ferido, o jedi deixa o tanque bacta, desesperado para salvar Leia (Vivien Lyra Blair), capturada pela Terceira Irmã (Moses Ingram) em Mapuso.

Após convencer Roken (O’Shea Jackson Jr), um rebelde cuja esposa jedi foi assassinada por inquisidores, a ajudá-los, Ben e Tala partem para uma arriscada missão de infiltração e resgate em uma base de operações imperiais localizada em uma lua aquática no sistema de Mustafar. Lá, Leia é interrogada pela Terceira Irmã, mas, assim como foi em Star Wars: Uma Nova Esperança, a princesa de Alderaan se recusa a entregar qualquer pista sobre onde seus amigos podem estar escondidos.

Enquanto a vilã tenta extrair informações da princesa com a Força, Ben e Tala se preparam para invadir a base imperial. Ainda ferido e com suas habilidades enferrujadas, o jedi mostra dificuldades para mover objetos com a Força. Percebendo o momento difícil do parceiro, a ex-comandante imperial diz que ele precisa deixar o passado para trás se quiser salvar Leia.

Quando enfim chegam à torre dos inquisidores, Ben e Tala se infiltram por duas frentes: usando sua patente imperial, a desertora passa sem grandes problemas pela segurança local e abre uma entrada submersa para que o jedi entre sem ser visto. De lá, ele se esgueira pelos corredores, se escondendo de stormtroopers e droids de reconhecimento enquanto Tala o guia a distância. Eventualmente, Kenobi descobre que a base em que estão não é uma fortaleza ou uma prisão, mas sim uma tumba que guarda os corpos daqueles que se negaram a se unir ao Império. Jedis, cidadãos comuns e até crianças são colocadas em estruturas de âmbar e expostas nas paredes do local.

Perto dalí, a Terceira Irmã, cansada da resistência de Leia - que chegou até a atacá-la com sua pequena droid, Lola -, decide aplicar um método mais violento e leva a garota à câmara onde os prisioneiros são colocados em âmbar, em uma tentativa de assustá-la. Corajosa, a princesa segue desafiando a vilã.

Quando Ben encontra a câmara, Tala cria uma distração que tira a Terceira Irmã do recinto, permitindo que o jedi ataque os guardas e salve Leia. A desertora, então, é confrontada pela Inquisidora, que, percebendo que algo estava errado, a deixa sob custódia de dois stormtroopers para voltar à sala onde deixou a princesa. Sem dificuldades, Tala derruba seus guardas e corre para encontrar Ben.

O jedi, por sua vez, corre ao lado da princesa, com seu sabre de luz em mãos e perseguido por um pequeno pelotão de stormtroopers. Refletindo tiros, Ben acaba rachando uma das janelas do corredor submerso em que se encontra. Enfrentando a pressão da água com a Força, Kenobi continua repelindo tiros de seus perseguidores até ser encontrado por Tala. Após se livrarem dos guardas, os três seguem em direção à saída da base, com Leia escondida sob as vestes de Obi-Wan.

Quando o trio está quase livre, a Terceira Irmã, acompanhada de um verdadeiro pelotão de stormtroopers, os cerca. Quando tudo parecia perdido, dois pilotos rebeldes que Ben conheceu no começo do episódio, Sully (Maya Erskine) e Wade (Ryder McLaughlin), chegam atirando nos vilões, dando ao trio a oportunidade de embarcar em uma das naves e fugir da Inquisidora. Enquanto Sully foge com Kenobi, Tala e Leia a bordo, a Terceira Irmã ataca e derruba Wade. O sacrifício do rebelde, no entanto, permite que sua parceira leve o trio para segurança.

Revoltado com a falha da Terceira Irmã, Darth Vader visita a base inquisidora e começa a sufocar a vilã com a Força. É então que ela revela que a fuga de Kenobi e companhia era, na verdade, parte de seu plano. Durante o interrogatório de Leia, a inquisidora implantou um rastreador em Lola antes de devolver a droid para a garota. Graças a esse truque, o Império fica mais perto de descobrir a localização de Obi-Wan e dos rebeldes que têm ajudado os jedi.

A “Parte IV” se encerra com Lola piscando seus “olhos”, agora vermelhos ao invés de azuis, enquanto Leia conforta Ben, que começa a, lentamente, deixar seus traumas para trás.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.