Jodie Foster revelou, durante passagem pelo Tonight Show, que só recusou o papel de Leia no Star Wars original, de 1977, por causa de um conflito de agenda. Ela admitiu, no entanto, que provavelmente não seria tão boa para o papel quanto Carrie Fisher, que foi escolhida pelo diretor George Lucas.
"Eu tinha um conflito. Estava filmando um filme da Disney, e não queria deixar eles na mão, porque tinha um contrato com o estúdio. Então acabei não fazendo, mas quer saber? Eles fizeram um trabalho incrível [no filme]. Não sei se eu seria boa naquele papel", comentou.
O longa da Disney em questão é provavelmente Candleshoe - O Segredo da Mansão, que chegou aos cinemas no mesmo ano que Star Wars. Foster interpretava uma garota órfã tentando encontrar um tesouro perdido em um casarão inglês.
Embora Candleshoe certamente não seja um crédito tão importante para a carreira de Foster, ela não guarda arrependimentos. "Não acho que estarei no meu leito de morte pensando: 'Caramba, não fiz Star Wars!'".
- Disney terá filmes da franquia Star Wars em 2026 e 2027
- "Filme da Rey era algo que eu queria fazer", diz Daisy Ridley
- Zack Snyder queria "consertar" Stars Wars com Rebel Moon: "Tinham se perdido"
O papel de Leia acabou se tornando emblemático da carreira de Carrie Fisher, que voltou a interpretá-la diversas vezes com o passar das décadas. Sua última aparição foi em A Ascensão Skywalker (2019), que foi lançado postumamente — a atriz faleceu em 2016, aos 60 anos.