Billy Dee Williams confessou que, no auge do sucesso da trilogia original de Star Wars, alguns fãs da saga o importunavam na vida real por causa dos atos de seu personagem, Lando Calrissian. Ao podcast Dagobah Dispatch, o ator contou que muitos fãs ficaram magoados quando Lando entregou Han Solo (Harrison Ford) e seus amigos para o vilão Darth Vader.
"Eu ia buscar minha filha na escola, e daí uma das crianças se aproximava de mim e dizia: 'Você traiu o Han Solo'. Eu ia pegar um avião para algum lugar, e uma das aeromoças me dizia: 'Você traiu o Han Solo'. Por muitos e muitos anos eu ouvi isso", comentou Williams.
O ator admitiu que, no início, tentava explicar as ações de Lando para os fãs. "Eu dizia: 'Poxa, pensem na situação em que ele estava. Darth Vader está na sua frente, Boba Fett está no seu encalço. Todas essas pessoas estão invadindo o seu domínio, a sua casa, e você precisa barganhar com elas pela sua sobrevivência enquanto garante que seu amigo não é morto por elas também'", contou.
"Mas eu tive que me explicar tantas vezes que acabei cansando. Eu respondia: 'Olha, não aguento mais justificar os atos dele. Alguém morreu? Ninguém morreu!'. Lando só tentou encontrar uma saída em que ninguém perdia a vida, incluindo o seu amigo", completou Williams.
Apesar da "traição" contra Solo, Lando se tornou um dos personagens mais icônicos e adorados do universo Star Wars. Além de Williams, que retornou ao papel em Star Wars: A Ascensão Skywalker (2019), Lando foi interpretado por Donald Glover em Han Solo: Uma História Star Wars (2017).
Atualmente, a Lucasfilm trabalha em filme de Lando com Glover, embora a data de estreia não esteja definida.