5 grandes filmes influenciados por Star Wars

Créditos da imagem: Divulgação

Filmes

Lista

5 grandes filmes influenciados por Star Wars

Confira produções para celebrar o dia especial da franquia

Camila Sousa
04.05.2021
18h17
Atualizada em
06.05.2021
14h28
Atualizada em 06.05.2021 às 14h28

Em 4 de maio é celebrado o Star Wars Day, já que a pronúncia da data em inglês (may the 4th) é parecida com a frase “Que a Força esteja com você”. Para celebrar a data, reunimos abaixo 7 grandes filmes que foram influenciados pela franquia espacial (via Screen Rant).

 

E se você ama a franquia, não perca o Star Wars 1x1 - A Batalha de Fãs, uma série de batalhas épicas em que dois desafiantes entram na arena para defender seus colecionáveis e personagens favoritos de Star Wars - assista aqui.

Alien - o 8º Passageiro (1979)

Divulgação

Ridley Scott já falou várias vezes sobre a influência da franquia de George Lucas nos filmes de Alien, principalmente no primeiro. Na época, ele faria outro longa, mas mudou de ideia ao sair do cinema: “Eu nunca tinha visto ou sentido uma participação do público como aquela. Quando a Estrela da Morte apareceu, eu pensei que não poderia fazer Tristão e Isolda [próximo projeto], eu tinha que encontrar outra coisa”, afirmou o diretor ao Deadline. Depois disso, ele recebeu o roteiro de Alien e aceitou o projeto.

Toy Story 2 (1999)

Divulgação

Grande parte da influência aqui se deve à própria origem da Pixar, que surgiu como uma divisão digital da Lucasfilm. Assim, os longas de Toy Story são carregados de referências a Star Wars. A mais clara, porém, está na segunda animação, que mostra Buzz Lightyear descobrindo que é filho do vilão Zurg ao melhor estilo “Sim, eu sou seu pai”.

Akira (1988)

Divulgação

O diretor Katsuhiro Otomo teve várias influências para Akira, como Blade Runner, mas Star Wars também aparece nessa lista (via Star Wars). É possível, por exemplo, comparar a postura do governo em Akira com as atitudes do Império na galáxia. Os poderes telecinéticos de Tetsuo também já foram comparados várias vezes à Força.

Guardiões da Galáxia Vol. 1 (2014)

Divulgação

O diretor James Gunn divulga várias coisas sobre a Star Wars em suas redes sociais (hoje foi o dia de cartazes especiais) e também já revelou como a história de Luke, Han e Leia impactou seu trabalho: “Star Wars é o filme que permite que Guardiões da Galáxia seja Guardiões da Galáxia”, disse o diretor à Associated Press durante a divulgação do Vol. 2. “Eu não tentei fazer um filme como Star Wars, mas queria fazer um filme para que crianças e adultos ao redor do mundo sentissem o que eu senti quando vi Star Wars na infância”.

Star Trek (2009)

Divulgação

Quando J.J. Abrams comandou o novo filme de Star Trek, não demorou para ele ser confirmado em Star Wars. Mas ele não é o único fã da franquia que trabalhou na história de Kirk e Spock. Em 2008, os roteiristas Roberto Orci e Alex Kurtzman disseram para a Wired que, apesar da polêmica de falar sobre Star Wars e Star Trek ao mesmo tempo, “temos que trazer mais Star Wars para Star Trek (...). Quero sentir o espaço, a velocidade e todas essas coisas”. O resultado dessa inspiração foi a nova trilogia de Star Trek, cujo filme mais recente foi lançado em 2016.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.