Filmes

Lista

Star Wars: Os Últimos Jedi | 15 easter eggs do filme

Longa já está em cartaz nos cinemas; cuidado com os spoilers

Natália Bridi
15.12.2017
15h12
Atualizada em
29.06.2018
02h46
Atualizada em 29.06.2018 às 02h46

Como todo filme do universo Star Wars, Os Últimos Jedi está cheio de curiosidades e referências. A seguir, listamos 15 easter eggs do filme - cuidado com os spoilers:

Leite

O leite azul sempre foi uma iguaria conhecida no universo de Star Wars. Em Ahch-To, Luke relembra o público da bebida, mas o leite ganha a cor verde em uma das cenas mais bizarras do filme. 

X-Wing

Ainda em Ahch-To, Rey vislumbra uma X-Wing submersa, revelando como Luke chegou na ilha. É um momento que relembra a passagem do Jedi por Dagobah, quando sua X-Wing afunda no planeta pantanoso e é resgatada por Yoda.

Pedras

Parte do treinamento de Luke em Dagobah envolve a levitação de pedras. Quando chega a hora de levantar a sua X-Wing, o jovem Jedi diz para Yoda que não é a mesma coisa que levantar pedras, ao que o Mestre responde: “Diferente não é. Só é diferente na sua cabeça’’. Em Os Últimos Jedi, as pedras aparecem novamente no arco de Luke e Rey. 

Battlefront II

Em Battlefront II há uma missão em que Luke precisa reaver um compasso Jedi. Na sua cabana em Ach-to é possível ver o artefato.

Almirante Ackbar

Erik Bauersfeld, dublador do Almirante Ackbar em O Retorno de Jedi e O Despertar da Força, faleceu em 2016, mas o personagem retornou para uma última aparição. Infelizmente, dessa vez ele não sobrevive às armadilhas do império. 

O holograma da Leia

A mensagem que começou tudo em Uma Nova Esperança reaparece em Os Últimos Jedi como uma forma de R2-D2 driblar a resistência de Luke. “Golpe baixo”, é a resposta do mestre Jedi para o droide.

Yoda

A aparição de Yoda pode ser considerada um Easter Egg por ser uma homenagem ao Yoda original, com Frank Oz controlando o boneco do personagem em vez da versão em computação gráfica usada nos prelúdios da franquia.

Mouse Droide

Quando BB-8 precisa se disfarçar na missão com Finn e Rose ele adota um visual quadrado, uma variação dos droides de serviço, os mouse droids, vistos por todo o canto nas naves do Império ou da Nova Ordem.

Dados Han Solo

O par de dados dourados que decoravam a Millennium Falcon aparecem novamente, tornando-se um símbolo da presença de Han Solo para Luke, Leia e Kylo Ren.

AT-ST

A cena em que um AT-ST comandado por BB-8 resgata Finn e Rose lembra o momento em que um AT-ST pilotado por Chewbacca ajudou a tirar Han e outros rebeldes de apuros em O Retorno de Jedi.

Sóis gêmeos

Depois de se projetar pela galáxia para retomar a esperança contra a opressão, Luke olha para o horizonte e encontra os dois sóis antes de se unir à força. É um momento emocionante e que remete diretamente ao momento em que Luke olha para os dois sóis de Tatooine prestes a começar a sua jornada.

Eu sei

Quando Rey e Poe Dameron finalmente se apresentam. Rey diz seu nome para o piloto e ele responder “Eu Sei”, o que lembra a famosa cena entre Leia e Han Solo e O Império Contra-Ataca. Será que vai sair um romance daí? 

“Eu tenho mau pressentimento sobre isso”

Apesar de aparentemente ter ficado de fora do filme, o diretor Rian Johnson garante que a frase clássica, presente em todos os filmes de Star Wars, está em Os Últimos Jedi. Teria sido dita por um alienígena ou por um droide?

Reciclagem

A porta da cabana de Luke em Ahch-to  é feita de parte da sua X-Wing.

Marcas de batalha

É possível notar na mão robótica de Luke a marca de quando um blaster o atingiu em O Retorno de Jedi.