Filmes

Lista

Star Wars | Cartas antigas revelam que Império Contra-Ataca também dividiu a opinião dos fãs

Filme sofreu com críticas dos fãs da franquia

Fábio de Souza Gomes
26.12.2017, às 18H23
ATUALIZADA EM 26.11.2019, ÀS 13H44
ATUALIZADA EM 26.11.2019, ÀS 13H44

Até os dias de hoje, Star Wars: O Império Contra-Ataca é considerado um dos maiores clássicos não apenas da franquia, mas da história do cinema. A continuação ficou tão famosa que frequentemente produtores referem-se às suas sequências usando o filme como referência. Expressões como “Vai ser o novo Império Contra-Ataca”, “É o nosso Império Contra-Ataca”  tornaram-se comuns na indústria.

Porém, nem sempre foi assim. Na época do lançamento do filme, diversos fãs ficaram revoltados com o desenrolar da trama e, como não haviam redes sociais na época, muitos deles usaram a revista Starlog, publicação focada em sci-fi, para expressar seu descontentamento. Entre as edições 39 e 41, foram publicadas diversas cartas de fãs da saga – que reclamaram do filme, fizeram teorias e falaram tudo o que pensaram sobre a obra.

O A Critical Hit reuniu algumas dessas cartas e mostrou como o quinto filme dividiu a opinião dos fãs na época, algo muito semelhante ao que acontece com Star Wars: Os Últimos Jedi atualmente.

Confira as críticas dos fãs ao episódio V:

Luke filho de Vader? Só pode ser mentira!

“Luke é filho de Vader?  A maioria acredita nisso agora que Vader saiu e disse isso em voz alta. Bem, eu digo, você acredita em tudo que ouve? Vader talvez tenha mentido somente para trazer Luke para o seu lado. Vader se livraria de Luke no momento em que conseguisse o que queria”, escreveu Robert L. Beedy-Scarola, que se recusava a acreditar no principal ponto de virada do filme

Deixou muitas perguntas no ar!

“Eu sei que eles queriam deixar algumas resoluções para outras sequencias, mas deixaram coisa demais. Pra começo de conversa, a situação de Han. O filme não deveria ter acabado até Han ser morto por Boba Fett ou Jabba ou resgatado por Lando ou Chewbacca, o último de preferência. Além disso, o destino de Bespin [Cidade das Nuvens] não é revelado. Foi dominado pelos soldados de Lando, pelo Império ou destruída por Vader? Gosto de Lando e Billy Dee Williams estava ótimo no papel”, escreveu Sean Bernard.

‘Eu sei’ como resposta pra ‘eu te amo’? Ridículo!

“Alguém deveria dizer ao Harrison Ford que quando uma mulher diz a um homem, ‘Eu te amo’, ‘Eu sei’ não é uma resposta aceitável. Essa cena não foi engraçada, só me deixou com raiva”, escreveu Jeannette Vogelpohl.

Star Wars racista e sexista?

“George Lucas fez um filme ainda mais racista e sexista que o primeiro. Eu achava que Billy Dee Williams se sentiria mal sendo o único negro do filme. Além disso, havia somente uma outra mulher além de Carrie Fisher”, escreve Richard Hess

Outro Jedi? Que outro Jedi?

“E, uma das grandes questões é quem é esse ‘outro’ estudante do Yoda? Poderia ser uma garota – um interesse romântico de Luke? Eu tenho 1,095 dias para chegar a minha própria conclusão”, escreveu Arlene Bahrengurg.

Especulações sobre o futuro de Vader

“Poderia ser o próprio Vader? Considerando que havia um equilíbrio de poder entre o bem e o lado negro da Força, não seria impossível transformar Vader na antítese do que ele é agora, especialmente se Luke (que, com exceção de Yoda, talvez seja o membro mais poderoso do lado da luz da Força) é verdadeiramente seu filho”, escreve Bill Smith.

Teoria correta! Fã sugere que o ‘outro’ de Yoda é Leia

“Eu sugiro a Princesa Leia. Ela é jovem o suficiente para ro treinamento; ela aguentou as torturas de Vader; ela é dedicada a causa; Leia, não Lando, ‘ouve’ Luke pedindo ajuda; Han Solo não está em forma para ir a lugar algum e é muito velho. Eu não ficaria surpresa se no terceiro filme, Leia, ao invés de Luke, destruísse o Imperador. Claro, estaremos nos anos 2000 antes de descobrirmos”, escreve Keith Hoffman.

Luke e Leia namorando?

Luke e Leia são irmãos mas antes dessa revelação, alguns fãs queriam ver os dois namorando! “Vamos lá Leia, por que não dá uma olhada ao seu redor? Não consegue perceber o que o Luke está enfrentando? Você pode ficar com um ‘cara legal’ como ele. Ao invés disso, você vira suas costas pra ele. Esquece que foi Luke que te salvou de ter seus átomos destruídos da galáxia. Esquece que foi Luke, não Han Solo, que queria te salvar da Estrela da Morte. Mas não precisa lembrar de tudo isso, Leia. Enquanto o belo Han estiver por perto, quem precisa do Luke, não é mesmo?”, diz Carol Kane

Bônus – Revista Manchete

No Brasil, a Revista Manchete publicou uma pequena crítica falando como George Lucas perdeu a mão no filme. “Falta o encanto das aventuras interplanetárias de Flash Gordon. Falta, sobretudo, uma figura mais carismática do lado do bem”, escreve o crítico, que fecha com a seguinte frase: “A continuar assim, dificilmente a série emplacará o século XXI, como esperar o produtor George Lucas. Não tem pique para isso”.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.