Séries e TV

Artigo

Star Trek: o guia definitivo para começar a assistir do zero

Episódios essenciais, ordens de filmes - confira tudo que você precisa saber antes de assistir Star Trek: Discovery

Rafael Gonzaga
25.09.2017
20h30
Atualizada em
29.06.2018
02h45
Atualizada em 29.06.2018 às 02h45

O universo de Star Trek está de volta à televisão com a série Star Trek: Discovery. Porém, ao invés de Spock, Kirk e os famosos personagens da original dos anos sessenta ou mesmo Jean-Luc Picard e sua tripulação, a nova atração apresentará uma equipe completamente nova. Discovery se passará aproximadamente uma década antes dos eventos da série original, seguindo as viagens da nave estelar USS Discovery. A nova protagonista será Michael Burnham, interpretada por Sonequa Martin-Green, a Sasha de The Walking Dead.

Michael será uma espécie de irmã adotiva de Spock, já que foi criada pelo pai dele, Sarek, após os pais biológicos dela serem mortos em um ataque Klingon. Pelo que o trailer indica, ela será a responsável por desencadear uma guerra intergaláctica e se unirá à tripulação da Discovery na missão de encerrar o conflito. No Brasil, Star Trek: Discovery estreou dia 25 na Netflix - montamos um roteiro do zero de toda a história Star Trek na televisão e no cinema para guiar quem nunca viu nada da franquia e quer começar a ver agora - confira:

O COMEÇO DE TUDO: KIRK E SPOCK

Star Trek: The Original Series - de 8 de setembro de 1966 a 3 de junho de 1969
Tudo começou no comecinho da década de 1960 - Gene Roddenberry, o criador desse universo, rascunhou o que o mundo veio a conhecer como a primeira série da franquia ainda em 1961, definindo o programa como uma espécie de faroeste espacial, misturando suspense, aventura e valores morais. A série mostrava aventuras vividas pela tripulação da nave USS Enterprise, em especial pelo Capitão James T. Kirk, pelo Primeiro Oficial Comandante Spock e pelo Oficial Médico Chefe Leonard McCoy, vividos respectivamente por William Shatner, Leonard Nimoy e DeForest Kelley.

Ainda que hoje a série tenha uma legião de fãs, Star Trek não foi um sucesso absoluto logo de cara - pelo contrário, quase foi cancelada no fim da primeira e da segunda temporada em função dos baixos índices de audiência. No fim das contas, a série durou 79 episódios, divididos ao longo de três temporadas. O sucesso, por incrível que pareça, veio depois: as reprises da série foram, lentamente, transformando a produção em um fenômeno.

Episódios essenciais:

Star Trek: The Animated Series - de 8 de setembro de 1973 a 12 de outubro de 1974
Quatro anos depois do fim da série original, o sucesso póstumo e a pressão dos fãs fez com que as histórias da tripulação continuassem - mas na forma de desenho animado. A série apresentava quase todo o elenco da série original dando a voz para as versões animadas dos seus personagens, com exceção de Pavel Chekov (Walter Koenig). Vários anos depois, contudo, os 22 episódios das duas temporadas da série foi retirada do cânone da franquia - tudo o que aconteceu na trama animada foi, de certa forma, desconsiderado.

CHEGADA NO CINEMA

Star Trek: The Motion Picture - 1979
A tentativa de um filme veio logo após o cancelamento da série original, quando Gene Roddenberry tentou um acordo com a Paramount Pictures para continuar a história no cinema. Com o crescente sucesso da série após seu fim, o estúdio quase desistiu do longa para uma nova série de televisão - mas acabou voltando atrás por conta do sucesso de Contatos Imediatos de Terceiro Grau, em 1977. A história do primeiro longa, que conta com o elenco da série origial, gira em torno de um alien misterioso e poderoso que está indo em direção a Terra destruindo tudo no caminho. Kirk volta ao comando da USS Enterprise na missão de descobrir mais sobre a ameaça e salvar o planeta.

TRILOGIA DO CINEMA

Star Trek II: The Wrath of Khan - 1982
O filme anterior foi um sucesso de bilheteria - na época, estabeleceu um recorde de fim de semana de estreia - logo, era óbvio que outros viriam a seguir. Contudo, apesar da arrecadação, os estúdios esperavam mais dinheiro frente ao custo - Gene Roddenberry foi cortado da produção da sequência em função disso. O segundo filme Star Trek também traz o elenco original e inaugura uma trilogia cinematográfica. Dessa vez, Kirk e a tripulação da USS Enterprise precisam encarar o criminoso Khan Noonien Singh, personagem que apareceu pela primeira vez no episódio "Space Seed" da série original. O vilão consegue fugir do exílio e busca vingança contra Kirk e sua equipe.

Star Trek III: The Search for Spock - 1984
A segunda parte da trilogia é dirigida por Leonard Nimoy e é estrelado por todo o elenco original da série de televisão. No longa anterior, Spock se sacrifica para salvar a nave, mas as coisas não são bem assim. Kirk e o restante da tripulação descobrem que o Spock transferiu sua alma para McCoy pouco antes de morrer e que, além de McCoy correr risco de vida, a situação precisa ser resolvida para dar um enterro correto para Spock. McCoy vai preso pelo comportamento suspeito e Kirk e sua equipe entram em uma missão para soltar o colega, roubam a USS Enterprise e partem em busca do corpo de Spock.

Star Trek IV: The Voyage Home - 1986
A última parte da trilogia também é dirigida por Nimoy e traz de volta todo o elenco da série original. O longa foi indicado a quatro Oscars e foi um sucesso comercial. Na história, a tripulação da USS Enterprise precisa voltar ao planeta Terra para serem julgados pelas suas ações no filme anterior. Contudo, as prioridades mudam quando uma misteriosa sonda alienígena ameaça o planeta, fazendo com que a equipe precise viajar no passado para resolver a questão.

SEGUNDA GERAÇÃO: JEAN-LUC PICARD

Star Trek: The Next Generation - de 28 de setembro de 1987 a 23 de maio de 1994
Ainda que Kirk e Spock sejam bastante associados à Star Trek por terem sido a primeira equipe, a segunda série live-action desse universo não trazia mais os personagens e durou 178 episódios divididos por sete temporadas. The Next Generation é ambientada cerca de sete décadas após as missões finais de Kirk e da tripulação original da Enterprise. Após o fim dos conflitos entre o Império Klingon e a Federação, os Romulanos e os Borg se tornam o principal problema. A Enterprise passa a ser comandada pelo Capitão Jean-Luc Picard e seus oficiais seniores são o Primeiro Oficial Comandante William T. Riker, o androide Tenente-Comandante Data, a Chefe de Segurança Tenente Tasha Yar, o Oficial Tático Tenente Worf, Conselheira Deanna Troi, Dra. Beverly Crusher e o Tenente Geordi La Forge.

Star Trek V: The Final Frontier - 1989
Ainda que na televisão a equipe da Enterprise tenha mudado, no cinema se manteve a mesma. O quinto filme da franquia segue com todo o elenco original da série de televisão da década de 1960. O novo longa mostra Kirk e a tripulação da USS Enterprise-A (nome que ela recebe após ser reconstruída) precisam deter o vulcano renegado Sybok, que busca um jeito de chegar no centro da Via Láctea.

Star Trek VI: The Undiscovered Country - 1991
O elenco original da série de televisão da década de 1960 estrela um longa da franquia pela última vez em The Undiscovered Country. O longa mostra os efeitos da destruição do satélite natural Praxis, que faz o Império Klingon buscar um acordo de paz a Federação, seu inimigo de longa data. Contudo, uma conspiração ameaça o acordo e a tripulação da USS Enterprise-A fica responsável por desvendar e resolver o problema. O filme recebeu duas indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Maquiagem e Melhor Edição de Efeitos Sonoros.

Star Trek: Deep Space Nine - de 3 de janeiro de 1993 a 2 de junho de 1999
O sucesso de Star Trek fez com que surgissem spin-offs - e Deep Space Nine foi bastante bem sucedido, já que durou 176 episódios divididos por sete temporadas. Ao contrário da demais séries de Star Trek, essa não é ambientada em uma nava, mas sim em uma estação espacial. A ideia era não ter duas séries com naves estelares ao mesmo tempo - ainda que a nave estelar USS Defiant tenha sido colocada na história durante a terceira temporada.

JEAN-LUC PICARD NO CINEMA

Star Trek Generations - 1994
Após a despedida do elenco original no longa anterios, chega a vez da equipe de Star Trek: The Next Generation aparecer na telona. Na história do primeiro filme da franquia com a equipe, o capitão Jean-Luc Picard e a tripulação da USS Enterprise-D precisam parar o cientista Tolian Soran, que planeja destruir um planeta inteiro na tentativa de embarcar para uma realidade paralela.

Star Trek: Voyager - de 16 de janeiro de 1995 a 23 de maio de 2001
Outro spin-off, essa série trazia uma mulher no cargo capitão, Kathryn Janeway. Ao longo dos 172 episódios das seis temporadas que durou, a série acompanhou as aventuras da nave USS Voyager. Na história, a nave acaba se perdendo no Quadrante Delta, 70 mil anos-luz da Terra, durante a perseguição de uma nave Maquis. Por conta do que acontece, as tripulações das duas naves se unem abordo da Voyager para fazer a longa viagem de volta para casa.

Star Trek: First Contact - 1996
Segundo longa estrelado pelo elenco da série Star Trek: The Next Generation, o filme mostra a tripulação da USS Enterprise-E precisando fazer uma viagem temporal de volta ao século XXI para salvar o futuro após os Borg terem conquistado a Terra e modificado a linha temporal. Na época e ainda hoje muitos críticos o consideram o melhor filme da franquia Star Trek.

Star Trek: Insurrection - 1998
Esse foi o penúltimo longa estrelado pelo elenco da série de televisão Star Trek: The Next Generation. Na trama, a tripulação da USS Enterprise-E vai contra a Frota Estelar após a descoberta da existência de uma conspiração com uma espécie chamada son'a para dominar um planeta ocupado por uma espécie pacífica chamada ba'ku.

Star Trek: Enterprise - 26 de setembro de 2001 a 13 de maio de 2005
Até Discovery, essa era a série mais recente da franquia. Ao longo de 98 episódios, divididos por quatro temporadas, a atração segiu as aventuras da Enterprise dez anos antes da Federação Unida dos Planetas ser criada. Quem estava no comando nessa série era o Capitão Jonathan Archer.

Star Trek: Nemesis - 2002
Último a estrelar o elenco da série Star Trek: The Next Generation, Nemesis acompanha a missão da tripulação da USS Enterprise-E contra uma ameaça peculiar: um clone do Capitão Picard chamado Shinzon assume o controle no Império Estelar Romulano após um golpe e eles precisam resolver a questão. Infelizmente, não foi uma despedida tão boa, já que o filme não teve nem um retorno bom de bilheteria em relação aos filmes anteriores e nem agradou a crítica.

REBOOT: NOVOS SPOCK E KIRK

Star Trek - 2009
Um dos motivos de Kirk e Spock serem mais conhecidos entre as gerações mais jovens que Picard são os reboots do cinema. J. J. Abrams dirigiu e produziu os novos longas da franquia, com os personagens da série de televisão original interpretados por novos atores. O primeiro filme da nova fase acompanha Kirk e a tripulação da USS Enterprise enfrentando o romulado do futuro Nero, que ambiciona acabar com a Federação dos Planetas Unidos. Vale pontuar que toda a trama dos novos filmes é ambientada em uma realidade alternativa, feita na missão de libertar o filme da continuidade já estabelecida pela franquia original

Star Trek Into Darkness - 2013
No segundo filme com o elenco do longa anterios, Kirk resolve deter um vulcão em erupção que ameaçava destruir o planeta Nibiru, mas no processo acaba ferindo a Primeira Diretriz da Frota Estelar para salvar Spock. O Capitão é julgado, passa a ser um imediato e o comando da nave vai para o Almirante Christopher Pike. A trama principal gira em torno da ameaça terrorista do renegado John Harrison, que após um ataque, foge para o planeta natal dos Klingon, e da possibilidade iminente de uma guerra com esse povo.

Star Trek Beyond - 2016
O terceiro estrelado pelo novo elenco do reboot mostra a tripulação da USS Enterprise sendo atacada e aprisionada em um planeta desconhecido. Kirk e os demais precisam, então, encontrar um modo de fugir para derrotar o inimigo, que planeja acabar com a Federação dos Planetas Unidos.