HQ/Livros

Lista

Stan Lee | As primeiras participações especiais da lenda das HQs nos quadrinhos

Antes de participar de filmes e séries, quadrinista aparecia nos gibis da Marvel

Fábio de Souza Gomes
12.12.2017
18h37
Atualizada em
14.11.2018
13h32
Atualizada em 14.11.2018 às 13h32

Stan Lee colecionou participações especiais nos filmes da Marvel. Criador de grande parte do Universo dos heróis, desde X-Men nos anos 2000 ele é figura carimbada nos longas e nas séries da produtora. Porém, o roteirista fazia participações especiais nos quadrinhos muito antes do MCU existir.

“Os desenhistas naquela época me desenhavam como se fosse uma piada ou somente para se divertir. Depois eu colocava os balões de diálogo e ficava parecendo que essa era minha intenção. Eu não tentava fazer essas participações naquela época”, afirmou à Business Insider

Aparecendo sozinho, ao lado de Jack Kirby ou outros desenhistas, as primeiras aparições escondiam sua face e eventualmente contavam com histórias sobre as criações dos personagens.

Confira algumas das primeiras aparições de Lee nas HQs:

Astonishing #4

Provavelmente, a primeira aparição de Stan Lee em uma HQ foi em 1951, publicação criada por Hank Chapman e Wayne Boring. Chapman escreve uma pequena história onde aparece preso em um pesadelo e, antes que o pior aconteça, ele consegue vender sua ideia para o editor, que é Lee. 

Quarteto Fantástico #10

Uma das primeiras aparições de Lee nos quadrinhos aconteceu ao lado de Jack Kirby. A dupla está em uma reunião quando são interrompidos pelo próprio Doutor Destino, que manda Lee ligar para o Quarteto Fantástico para leva-los para uma armadilha. Na época, a dupla evitou mostrar seus rostos e apareciam sempre de costas, nas sombras ou com a mão na face.

The Amazing Spider-Man Annual #1

Em uma das histórias da publicação, Lee e Steve Ditko mostram como é escrever uma HQ do Homem-Aranha. Ele desperta no meio da noite com uma ideia para o herói e rapidamente liga para Ditko para trabalharem logo na próxima obra. São três páginas e a curta história chama-se “Como Stan Lee e Steve Ditko criaram o Homem-Aranha”

Fantastic Four Annual #3

Nesta história, todo o Universo Marvel é convidado para o casamento entre Reed Richards e Sue Storm. Stan Lee e Jack Kirby tentam entrar na celebração, mas são proibidos de entrar pelo segurança pois não são importantes o suficiente. O filme Quarteto Fantástico 2 essa cena é recriada, mas somente com Lee. 

X-Men #98

Além do Quarteto Fantástico e do Aranha, Lee passou a aparecer em HQs do Demolidor, Homem de Ferro e alguns outros heróis da Marvel. Uma das mais interessantes foi nessa publicação dos X-Men de Chris Claremont, Dave Cockrum e Sam Grainger, onde ele e Jack Kirby discutem como são os mutantes modernos.