Citizen Conn | Michael Chabon cria conto baseado em Stan Lee e Jack Kirby
Autor de Kavalier & Clay tinha começado história anos atrás
A última edição da revista literária New Yorker traz um conto inédito de Michael Chabon chamado "Citizen Conn". Nele, o autor retorna à fórmula de seu ótimo As Aventuras de Kavalier & Clay: ficção, mas com fortes alicerces na história dos quadrinhos nos EUA.
Citizen Conn
A história é contada do ponto de vista de uma rabina que tenta reconciliar duas lendas dos quadrinhos que estão em estágio terminal, Mort Feather e Artie Conn. A briga dos dois é lendária nos bastidores das HQs, e lembra várias parcerias reais que viraram rixas na indústria.
"É óbvio que são Stan Lee e Jack Kirby", diz Chabon em entrevista ao site da New Yorker. O autor faz questão de especificar que as personalidades e biografias dos personagens são diferentes daqueles em que se baseiam - Kirby faleceu em 1994 e Lee continua vivo e ativo, por exemplo -, mas que o resto é fortemente influenciado pela parceria. "Stan e Jack se conheceram nos anos quarenta, começaram a trabalhar juntos nos anos cinquenta, reavivaram juntos as fortunas da Marvel Comics nos anos sessenta e aí passaram por um divórcio criativo que parece ter resultado em certa amargura da parte de Kirby."
Chabon diz que começou o conto anos atrás e redescobriu-o recentemente no computador, levando poucos dias para finalizar. O autor não escrevia contos há anos, devido ao acúmulo de trabalho: lançou um livro ilustrado, é um dos roteiristas de John Carter: A Princesa de Marte e está desenvolvendo a série Hobgoblin para a HBO.
É possível comprar a versão digital da revista New Yorker para ler "Citizen Conn" aqui.