HQ/Livros

Lista

Stan Lee na DC! Descubra como o quadrinista recriou a origem dos heróis da editora

Lee chegou a trabalhar na editora no início dos anos 2000

Fábio de Souza Gomes
09.11.2017
17h22
Atualizada em
12.11.2018
18h57
Atualizada em 12.11.2018 às 18h57

Brian Michael Bendis não é o primeiro grande nome do quadrinho a sair da Marvel e ir para DC Comics. Alguns nomes fizeram isso no passado, como Grant Morrison deixando a Casa de Ideias em 2004, Jack Kirby na década de 70 e o caso mais impressionante de todos: Stan Lee no início dos anos 2000.

Um dos maiores nomes da história da Marvel, Lee criou heróis como Homem-Aranha, Quarteto Fantástico, Demolidor, Hulk e a grande maioria do universo que conhecemos hoje. Porém, em 2001, a Casa de Ideias estava falindo e o quadrinista chegou até a processar a editora por conta de falta de pagamentos de direitos autorais.

Com isso, ele foi convidado pela DC Comics para reimaginar seus principais heróis em uma série de 13 quadrinhos chamada Stan Lee’s Just Imagine..., que contou com 12 edições e mostrou a versão do quadrinista para Superman, Batman, Mulher-Maravilha e outos grandes nomes da editora.

Além de dar seu toque pessoal, Lee fez uma brincadeira com suas criações e mudou o nome dos principais personagens para que nome e sobrenome começassem com a mesma letra, assim como fez com Peter Parker, Reed Richards e J. Jonah Jameson no universo Marvel. Então, Bruce Wayne, por exemplo, virou Wayne Williams.

No Brasil, a publicação chegou a ser lançada pela Abril, que não lançou todas as edições, somente a dos principais heróis e da Liga da Justiça.

Confira agora como Stan Lee “recriou” os heróis da DC:

Batman

Com desenhos de Joe Kubert, a obra mostra a história de Wayne Williams – um homem negro, pobre, que é preso por um crime que não cometeu. Na prisão, ele conhece um cientista chamado Frederick Grant que o ensina a desenvolver sua mente e, também, a fortalecer seu corpo. Após ser libertado, ele vai atrás da gangue que o colocou na cadeia e, como precisa de dinheiro, vira um lutador de luta-livre com o nome de Batman. Rapidamente ele vira um sucesso de público e, com o dinheiro, encontra Grant e o torna seu parceiro: ele luta contra o crime e Grant cria as armas necessárias para isso.

Mulher-Maravilha

A publicação conta a história de Maria Mendoza e conta com a arte de ninguém menos que Jim Lee. A garota é uma ativista que protesta contra a escavação de uma antiga área Inca perto de sua casa realizada por uma grande corporação. O CEO acaba encontrando um antigo poder e se transforma em um demônio, viajando para Los Angeles para começar sua dominação mundial. Maria, por sua vez, encontra o cajado do Manco Inca e ganha os poderes do Deus Sol Inca. Ela vai até LA para destruir o rival e assume o nome de Mulher-Maravilha.

Superman

Desenhado por John Buscema, a HQ foca na história de Salden, um dos membros mais fracos da Polícia Kryptoniana. Ele consegue capturar um perigoso criminoso em um laboratório de teletransporte, mas o rival os acaba os levando para a Terra. Os dois acabam descobrindo que contam com novos poderes como super força e super velocidade. Vendo os problemas do planeta, Salden decide ficar e vira o Superman. O herói de Lee não voa e, para compensar isso, ele dá grandes saltos. 

Lanterna Verde

A obra foi realizada ao lado de Dave Gibbons (que fez a arte de Watchmen). Um professor chamado Len Lewis procura “a árvore”, um artefato conhecido como Yggdrasil nas lendas nórdicas e árvore do conhecimento no cristianismo. Ele encontra a planta na África e, por conta disso, é baleado e é deixado à própria sorte. Porém, a árvore o encontra e lhe dá poderes – tornando-o a lanterna desta época obscura. 

Flash

A obra conta com desenhos de Kevin Maguire e mostra a história de Mary Maxwell, uma garota que, atualmente, está na faculdade e conta com um pai cientista. Ela tem uma doença mortal que, aos poucos, tira sua vida. Um dia, inimigos envolvidos no passado de seu pai o encontram e o matam e, antes de morrer, ele injeta o DNA de um beija-flor em Mary para salvá-la. Acima de tudo, o soro lhe dá super velocidade e ela começa a se chamar de Flash.

Robin

Com desenhos de John Byrne, Lee coloca o parceiro do Batman como um vilão. Ele trabalha para o Reverendo Darrk – que é o principal vilão da série Imagine. Ele é enviado para matar o Homem-Morcego desse universo, o Wayne Williams

Aquaman

O herói teve desenhos de Scott McDaniel e foca no biologista marinho Ramon Raymond. Ele realiza experimentos com o DNA de golfinhos e decide ser sua própria cobaia em sua busca para encontrar uma solução para humanos respirarem embaixo d’água. Porém, quando começa a nadar, ele descobre que pode se transformar em água. 

Shazam

O Shazam de Lee está mais próximo do Hulk do que o herói original. Em sua história, co-criada com Gary Frank, o herói é um agente da Interpol chamado Robert Rogers que trabalha ao lado da bela Carla Noral. Um dia, um fakir morrendo nas ruas lhe dá o poder de se transformar em um monstro gigantesco. 

Sandman

Lee trabalhou ao lado de Walt Simonson para contar a história do astronauta Larry Wilton, que está em uma missão para investigar uma das luas de Saturno. Enquanto está investigando o local fora da nave, ele é abandonado a própria sorte pelo seu colega Bryan Bleier. De repente, uma névoa verde o envolve e uma garota chamada Melana lhe dá os poderes do Sandman. 

Mulher-Gato

Criado ao lado de Chris Bachalo, a HQ mostra a supermodelo Joanie Jordan e seu gato, Ebony, que são atingidos por uma estranha luz verde – criando uma ligação entre eles. Jordan fica com habilidades de gatos, incluindo super agilidade, sentidos aguçados e garras.

Liga da Justiça

O Reverendo Darkk, que aparece de alguma forma nas HQs dos principais heróis, tenta convocar um vilão para conquistar o mundo. A HQ conta com a participação de personagens como Patrulha do Destino e Adam Strange.  

Crisis

A HQ mostra a segunda grande reunião do universo Just Imagine de Stan Lee e finaliza a série. Um outro artefato inca é roubado e a Mulher-Maravilha convoca os heróis para investigar o mistério e Sandman explica que o mestre de Darrk, Crisis, o Senhor dos Sonhos, quer juntar a Terra com o Mundo dos Sonhos.