Os Simpsons | Após polêmica, Hank Azaria não dublará mais Apu

Créditos da imagem: Fox/Diculgação

Séries e TV

Notícia

Os Simpsons | Após polêmica, Hank Azaria não dublará mais Apu

Animação foi acusada de usar personagem como uma representação racista de imigrantes vindos do sul da Ásia

Nicolaos Garófalo
17.01.2020
20h58

Hank Azaria, dublador original de Apu na animação Os Simpsons, se afastará oficialmente do personagem após 31 anos. O vendedor, cuja representação estereotipada foi alvo de discussões em 2018, continuará na série, interpretado por outro dublador (via /Film).

De acordo com Azaria, ele não voltará ao personagem, “a não ser que seja para um processo de transição” entre a voz original de Apu para seu novo dublador. Apesar de sugerir uma possível mudança de dublador, Azaria, que também interpreta Chefe Wiggun, Moe, Carl e Lou na animação, não deu certeza sobre a continuidade do dono do Kwiq-E-Mart.

O que [os produtores] farão com o Apu é decisão deles”, disse o ator. “Apenas concordamos que eu não o dublaria mais”. Vale lembrar que, em 2018, Matt Groening, criador de Os Simpsons, disse que não pretende aposentar o personagem.

A série foi inicialmente criticada pela resposta dada ao documentário The Problem With Apu, no qual o comediante Hari Kondabolu discute a representação de pessoas vindas do sul da Ásia na TV a partir do personagem Apu. A resposta a polêmica ocorreu justamente no programa - com Lisa e Marge Simpson criticando o politicamente correto, o que levantou ainda mais críticas: muitos fãs argumentaram que Lisa, especialmente, nunca se posicionaria contra algo do tipo.

Na D23 de 2019, executivos confirmaram que as 30 temporadas de Os Simpsons estarão disponíveis na plataforma de streaming Disney+, com lançamento marcado para novembro. 

No Brasil, Os Simpsons é transmitida pelo canal pago Fox.