Shrek voltou à Netflix: confira 12 momentos incríveis dos dois primeiros filmes

Créditos da imagem: Divulgação

Netflix

Lista

Shrek voltou à Netflix: confira 12 momentos incríveis dos dois primeiros filmes

Fiona batendo em todo mundo, biscoito gigante e mais!

Camila Sousa
01.04.2021
09h00

Lançados respectivamente em 2001 e 2004, os dois primeiros filmes da franquia Shrek voltam ao catálogo da Netflix hoje (1º), criando uma oportunidade de revisitar o humor irônico e a sátira dos contos de fadas feitas pelas produções da Dreamworks.

Para celebrar o lançamento, reunimos abaixo 12 grandes momentos dos dois primeiros filmes. Confira.

Abertura do primeiro filme

Divulgação

Como dito acima, uma das melhores partes da franquia Shrek sempre foi a sátira com os contos de fadas, e é isso o que torna a abertura do primeiro filme tão especial. Quem não conhece a história, acompanha o protagonista narrando o heróico resgate de uma princesa - e parece que o filme vai seguir esse tom clássico - até que é revelado que nosso herói está apenas rindo dessa narrativa enquanto usa o banheiro.

Invasão do pântano

Divulgação

Um dos grandes problemas do primeiro filme é que o reino de Duloc está caçando as criaturas de contos de fadas, o que leva várias delas a se esconderem justamente no pântano de Shrek, imaginando que os guardas de Lord Farquaad não vão querer chegar perto dele. O momento é hilário por mostrar todo o incômodo de Shrek e fazer várias brincadeiras com contos de fadas, como a “moça morta” que é a Bela Adormecida e o Lobo Mau esperando na cama.

A princesa perfeita

Divulgação

Enquanto isso está acontecendo, o Lord Farquaad está em busca da princesa perfeita para casar. Para isso, ele encontra o Espelho Mágico, que começa a lhe apresentar as alternativas. O mais divertido da cena é que tudo é feito em tom de um programa de auditório, com direito a Farquaad em dúvida, narração exagerada do Espelho e torcida dos guardas - e a Princesa Fiona foi a escolhida.

Shrek e sua reputação ruim

Divulgação

Tá bom, a essa altura, o Shrek já saiu do pântano e foi até o Lord Farquaad tentar conseguir seu lar de volta. Só que, antes mesmo de conseguir se explicar, ele é atacado pelos guardas, que não têm a menor chance contra ele e o Burro. Neste momento, toca a música “Bad Reputation”, de Joan Jett, mostrando que o protagonista realmente não se importa com o que vão achar dele.

Fiona descendo a porrada em todo mundo na floresta

Divulgação

Com uma missão nas mãos, Shrek vai até a Princesa Fiona e a salva do dragão (que era fêmea e até se apaixona pelo Burro). No caminho até Farquaad, aparece simplesmente um Robin Hood cantor, que tenta “salvar” Fiona de Shrek. Inesperadamente, no entanto, ela se irrita com a cantoria e mostra que sabe lutar e se defender sozinha - usando até um golpe de Matrix para mostrar isso.

Final

Divulgação

Durante a jornada, acontece o que já sabemos: Fiona e Shrek se apaixonam, mas ele acha que ela o rejeitou e por isso o casamento com Farquaad chega perto de acontecer. Arrependido, Shrek vai até lá e descobre que Fiona também era uma ogra. A cena mostra como todos da cidade sentem repulsa pelo casal, que é salvo pela dragão e pelo Burro, de um jeito até meio bizarro, já que ela simplesmente ENGOLE o Farquaad e todo mundo acha engraçado.

Abertura do segundo filme

Divulgação

Agora é hora de falar sobre Shrek 2, lançado nos cinemas em 2004. O longa começa com a Lua de Mel de Shrek e Fiona, que vivem sim o “felizes para sempre”, mas de um modo peculiar: fugindo sorridentes das pessoas que odeiam ogros e soltando alguns puns na lama. A abertura do filme também fez muito sucesso na época por referenciar grandes franquias da cultura pop, como Homem-Aranha e O Senhor dos Anéis.

Diálogo de quem mesmo?

Divulgação

Porém, a alegria dura pouco porque Fiona quer visitar os pais, que não ficam muito felizes ao saber que a filha se tornou realmente uma ogra e casou com um ogro. Logo que chegam no reino de Tão Tão Distante, há uma sequência incrível e cômica, enquanto Shrek tenta convencer Fiona a voltar e a Rainha e o Rei discutem. Tudo isso é feito com um diálogo complementando o outro, o que rende uma cena engraçadíssima.

Jantar em família

Divulgação

A piada é repetida, mas é tão boa que merece ser citada. No primeiro jantar ao lado dos sogros, Shrek discute com o Rei, que discute com a Fiona, que discute com a Rainha, que briga com o Rei de novo. Novamente, é utilizado o recurso de cortar rapidamente de um quadro para o outro, tornando tudo ainda mais bizarro. Só quem está feliz mesmo é o Burro, que está esperando por um grande jantar.

“Graças a Deus é sexta-feira”

Divulgação

Ok, esse item é um meme, mas isso não o torna menos válido. Enquanto está tentando encontrar as poções da Fada Madrinha para ficar bonito para Fiona, Shrek se esconde no meio dos funcionários e, para se entrosar com a galera, ele fala “graças a Deus é sexta-feira hein”. A dublagem de Bussunda ficou tão incrível no trecho que há um perfil no Twitter dedicado a postar a cena todas as sextas-feiras.

Biscoito gigante

Divulgação

Ao final do filme, Shrek precisa impedir que Fiona se case por engano com o Encantado (sim, o personagem que parece o Jaime Lannister de Game of Thrones). Agora, no entanto, ele conta com a ajuda de diversos personagens de contos de fadas, como o Gato de Botas, o Pinóquio e o Biscoito, que ganha uma versão gigante - e meio bizarra. A cena de criação do personagem aleatório brinca com Frankenstein, quando o Biscoito (o pequeno) grita: “ele está vivo!”.

Final musical

Divulgação

Verdade seja dita, o final de Shrek 2 poderia facilmente ser o final da franquia como um todo, já que os demais filmes não foram tão bons assim. Para coroar mais um final feliz do casal, é feita uma grande festa ao som de “Livin' La Vida Loca”, de Ricky Martin. A conclusão ainda tem um dos momentos que mais gera dúvidas nos fãs: os filhos do Burro com a dragão que protegia Fiona no castelo. Na infância, tudo isso foi bem fofo, mas na vida adulta só gerou uma série de perguntas que não gostaríamos de pensar.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.