Filmes

Notícia

Curta de Shia LaBeouf pode ser plágio de história de Dan Clowes [ATUALIZADO]

HowardCantour.com e Justin M. Damiano tem muitas semelhanças

Aline Diniz
17.12.2013
09h26
Atualizada em
29.06.2018
02h45
Atualizada em 29.06.2018 às 02h45

Shia LaBeouf lançou online nesta segunda, 16 de dezembro, seu curta HowardCantour.com. No entanto, o lançamento tem gerado polêmica por conter inúmeras semelhanças com Justin M. Damiano, história em quadrinhos de Dan Clowes.

[Atualizado] LaBeouf admitiu em sua conta no Twitter que se inspirou na HQ de Clowes e se desculpou por não ter dado o devido crédito ao quadrinista. O ator/diretor ainda revelou sua profunda admiração pelo trabalho de Clowes e disse que, enquanto cineasta amador, foi apenas ingênuo e que não pretendia levar o crédito por algo que não fez. "Eu fodi tudo", concluiu.[Atualizado]

O curta conta a história de um crítico de cinema vivido por Jim Gaffigan (que se parece muito com o protagonista de Justin M. Damiano). Uma publicação do BuzzFeed sugere que inúmeros diálogos vistos no curta fazem parte também da HQ de Clowes - que foi primeiramente publicada em The Book of Other People, de 2007.

Compartilhado em uma conta própria no Vimeo, o curta de LaBeouf foi protegido por senha após inúmeros sites publicaram as acusações de plágio. Assista ao teaser do curta e confira a primeira página da história de Clowes abaixo:

Justin M Damiano 01