Filmes

Lista

Shazam! | 11 easter eggs do filme

Senhor Malhado, Adão Negro e mais

06.04.2019, às 11H00.

Shazam! estreou essa semana no cinema e conta com diversos easter eggs que vão desde cinema até personagens obscuros dos quadrinhos. 

Confira agora 11 easter eggs do filme: 

CUIDADO COM SPOILER! 

Fawcett Central

Após ser adotado, Billy passa a frequentar a escola da região, chamada Fawcett Central. Essa é uma referência à Fawcett Comics, editora que publicou a primeira HQ do herói em 1940. Nas páginas da revista Whiz Comics #2, Billy Batson se transformava em Capitão Marvel ao gritar a palavra mágica Shazam. Um ano depois, a DC Comics (na época National Publications) processou a Fawcett alegando que o Capitão Marvel era um plágio do Superman. Ao perder o processo, a editora pagou uma multa milionária e ficou proibida de publicar quadrinhos estrelados pela Família Marvel. Os personagens só retornaram em 1973 quando a própria DC Comics licenciou os personagens, agora mudando o título da revista de Capitão Marvel para Shazam.

Adão Negro

Quando Billy chega à Pedra da Eternidade para receber os poderes, o Mago explica que é tão criterioso para escolher quem receberá os dons pois no passado escolheu um campeão errado. Ele explica ao garoto que cedeu as virtudes a alguém que não era realmente puro e usou os poderes para a vingança. Essa é uma explícita referência a Adão Negro, vilão de Shazam que com o objetivo de livrar seu povo da tirania dos faraós acabou ele próprio se tornando um tirano. Nos cinemas, o Adão Negro será interpretado por Dwayne Johnson em um filme solo.

 

Holy Moley

Em suas aventuras durante as HQs da Era de Ouro, o herói tinha um bordão característico que foi aproveitado no filme. Em situações de perigo ou surpresa, era comum que tanto o garoto Billy quanto o próprio Shazam (na época Capitão Marvel) gritasse “Holly Moley”, expressão usada no filme por Zachary Levi em diversas situações, como durante a queda do ônibus.

Senhor Malhado

Um importante elemento do universo Shazam nos quadrinhos é o Senhor Malhado, o tigre falante que é considerado parte da família do herói. Na origem do personagem nos Novos 52, fase em que o filme mais se inspira, o Tigre é um dos poucos amigos de Billy, que guarda uma foto de seus falecidos pais em um zoológico com o animal de fundo. Na história, quando compartilha seus poderes com os irmãos adotivos, os dons vão também para o tigre, que ajuda no combate. No filme há duas referências ao Senhor Malhado: a primeira está no próprio traje do herói, que traz tigres em botões que prendem a capa ao raio. Já a segunda é o tigre de pelúcia que Billy pede à sua mãe no dia em que eles vão ao parque.

 

Homem Crocodilo

Quando visita a Pedra da Eternidade, a família Shazam encontra portas mágicas que levam a vários mundos, e em uma delas três Homens Crocodilo jogam poker quando os heróis os interrompem. Eles fazem parte de uma raça que antagoniza Billy e seus aliados nos quadrinhos. Os Homens Crocodilo vêm do planeta Punkus e apesar de não aparecerem regularmente nas HQs, fazem parte da Sociedade dos Monstros, grupo dedicado a derrotar Shazam.

O pai de Billy Batson

Quando descobre o paradeiro de sua família biológica, é revelado a Billy que o verdadeiro nome de seu pai é “C. C. Batson”. Se trata de uma sutil homenagem a C. C. Beck, co-criador do personagem na vida real. O artista desenhou boa parte das aventuras do herói durante a década de 1940 e é creditado como um dos maiores responsáveis pela popularidade inicial do universo do então Capitão Marvel.

Senhor Cérebro

Grande antagonista de Shazam nos quadrinhos, o Senhor Cérebro fez uma discreta porém significativa participação no longa. Inicialmente preso na Pedra da Eternidade, o verme alienígena retorna durante a primeira cena pós-créditos do filme, apontando a direção de uma possível sequência. Nas HQs, Senhor Cérebro é um alienígena de Vênus com intelecto elevado e poderes psíquicos e cinéticos. Fundador do vilanesco grupo Sociedade dos Monstros, o vilão busca criar um reino de terror que nem mesmo O Mortal Mais Poderoso da Terra poderia salvar.

Universo DC

Shazam é provavelmente o filme da DC Comics a fazer mais referências a outros heróis do Universo. Freddy Freeman, o irmão adotivo de Billy, se mostra grande fã dos super-heróis colecionando objetos que vão desde uma réplica do batarang até uma bala que ricocheteou no Superman. Durante o longa, várias referências são feitas como utilizar o logo dos heróis em mochilas, camisetas e aparecem até mesmo em lojas de brinquedo quando Shazam atira um boneco do Batman em Silvana. Não bastando, no final do filme o herói leva um "amigo" para o almoço: o Superman.

Vídeogames

Se Freddy é um aficcionado por quadrinhos, Billy também ganhou um irmão adotivo fã de videogames. Eugene faz diversas referências ao universo dos games durante o filme, indo desde os clássicos Street Fighter e Mortal Kombat até o recente Watch Dogs. A especialidade do garoto se mostrou importante ao ajudar Billy a encontrar sua família biológica.

 

Sedução do Inocente

Quando a dinâmica entre Billy e Fred começa a se desgastar, os dois discutem na mesa de jantar sobre os poderes e responsabilidades de um herói. Após se sentir esnobado por seu irmão poderoso, Fred cita que um psicólogo alemão havia alertado sobre os problemas que os super heróis podem causar. Essa é uma sutil referência a Fredric Wertham, autor do livro Sedução do Inocente, que apontava as HQs como uma literatura perigosa para os jovens ao utilizar de informações incorretas e exageradas para ligar quadrinhos e delinquência juvenil. A repercussão do livro de Wertham acarretaram no cancelamento de diversos títulos, especialmente os de terror e na criação do “Comics Code Authority”, órgão que fiscalizava o conteúdo das revistas.

Cinema

Shazam dedica diversas cenas a fazer referências a clássicos do cinema. A primeira é Rocky: Um Lutador, que se passa na Filadélfia o que rende diversos momentos que prestam reverência ao clássico estrelado por Sylvester Stallone. A saga Star Wars também é citada quando Billy resolve creditar ao Mestre Yoda um conselho completamente desvirtuado. Por fim, durante a luta contra o Dr. Silvana na loja de brinquedos, Shazam presta uma homenagem ao filme Quero Ser Grande, quando Josh (Tom Hanks) e MacMillan (Robert Loggia) sapateiam sobre um piano no chão.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.