Shogun

Créditos da imagem: Paramount

Séries e TV

Notícia

Morre Yoko Shimada, atriz de Shogun, aos 69

Papel na minissérie chegou a lhe render um Globo de Ouro

Omelete
2 min de leitura
26.07.2022, às 10H54
ATUALIZADA EM 26.07.2022, ÀS 12H08
ATUALIZADA EM 26.07.2022, ÀS 12H08

Faleceu na última segunda-feira (25) a atriz japonesa Yoko Shimada, conhecida por estrelar a minissérie de 1981, Shogun. Ela tinha 69 anos e morreu de falência múltipla de órgãos devido a um câncer colorretal, conforme divulgado pela mídia japonesa (via Variety).

A atriz nasceu em 1953 e começou a carreira aos 17 anos com a série Osanazuma (1970). Logo no ano seguinte, seu nome já era popular na televisão japonesa, presente em diversos trabalhos até 1975 como Castelo de Areia (1974), The Family (1974-75) e I Am a Cat (1975).

No entanto, foi Shogun um verdadeiro marco na sua carreira justamente por ter sido a única atriz na produção em meio a tantos homens. Na minissérie, ela interpretou Mariko e contracenou com Richard Chamberlain.

Além de ter sido seu primeiro trabalho falando em inglês, Yoko aprendeu bastante da língua durante as filmagens, o que lhe rendeu outros papéis nos Estados Unidos e Canadá, como The Hunted (1995) e Crying Freeman (1995).

Yoko chegou a faturar o seu primeiro e único Globo de Ouro da carreira pela performance no projeto. Ela também recebeu uma indicação ao Emmy na categoria de Atriz em Minissérie ou Filme para TV. Quem venceu, no entanto, foi Vanessa Redgrave por Playing for Time.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.