Séries e TV

Entrevista

Westworld | "Sabia que isso seria complicado para as pessoas", diz cocriadora sobre arco narrativo de Dolores na 2ª temporada

Durante evento em Londres, Lisa Joy diz que queria testar lealdade do público

Omelete
2 min de leitura
23.06.2018, às 13H06.

A segunda temporada de Westworld foi muito além do ano um em termos de experimentação, e isso ficou claro na narrativa, cada vez mais variada entre temáticas, personagens e abordagens. Uma das principais mudanças foi Dolores, protagonista vivida por Evan Rachel Wood que deixou de ser uma garota indefesa para tornar-se líder de uma sangrenta revolução.

HBO/Divulgação

Isso, é claro, não agradou alguns dos fãs, mas a cocriadora, diretora e roteirista Lisa Joy está ciente disso. Durante uma coletiva em Londres onde o Omelete estava presente, ela conta aos jornalistas que é um arco especificamente desafiador.

"Sei que algumas pessoas estão incomodadas com o novo papel de Dolores no parque, mas não é nenhuma surpresa que isso seria um desafio. Muito da ficção é deixar que as histórias tomem seus próprios ritmos, e a única forma de garantir que a história tenha impacto é alienando algumas pessoas no meio do caminho. Até nas nossas vidas há decisões que não fazem todos felizes - se não é o seu caso, algo provavelmente está errado."

"Dolores, para mim, é um ensaio sobre uma mulher com um passado traumático que está tentando lutar novamente - não só por ela mas por toda sua espécie. Fazendo isso ela deixa de ser apenas uma só pois está cuidando de um grupo de pessoas, forçada em uma posição de liderança e militar, ainda por cima. Esses papéis são por necessidade, e é complicado sentir empatia por quem precisa tomar decisões complicadas. Você não seguiria um general à guerra que está chorando por causa de um coração partido, é necessário certo estoicismo. Eu sabia que isso seria complicado para muitas pessoas."

"É muito fácil ver um personagem com quem você simpatizou e torcer para ela", continua Joy. "'Isso! Mate o líder! Tome o seu trono!'. Justo, mas prazeres violentos têm fins violentos - e isso não é válido apenas para humanos. A sede de sangue de todos foi saciada, as pessoas estavam torcendo por isso. O que queria fazer era ir um nível acima pois a história não acaba aí. Ela precisa fazer mais do que isso, precisa abandonar muitos de seus ideais para sobreviver."

"Até onde você pretende torcer por ela? Quando isso chega ao fim? O que influencia sua lealdade? É diferente para pessoas diferentes. Não posso dizer que não tomaria as mesmas decisões que Dolores se estivesse no lugar dela", conclui a cineasta.

Westworld é transmitida no Brasil pelo canal pago HBO, todo domingo às 22h30. Além disso, todos os episódios estão disponíveis no catálogo do serviço de streaming HBO Go.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.