Séries e TV

Lista

Entendendo Watchmen: entenda os significados da série

Tudo o que você precisa saber para acompanhar a adaptação da HBO da história clássica de Alan Moore e Dave Gibbons

A cozinha
04.12.2019
18h00
Atualizada em
04.12.2019
13h07
Atualizada em 04.12.2019 às 13h07

Watchmen estreou na HBO com uma abordagem promissora para uma ideia à primeira vista questionável. Como Damon Lindelof, o criador da minissérie, poderia dar continuidade a uma história tida não só como um marco dos quadrinhos, mas como um dos melhores romances publicados entre 1923 e 2010, figurando ao lado de clássicos como O Senhor dos Anéis, Mrs. Dalloway, 1984 e On the Road

"An Almost Religious Awe", sétimo capítulo da série, revelou várias respostas que os fãs estavam esperando. Além de mostrar mais sobre a infância difícil de Angela Abar (Regina King) no Vietnã, o capítulo faz uma grande revelação sobre o Doutor Manhattan. Há ainda tempo para mais uma cena curiosa com o Ozymandias (Jeremy Irons), dessa vez julgado pelos clones que criou. Confira as nossas explicações no vídeo acima. 

Tudo sobre Watchmen:

Episódio 1: It's Summer and We're Running Out of Ice

A resposta começou a ser construída com “It's Summer and We're Running Out of Ice”, que apresentou novos personagens e um novo contexto político situado após os eventos da HQ de Alan Moore e Dave Gibbons. A narrativa se passa em 2019, 34 anos após os acontecimentos da graphic novel, trocando a tensão da guerra fria por uma polarização política entre direita e esquerda, uma nova dinâmica racial em um país segregado como os EUA e eventuais chuvas de lula causadas por falhas interdimensionais. Os Diários de Rorschach foram publicados, mas se tornaram apenas combustível para criar um grupo de supremacistas brancos conhecido como Sétima Kavalaria.

No vídeo acima, comentamos os principais eventos do primeiro episódio, ligando tudo aos acontecimentos da HQ. Fiel ao espírito original de Watchmen, a versão da TV constrói bem seus personagens, mas deixa mais perguntas do que soluções, abrindo espaço para especulações.

Episódio 2: Martial Feats of Comanche Horsemanship

“Martial Feats of Comanche Horsemanship”, o segundo capítulo, trouxe respostas para as indagações do primeiro episódio, mas criou novos questinamentos. Há uma conspiração em andamento e cabe a Sister Night (Regina King) desvendá-la. 

Episódio 3: She Was Killed by Space Junk

Em "She Was Killed by Space Junk",Watchmen apresenta Laurie Blake, a antiga Espectral, que assumiu o sobrenome do pai, Edward Blake, o Comediante. Trabalhando para o FBI, ela se dirige para Tulsa para trabalhar na investigação da morte do Chefe Crawford. Com muitas referências à HQ, o episódio criou um terreno interessante; entenda tudo no vídeo acima. 

Episódio 4: "If You Don't Like My Story, Write Your Own"

O quarto episódio da minissérie tem como foco central o legado do seus personagens e apresenta Lady Trieu, uma misteriosa trilionária com um plano ainda mais misterioso. 

Episódio 5: "Little Fear of Lightning"

"Little Fear of Lightning", quinto episódio da série, foca em Looking Glass (Tim Blake Nelson), revelando a sua história de origem como vigilante e também uma nova conspiração. 

Episódio 6: "This Extraordinary Being"

No sexto capítulo, "This Extraordinary Being" usa a viagem ao passado de Angela com as pílulas de Nostalgia para contar a história do Justiça Encapuzada. Ao fazer isso, o seriado explorou também a história dos Minutemen, primeiro grupo de vigilantes antes dos Watchmen.