Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
Séries e TV
Notícia

Criador de Breaking Bad detona uso de inteligência artificial em roteiros

“Máquina de plágio”, afirmou Vince Gilligan

Omelete
2 min de leitura
NG
05.10.2023, às 15H28.
Atualizada em 05.10.2023, ÀS 15H40
Breaking Bad

Créditos da imagem: AMC/Divulgação

Criador de Breaking Bad e Better Call Saul, Vince Gilligan criticou a possibilidade de uso de inteligência artificial para escrever roteiros ou emular atuações de atores que já morreram. Em entrevista à Variety, o roteirista disse que, ao ficar sabendo da ferramenta ChatGPT, capaz de seguir instruções para criar textos completos, pensou que a raça humana estava “acabada enquanto espécie”.

Não digo como em O Exterminador do Futuro, que as máquinas vão nos exterminar, mas quem quer viver num mundo em que a criatividade é dada a máquinas?”, questionou Gilligan. “Acho que [IA] é besteira. É uma máquina gigante de plágio, na sua forma atual. Acho que o ChatGPT sabe o que está escrevendo como uma torradeira sabe que está fazendo torradas. Não há inteligência – é uma maravilha do marketing.

Omelete Recomenda

O roteirista disse ainda que acredita na possibilidade de IAs chegarem a um nível ameaçador à criatividade humana, mas reforça que a discussão de usá-las para substituir profissionais vem de “um bando de bilionários tentando se tornar trilionários vendendo isso como uma espécie de mudança radical importante”.

É muito inteligente que o sindicato dos roteiristas tenha negociado algumas proteções escritas em contrato”, comentou Gilligan, explicando que há um grande medo na indústria de que IAs seriam usadas para “roubar os rostos” dos profissionais. “Não acho que as pessoas devam ‘atuar’ depois de mortas. Não parece que a tecnologia em geral esteja tornando o mundo melhor, apesar do que as pessoas que a vendem querem que acreditemos. Acho que isso está nos dividindo e nos distraindo.

Apesar de admitir pessimismo com o avanço tecnológico, Gilligan admite que não quer estar certo e que acredita na bondade das pessoas. “As pessoas não querem viver em um cenário infernal caótico e, no final das contas, as pessoas prevalecerão. Eles levantarão a cabeça dos smartphones e dirão: ‘isso foi longe demais. Chega dessa bobagem.’

*****

Fique ainda mais por dentro da nossa comunidade: entre no nosso canal no Telegram (t.me/omelete) e acompanhe a gente também no YouTube (youtube.com/omeleteve)

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

Webstories

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.