Séries e TV

Notícia

Uzumaki | Junji Ito fala sobre o anime em vídeo do Adult Swim

Clássico do horror japonês ganhará minissérie em 2020, com trilha pelo compositor de Hereditário

Arthur Eloi
30.10.2019
13h29

O Adult Swim divulgou um novo vídeo sobre a adaptação animada de Uzumaki, mangá clássico do mestre do terror japonês Junji Ito, que traz o criador e os envolvidos no anime falando sobre a importância da obra. Veja acima.

Originalmente publicada no Japão entre 1998 e 1999, Uzumaki acompanha uma cidade sendo tomada por insanidade e violência após uma invasão de forças sobrenaturais em forma de espiral. Desde então o mangá, escrito e ilustrado por Ito, se tornou um clássico cult do horror japonês, tendo sido adaptado para jogos e filmes live-action em seu país de origem. No Brasil, Uzumaki foi publicada pela Devir em 2018.

Desenho mangás de terror no Japão há mais de 30 anos”, começa Ito no vídeo. “É possível dizer que minhas histórias exploram mistérios, ou chamar de curiosidade pelas coisas que eu não entendo. É como quando você vê algo assustador, ou se pergunta o que está na escuridão. Quero entender esse tipo de acontecimento. Sinto calafrios quando penso nesse tipo de coisa”, explica sobre sua abordagem narrativa.

Hiroshi Nagahama, o diretor do vindouro anime, expressa seu carinho pela obra original. “Uzumaki é um trabalho que me deixou apaixonado [...] O mangá lida com a noção de atrair as pessoas, que é a natureza de um espiral (ou uzumaki em japonês) [...] Preciso fazer algo que não me deixe envergonhado, especialmente para o Sr. Ito, que fez o original. Algo que assuste as pessoas e faça as rir, e que elas tenham vontade de ver várias e várias vezes. É assim que eu quero que o anime seja.

Por fim, Aki Itami, que será roteirista do projeto, fala sobre o desafio em adaptar a escrita do mangá. “O legal de Ito é sua noção de velocidade, ritmo. Há muita coisa envolvida, o que é bem desafiador em um roteiro. Para mim, o mais importantes após o medo é a beleza [...] O mundo do Sr. Ito é muito terrível e muito belo.

A nova animação de Uzumaki será uma minissérie de quatro episódios, com direção por Hiroshi Nagahama (As Flores do Mal), e terá trilha sonora de Colin Stetson, compositor de Hereditário. A série será exibida no Toonami, bloco do Adult Swim nos EUA, em algum ponto de 2020.