Tremembé: O que é real e o que é ficção na série
Seriado é baseado em dois livros e muda alguns acontecimentos
Tremembé, nova série do Prime Video, mostra a rotina dos detentos no Complexo Penitenciário de Tremembé, também conhecido como o “presídio dos famosos” – por abrigar autores de crimes infames, que tiveram ampla repercussão midiática e causaram choque na opinião pública.
Mas o que é real e o que é inventado (ou aumentado) no seriado? Listamos algumas das mais importantes mudanças da trama, que é baseada em dois livros - Suzane: Assassina e Manipuladora (2020) e Elize Matsunaga: A Mulher que Esquartejou o Marido (2021), ambos do jornalista Ulisses Campbell.
O que é verdade?
Segundo o autor, os acontecimentos mais escabrosos são, sim, verdade. Aqui estão alguns pontos chave:
- A transferência da protagonista, Suzane Von Richtofen, para Tremembé é verídica e se deu após uma rebelião.
- O romance entre Sandrão, Elize Matsunaga e Suzane também aconteceu na prisão.
- A entrevista de Gugu (Paulinho Vilhena) e Suzane também aconteceu.
- Suzane trabalhou na costura da prisão, ganhou regalias por bom comportamento e fez parte de muitas atividades religiosas e educacionais.
- Suzane também se tornou evangélica e namorou com Rogério Olberg, interpretado por Vinícius de Oliveira.
- O médico Roger Abdelmassih fingiu estar doente para ser transferido de Tremembé.
- A reconstrução dos principais crimes, como Elize, Suzane, os Nardoni e Roger foi baseada em depoimentos reais.
- A série passou por uma consultoria jurídica antes de ser lançada.
- Daniel Cravinhos se casou com Alyne Bento, que na série se chama Celina.
- Roger Abdelmassih e Lindemberg Alves permanecem presos até hoje.
O que é ficção?
- A ordem dos fatos é mudada para impacto dramático. O relacionamento e o triângulo amoroso aconteceu, mas não como é mostrado.
- Os diálogos, apesar de terem sido baseados em depoimentos de funcionários e detentos, não são 100% fiéis por questões dramáticas.
- A forma como Elize e Suzane se conhecem não foi como na série.
- Os diálogos entre os Cravinhos não aconteceu daquela forma.
- Alguns nomes foram alterados como Celina, que na verdade é Alyne Bento, e Duda, parceiro de Cristian Cravinhos, que se chama Ricardo de Freitas Nascimento.
Tudo sobre Tremembé
Produzida pela Paranoid para o Amazon MGM Studios, a série trará as trajetórias de alguns criminosos dentro da prisão, como Suzane von Richthofen (Marina Ruy Barbosa), Daniel Cravinhos (Felipe Simas) e Christian Cravinhos (Kelner Macêdo), condenados pelo assassinato dos pais de von Richthofen; Anna Jatobá (Bianca Comparato) e Alexandre Nardoni (Lucas Oradovschi), condenados pelo assassinato de Isabella Nardoni; e Elize Matsunaga (Carol Garcia), condenada por assassinar o seu marido.
Tremembé foi inspirada nos livros de true crime Elize Matsunaga: A mulher que esquartejou o marido e Suzane: assassina e manipuladora, escritos pelo jornalista Ulisses Campbell. O roteiro é assinado por Ulisses Campbell, Vera Egito, Juliana Rosenthal, Thays Berbe e Maria Isabel Iorio. A produção tem direção geral de Vera Egito e direção episódica de Daniel Lieff.
Tremembé chega ainda este ano ao Prime Video, em 31 de outubro.
Excluir comentário
Confirmar a exclusão do comentário?
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários