This Is Us | Perguntas que a série precisa responder em sua última temporada

Créditos da imagem: Divulgação

Séries e TV

Lista

This Is Us | Perguntas que a série precisa responder em sua última temporada

O futuro dos personagens segue em movimento, mas a série tem 18 episódios para resolver todas as pontas soltas

Henrique Haddefinir
06.01.2022, às 17:54

Desde o episódio que começou tudo, This is Us é conhecida por duas coisas: sua capacidade de emocionar seu público e sua narrativa fragmentada, que mostra os personagens em várias linhas do tempo diferentes, desde o passado mais remoto até o futuro mais avançado. O método do criador Dan Fogelman acaba dando ao resultado um certo tom de mistério, uma vez que é a partir desses pedaços que as informações sobre os destinos desses personagens vão sendo montadas. Quando a morte de Jack (Milo Ventimiglia) foi revelada, ainda lá nas primeiras temporadas, é que todos os envolvidos perceberam como o recurso funcionava bem.

Caminhando para sua sexta e última temporada, que estreou nesta quinta-feira (6) no Star+, a série lançou mão da ferramenta várias vezes e até resolveu uma grande parte dos mistérios que provocou. Contudo, para que tivesse fôlego em seus anos finais, foi necessário manter alguns na manga e providenciar outros, o que acabou fazendo com que a finale da quinta temporada, encerrada em 2021, deixasse pontas soltas que agora têm prazo de validade para serem resolvidas.

Preparamos uma lista de perguntas que precisam ser respondidas nesse último ano, que promete ser o mais emocional e surpreendente da série. É hora de saber quem casa, quem se separa, quem nasce e quem resiste ao futuro.

 

Rebecca e Miguel... e Nicky?

Divulgação

O episódio final da quinta temporada foi situado no casamento de Kevin (Justin Hartley) e Madison (Caitlin Thompson), quando a narrativa abriu de novo um monte de bifurcações e foi do passado ao futuro, mostrando Rebecca e Jack renovando votos quando seus filhos ainda eram pequenos e depois saltando cinco anos para frente, com cenas de um outro casamento. Entre as cenas, o Tio Nicky (Griffin Dunne) aparece dizendo que precisa atender um pedido “da esposa”. Não fica claro se a esposa em questão é dele ou não, mas a pequena cena levou os fãs a teorizarem sobre com quem o solteirão poderia ter se casado.

Também em um dos episódios da quinta temporada, Nicky e Miguel (Jon Huertas) têm uma discussão por conta do casamento de Miguel com Rebecca, mesmo tendo sido ele o melhor amigo de Jack por anos. A discussão acendeu uma pequena fagulha e colocou Rebecca como possível candidata a esposa de Nicky, o que seria, precisamos dizer, bastante esquisito (primeiro o melhor amigo do marido e depois o irmão do marido). A série ainda não mergulhou na história de amor de Miguel e Rebecca; e se ela realmente se envolvesse com Nicky, a temporada precisaria escolher qual dessas relações valeria a pena aprofundar. Considerando o que já vimos até agora, seria mais justo deixar Miguel brilhar e fazer com que “a esposa” em questão fosse outra.

 

Gravidez de Deja?

Divulgação

Em um dos flashforwards da quinta temporada, quase fomos transportados para uma sequência de Grey's Anatomy, em um hospital, em que jovens doutores acompanhavam instruções de procedimentos. Descobrimos depois que um desses jovens é Deja (Lyric Ross) em uma versão do futuro. A irmã Annie passa para buscá-la e descobrimos, então, que Deja está grávida e que mantém segredo sobre isso. Mais tarde, ela se encontra com o pai e a irmã mais velha, Tess, na reunião de família que vem sendo revelada aos poucos há bastante tempo.

A sequência tem ligação direta com uma outra, em que Deja, no nosso presente, fala sobre os planos de não casar e nem ter filhos. Sabemos, também, que a relação dela com Malik (Asante Blackk) minguou. Os roteiristas da série não sublinham nada que não vá ser muito importante em algum ponto da trama. Apesar de não haver bases suficientes para teorizar sobre a paternidade do bebê ainda, algo deve estar reservado para nos surpreender, ou não teria sido tão reforçado naquele episódio.

 

Kate e Toby separados?

Divulgação

Depois de Randall (Sterling K. Brown) e Beth (Susan Kelechi Watson), o segundo casal mais sólido da série é formado por Kate (Chrissy Metz) e Toby (Chris Sullivan). Contudo, em um avanço no futuro feito lá atrás, Toby apareceu sozinho, insinuando que o casal poderia ter acabado em algum ponto depois do nascimento do pequeno Jack. Essa questão, em parte, foi respondida na finale do quinto ano. Mas, acabou levantando outra.

Na sequência final, descobrimos que quem se prepara para se casar é Kate, que aparece vestida de noiva dizendo “que aquela será a última vez”. Logo depois, Kevin sai da sala e encontra com Phillip (Chris Geere), o chefe de Kate na escola. É então que descobrimos que é com ele que Kate se casará, o que acabou sendo o pedaço de informação mais chocante do final dessa temporada. Dan Fogelman sinalizou os problemas no casamento de Kate e Toby ao mostrar as decisões profissionais de ambos, mas não deixa de ser preocupante saber que o sexto ano poderia focar na separação do casal.

Mesmo assim, é impossível até dizer que Kate e Phillip são realmente um casal. Precisamos nos lembrar que as conexões podem surgir de outras esquinas. E se Kevin e Madison tiverem se entendido e Phillip for, por exemplo, irmão dela? Isso explicaria a forma como ele e Kevin se tratam na cena. A mãe de Madison abandonou-a e essa storyline ainda pode ter repercussões na temporada final.

Além disso tudo, Rebecca não estava na sala onde Kate se arrumava para o casório (ou sua renovação de votos, quem sabe), o que é estranho. Todas as mulheres estavam lá, menos ela. Isso provavelmente deve significar alguma coisa maior.

 

Quem vai ficar com Kevin?

Divulgação

A vida amorosa de Kevin sempre foi inconsistente e isso sempre fez sentido, já que além de suas questões pessoais complexas, Kevin é uma celebridade que caminha para a grande ascensão. Nem ele e nem os roteiristas parecem se decidir sobre com quem ele vai ficar. Houve uma construção bonita da relação com Madison, mas depois de ter um pai como Jack, era óbvio que Kevin poderia acabar forçando a constituição de uma família.

Não é à toa que os interesses amorosos dele tenham aparecido na quinta temporada, quase como para nos lembrar quem são as eleitas potenciais. O público, de certa forma, acabou torcendo por Madison e como vimos no avanço de 5 anos no futuro, ela permanece próxima da família. O que não sabemos com certeza é qual o status da relação com Kevin. O astro de Hollywood pode, inclusive, até terminar sozinho. No mesmo flash do futuro que fala sobre Deja, vemos um carro chegando até a casa onde todos se reúnem, e é evidente que a identidade de quem está nesse carro é que pode determinar quais personagens avançaram e quais ficaram pelo caminho.

 

Por que Randall é uma estrela?

Reprodução

Parece que Randall e Kevin finalmente terão algo muito grande em comum: a fama. No flash de 2026 uma revista aparece rapidamente no quarto de Kevin e é possível ler uma manchete que chama Randall de “uma estrela em ascensão". O mais provável é que Randall tenha mergulhado mais profundamente na política, mas as teorias de que ele seria presidente são descabidas, afinal apenas 5 anos se passaram naquele flash.

Porém, sejamos cautelosos... Já sabemos que nada que acontecerá abalará o casamento dele com Beth, mas a razão para ter se tornado famoso pode ser outra que não sua carreira política. Vá saber... Dan Fogelman já declarou que esse último ano vai “explodir cabeças”, então, podemos esperar qualquer coisa. E se o vídeo trocando de roupa no escritório tiver puxado outras cordas? E se ele tiver se tornado um nome importante em questões raciais ou ligadas ao ato da adoção? E se escreveu um livro contando a história de seus pais biológicos?

O fato é que essa última temporada tem um longo caminho para cobrir. Além de resolver esses mistérios, as vidas dos Pearson e seus agregados precisam também seguir o trajeto natural até a catarse derradeira. This is Us tem muita responsabilidade sobre esse fim. A série conhecida por “sempre fazer chorar” não pode falhar nessa missão justamente no ato final.

 

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.