Foto de This is Us

Créditos da imagem: This is Us/Fox/Divulgação

Séries e TV

Artigo

This is Us amadurece ao jogar uma nova luz na figura de Jack Pearson

Episódio de retorno da terceira temporada indica que filhos podem começar um caminho diferente

Omelete
3 min de leitura
17.01.2019, às 15H36.

This is Us estabeleceu uma relação muito curiosa com seu público. Ao apresentar a família Pearson, o seriado criou a figura de Jack, o patriarca interpretado por Milo Ventimiglia que é o modelo de homem perfeito, amoroso com a família, cheio de caráter e pronto para fazer tudo por aqueles que ama. Mas ao longo de suas temporadas, o seriado começou gradativamente a desconstruir a figura perfeita de Jack e isso nunca ficou tão claro quanto neste retorno da terceira temporada.

Recapitulando, o episódio que marca a pausa da mid-season terminou quando Randall decidiu continuar concorrendo à eleição, colocando em cheque seu casamento com Betty. Kate soube que está grávida de um menino ao lado de Toby e Kevin tentou entender melhor o passado do pai e descobriu um grande segredo na família. A situação dos três Pearsons mostra como cada um deles começou a entender melhor quem foi Jack e ressalta como Kate é a filha que mais herdou características do pai da forma certa.

Começando por Randall, após um grande desentendimento com Betty, ele continuou irredutível em sua decisão de prosseguir com a candidatura e essa atitude colocou em cheque as coisas mais importantes de sua vida. Nessa volta da temporada, Randall relembra várias vezes uma conversa que teve com Jack, sobre equilibrar a vida profissional e os sonhos pessoais. O personagem demorou a entender as verdadeiras lições do pai e percebeu que por muito tempo interpretou seus conselhos da forma errada. Esse, aliás, é um dos maiores erros de Randall durante todas as temporadas de This is Us. Muitas vezes ele acredita que ser inflexível significa ser tão forte quanto seu pai foi um dia, mas essa visão não poderia estar mais equivocada.

Kevin passou uma longa jornada tentando refazer os passos de Jack durante a guerra. Dos três irmãos, ele foi o que mais teve dificuldade em lidar com o sentimento do luto e por isso viu nessa viagem ao Vietnã uma oportunidade única de se reconectar. No meio dos problemas amorosos (que não foram poucos), Kevin percebeu que na realidade sabia muito menos sobre o pai do que imaginava e descobriu um grande segredo guardado pelo pai. Esse é o bonito caminho de amadurecimento que This is Us começou a trilhar: mostrar o quanto a figura perfeita de Jack não foi necessariamente a melhor para os filhos (que sempre tentaram igualar sua grandeza) e como ter um personagem falho e humano é mais natural e saudável.

Já a jornada de Kate seguiu mais leve, mostrando a maturidade da personagem em relação ao pai. Sim, Kate ainda carrega muitos traumas e não foi fácil para ela lidar com todos os sentimentos de culpa. Mas desde que decidiu ter um filho, a jovem tomou uma postura mais leve, relembrando do pai com carinho e sem peso. Ela ainda segue muitos ensinamentos de Jack, mas não os faz cegamente e sem colocar suas próprias opiniões. Agora que está começando a formar sua própria família, Kate parece pronta para superar o passado.

Essas três jornadas tão distintas refletem uma mudança que todo filho passa em relação aos pais. É comum crescer imaginando que eles são grandes heróis sem defeitos, que sempre têm as respostas certas. É somente com o amadurecimento que cada pessoa percebe o quanto pais e mães são igualmente falhos e como nem sempre eles sabem o que fazer. Ao jogar essa nova luz sobre a figura de Jack Pearson, tirar seus ares de perfeição e torná-lo humano, o seriado começa um belo caminho de evolução que tem tudo para continuar emocionando o público.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.