The Rookie | Os 10 melhores episódios para assistir (ou rever)
Relembre as histórias mais marcantes destas sete temporadas da série
Créditos da imagem: Divulgação
Poucas séries conseguem equilibrar drama e comédia de forma tão harmônica como The Rookie. Desde 2018 em produção pela ABC, dos EUA, a atração conquistou um fandom robusto e devotado à trajetória de John Nolan (Nathan Fillion), empresário bem-sucedido que, no auge de seus 45 anos, joga toda essa estabilidade para o alto a fim de perseguir o sonho de toda uma vida: tornar-se policial.
Com mais de 100 episódios exibidos ao longo de sete temporadas (e uma oitava ainda a caminho), é difícil selecionar, entre tantas boas histórias, quais se destacam de forma tão especial a ponto de poderem ser chamadas de “as melhores”.
Ainda assim, o Omelete se deu ao trabalho de tentar executar essa árdua missão. Acompanhe, a seguir, uma lista com aqueles que entendemos serem os dez melhores episódios de The Rockie:
1x08 - “Hora da Morte”
Neste capítulo, vemos Nolan vivenciar uma intensa crise moral após ter, pela primeira vez, tirado uma vida em serviço – ainda que o tenha feito em legítima defesa.
O conflito interno do protagonista – atraído à carreira policial, desde o início, pelo desejo de proteger os demais – absorve o telespectador para dentro da tela e das emoções do personagem, a tal ponto que é impossível não se deixar contagiar pelo clima de tensão extrema que paira sobre o episódio.
1x16 - “Na Mira”
“Na Mira” representa um antes e depois na trajetória da série, de seu protagonista e também dos fãs. Afinal, é nele que nos despedimos da capitã Zoe Andersen (Mercedes Mason), uma das personagens mais emblemáticas deste primeiro ano.
Andersen literalmente dá sua vida para salvar a de Nolan – um sacrifício que tem imenso significado para ele e passa, de alguma forma, a servir-lhe de inspiração dali em diante.
1x20 - “Queda Livre”
Neste episódio, vemos Tim (Eric Winter) contrair um vírus mortal que está sendo usado como arma contra a cidade de Los Angeles. O instrutor é então colocado em quarentena, enquanto Nolan, Angela (Alyssa Diaz) e Jackson (Titus Makin Jr.) tentam conter o avanço da doença.
“Queda Livre” é marcante não só por sua intensa carga dramática, mas também por encerrar a primeira temporada de The Rookie com um poderoso cliffhanger: sobreviveria Tim à infecção que o acometera?
2x08 - “Serviço de Limpeza”
Destaca-se pelo equilíbrio perfeito do destaque entre o protagonista e os personagens secundários. Todos têm um mote interessante, que se desenvolve de forma envolvente aos olhos da plateia.
O adiantamento da avaliação de Harper (Mekia Cox), a aproximação inesperada entre Tim e Lucy (Melissa O’Neil), a reação alérgica de Jackson à droga que inalou por acidente em uma blitz, além do rumo nada monótono que toma a missão de Nolan de vigiar uma cena de crime… Tudo contribui para um conjunto extremamente emotivo e divertido.
2x19 - “Nada Calmo”
Capítulo que muda drasticamente os rumos de um dos principais personagens da temporada – e, por consequência, daqueles que o circundam.
Visto como um aliado a toda prova por Nolan, Armstrong (Harold Perrineau) surpreende negativamente o protagonista (e a audiência) ao revelar-se um policial corrupto, que presta serviços ilegais para um clã de criminosos.
3x01 - “Consequências”
Incriminado injustamente pelas falcatruas cometidas por Armstrong, Nolan se infiltra na máfia armênia para tentar provar sua inocência e a culpa do vilão, levando a tensão narrativa ao seu ápice.
O episódio culmina com a morte do traidor, após tentar sabotar a investigação de Nolan e tirá-lo de uma vez por todas de seu caminho.
3x14 - “Limite”
Uma das melhores season finales de The Rookie, reúne motes como Nolan ferido em serviço, o início da atuação de Lucy como policial infiltrada e o desfecho infeliz do casamento de Angela após prender La Fiera (Camille Guaty).
O encerramento da temporada, com Jackson e Angela ameaçados sob a mira de um revólver, é simplesmente de tirar o fôlego!
4x06 - “Justiça Poética”
Uma frenética e mortal caça ao tesouro é o fio condutor de um dos episódios mais tensos do quarto ano, recheado de momentos de suspense.
Além da narrativa redonda, “Justiça Poética” marca também com a despedida do oficial Jerry McGrady (Peter Onorati), que se aposenta com pompa e circunstância após resolver o caso que norteia a história.
5x04 - “A Escolha”
A caçada eletrizante de Nolan à assassina em série Rosalind Dyer (Annie Wersching), grande antagonista da temporada, é o que faz deste um dos melhores episódios de toda The Rookie.
A saga fica ainda mais interessante por marcar um crossover entre a série matriz e seu spin-off, The Rookie: Feds, com a Polícia de Los Angeles e o FBI unidos no intuito de parar a criminosa.
5x22 - “Sitiados”
Mais uma season finale marcante, em que agressores mascarados começam a atacar policiais de LA sem motivação aparente.
Descobrir o que está por trás dessas agressões gratuitas – e também sobreviver a elas – é a missão que Nolan e seus companheiros buscam executar antes do fechamento da temporada.