Transforme sua forma de curtir entretenimento

Conheça o Chippu Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Séries e TV
Artigo

The Pitt | Episódio tem referência a massacre e discute trauma. Entenda

Segunda temporada cita evento que marcou comunidade em Pittsburgh

Omelete
3 min de leitura
24.01.2026, às 09H00.
The Pitt

Créditos da imagem: Reprodução/HBO Max

O terceiro episódio da segunda temporada de The Pitt chamou atenção dos fãs ao fazer referência a um dos fatos mais violentos de Pittsburgh nos últimos anos. A história do capítulo das 9 da manhã relembra o massacre da sinagoga Tree of Life, em 2018, que deixou 11 mortos e é considerado o mais letal contra uma comunidade judaica nos EUA.

O episódio não reencena o fato, mas utiliza a história de uma paciente para discutir trauma, memória e identidade religiosa.

Omelete Recomenda

Como foi massacre da Tree of Life citado em The Pitt

O massacre aconteceu em 27 de outubro de 2018, quando um atirador invadiu a Tree of Life, localizada no bairro de Squirrel Hill, durante os serviços religiosos de sábado. Onze pessoas foram mortas e outras ficaram feridas.

O ataque marcou profundamente a cidade de Pittsburgh e a comunidade judaica. Líderes comunitários trabalham para manter um memorial às vítimas e um centro educativo contra o antissemitismo no local.

Assim como The Pitt faz com referências ao esporte e outras tradições de Pittsburgh, a escolha por abordar o trauma recente da cidade também encaixa com parte do dia a dia da equipe comandada pelo Dr. Robby. A referência à Tree of Life dialoga diretamente com o arco pessoal do protagonista vivido por Noah Wyle. Na primeira temporada, durante um momento de colapso emocional, o personagem busca conforto na fé, recitando o Shema, uma das orações mais centrais do judaísmo, e segura a Estrela de Davi que carrega no colar. Além disso, ele também cita sinagogas reais em outras conversas.

The Pitt
Hilary Swift/The New York Times

Como o massacre foi abordado em The Pitt

Na narrativa, uma paciente chega ao hospital após um episódio de pânico desencadeado por um estímulo aparentemente comum. Ao longo do atendimento, ela revela que sofre de gatilhos psicológicos ligados ao ataque à Tree of Life, ocorrido anos antes.

A série associa os sintomas ao transtorno de estresse pós-traumático (TEPT, ou PTSD em inglês), mostrando como eventos extremos continuam afetando sobreviventes e testemunhas muito tempo depois.

No arco final da primeira temporada vemos uma situação parecida, um tiroteio em um festival de música, que termina com muitos mortos e feridos. Agora, a série decide abordar apenas as consequências emocionais dessas situações extremas, algo que pode vir a ser mostrado no futuro com o próprio enteado do Dr. Robby, Jake, que perde a namorada nos eventos do primeiro ano. 

The Pitt
Reprodução/HBO Max

The Pitt aborda solidariedade inter-religiosa

Um dos momentos mais simbólicos do episódio envolve a relação entre a paciente judia (Irina Dubova) e a enfermeira Perlah (Amielynn Abellera), que é muçulmana. O momento faz referência a um fato real: após o massacre, membros da comunidade muçulmana de Pittsburgh se mobilizaram para apoiar financeiramente as famílias das vítimas. De forma sutil, os roteiristas colocam a paciente para agradecer Perlah não apenas pelo atendimento, mas pela ajuda na sequência ao atentado. 

Ao citar o massacre da Tree of Life, The Pitt se distancia de uma representação gráfica da violência e aposta em uma abordagem focada na memória e no impacto psicológico do trauma. A escolha foi elogiada por fãs e especialistas por evitar o sensacionalismo e por tratar um evento real com respeito.

Qual é a história da 2ª temporada de The Pitt?

A segunda temporada de The Pitt novamente tratará de um plantão de 15 horas com 15 episódios. Desta vez, os eventos acontecem durante o feriado de 4 de julho, Dia da Independência dos EUA. Uma das tramas do episódio será o retorno de Dr. Langdon (Patrick Ball), que foi pego desviando remédios ilegalmente do hospital na primeira temporada.

A segunda temporada estreou em 8 de janeiro de 2026 e tem episódios lançados semanalmente. A primeira temporada de The Pitt está disponível completa no HBO Max.

A HBO Max confirmou a renovação da série para uma terceira temporada antes mesmo da estreia do segundo ano.

Webstories

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.