Matthew Goode: “Amizade entre o produtor de Poderoso Chefão e a máfia me chocou”

Créditos da imagem: Matthew Goode em cena de The Offer (Reprodução)

Séries e TV

Entrevista

Matthew Goode: “Amizade entre o produtor de Poderoso Chefão e a máfia me chocou”

Conversamos com o ator sobre como foi encarnar o extrovertido produtor Robert Evans

Omelete
3 min de leitura
Henrique Haddefinir
28.04.2022, às 19H30

Para os envolvidos na produção do longa O Poderoso Chefão, nos anos 70, os bastidores foram tão insanos quanto o que se via na tela grande. Um diretor relutante, uma escolha de elenco forçada para o estúdio, envolvimento da máfia, uma cabeça de cavalo e pronto... lá estava a mitologia de uma criação que conseguia ser tão grande quanto o que o produto final representou historicamente: O Poderoso Chefão é considerado pela crítica especializada um dos melhores filmes de toda a história do cinema.

Para celebrar os 50 anos do clássico, a Paramount+ resolveu lançar uma série que organiza esses fatos, insere algumas doses de sensacionalismo e dramatiza os processos que levaram o filme a ser o que ele acabou se tornando. Miles Teller vive o produtor Albert Ruddy, que pegou o longa pela mão e comprou absolutamente todas as brigas do mundo para vê-lo pronto. Partindo daí, a série The Offer usa suas memórias para ilustrar toda a loucura por trás da execução de uma grande obra de arte.

Matthew Goode, conhecido por seus personagens em The Good Wife e Downton Abbey, não vive Ruddy na série, mas ainda assim acompanha tudo de perto. Seu personagem é Robert Evans, também produtor e responsável por outros clássicos como O Bebê de Rosemary e Chinatown. Robert e Ruddy dividiam os trunfos e pesares da posição que ocupavam, mas talvez tenham vivido seu auge em O Poderoso Chefão. Conhecido por personagens discretos e singelos, Matthew está, pela primeira vez, encarando uma personalidade muito mais extrovertida.

Meu primeiro pensamento foi que eu não conseguiria fazer”, disse Matthew na entrevista ao Omelete“Tiro o chapéu para os diretores, que viram algo sobre mim mais do que eu mesmo. Robert era muito intenso, muito dramático e eu dei sorte de ter o YouTube pra dar uma olhada em como ele era. Ele deu entrevistas ótimas e isso me ajudou muito”. Buscar esse produtor hollywoodiano que fazia parte de uma era misógina e defendê-lo com o olhar contemporâneo não é uma tarefa fácil. Matthew foi atrás de detalhes que pudessem justificar seu personagem e com isso, torná-lo mais crível.

O ator já conhecia um pouco do que foram os bastidores da produção do filme: “Eu pude ver de perto a cena icônica de Brando colocando tecido nas bochechas e se tornando Corleone na frente de todos”. Mas, ainda assim, a proximidade de Albert Ruddy e Joe Colombo, chefe de uma das cinco famílias mais fortes do crime organizado da época, chocou e chamou a atenção de Matthew: “Albert dizia que cada dia em que ele produzia aquele filme, era o pior dia da vida dele. Era muita coisa para um homem só e se não bastasse isso, sua vida estava em jogo”.

Embora durante muito tempo tenha sido impossível provar que a máfia havia acompanhado de perto tudo que dizia respeito ao filme, Joe Colombo era presença constante no set e só permitiu que o filme fosse feito se os nomes “Cosa Nostra” e “máfia” fossem retirados do roteiro. Matthew falou um pouco sobre como tudo isso era fascinante: “Eu fiquei muito impressionado em descobrir como Ruddy e Colombo tinham se aproximado, o que não é o cenário mais adequado para nenhuma das partes envolvidas”.

Robert Evans, personagem de Matthew, morreu em 2019. Albert Ruddy está vivo e é um dos produtores e consultores da série: “Estou louco para conhecê-lo”, disse o ator no fim da entrevista.

The Offer já pode ter seus dois primeiros episódios conferidos na Paramount+, e terá lançamentos semanais, até junho. No elenco ainda temos Justin Chambers, Juno Temple e Dan Folger.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.