Todas as versões de The Circle, a nova sensação dos reality shows

Séries e TV

Lista

Todas as versões de The Circle, a nova sensação dos reality shows

Formato originado no Reino Unido já foi exportado para três países, incluindo o Brasil

09.04.2020, às 16H04.

A nova sensação dos reality shows, The Circle, chegou à Netflix no início de 2020 e pegou muita gente de surpresa com o seu formato esquisito e viciante. Baseado no programa do Reino Unido, a série americana capturou os espectadores e rendeu a produção de duas outras versões internacionais, incluindo a brasileira. Para entender melhor sobre cada uma deles, confira abaixo todas as versões de The Circle:

The Circle - Versão original do Reino Unido

O The Circle original, do Reino Unido, foi criado por Tim Harcourt com a ideia de concretizar um reality show de competição em que as pessoas nunca se vêm frente a frente. A primeira temporada, filmada em um prédio de apartamentos em Londres, estreou em setembro de 2018, e a série foi renovada para um segundo ano que foi lançado no mesmo mês, em 2019. Os novos episódios foram gravados no edifício em Salford que também é utilizado em outras versões do programa. 

The Circle - Reino Unido foi o programa que estabeleceu todas as regras que foram seguidas por seus derivados internacionais. No jogo, oito indivíduos são colocados em apartamentos diferentes e interagem através de uma ferramenta intitulada The Circle, onde podem se apresentar como eles mesmos ou incorporar personalidades e até visuais diferentes. O primeiro vencedor da edição inglesa do reality foi o comediante Alex Hobern, que se apresentou como uma mulher de 25 anos chamada Kate.

A edição britânica de The Circle tem uma diferença maior com suas derivadas, que é a divisão dos prêmios. No original, os competidores disputam dois prêmios, sendo que um é determinado pelos próprios participantes (no valor de 50 mil libras) e outro, de valor menor (25 mil libras), é escolhido pela audiência. Além disso, a versão inglesa é mais longa, com 22 episódios por temporada. 

A terceira temporada de The Circle - Reino Unido deve estrear ainda este ano e incluirá nomes famosos no país. No Brasil, a versão original do programa não está disponível em nenhum serviço de streaming.

The Circle - EUA

Depois do sucesso da versão britânica, a Netflix anunciou a produção de uma versão americana, lançada em janeiro de 2020. 

Apresentada por Michelle Buteau, a versão traz o mesmo formato do inglês, com participantes vivendo em um mesmo prédio mas nunca se encontrando pessoalmente. Representando o espírito do programa, de que qualquer um pode fingir ser outra pessoa, o The Circle EUA é filmado em Londres, mas cenas com cidades americanas e participantes americanos passam a impressão de que a série foi filmada em território estadunidense. Na realidade, The Circle EUA é filmado no mesmo estúdio que a 2ª temporada do programa inglês.

Em entrevista à Vulture, o criador Tim Harcourt explicou que os participantes americanos são muito diferentes dos ingleses. Enquanto os ingleses são muito mais traidores, na versão americana "eles não se viram um contra os outros estrategicamente, eles são mais sinceros com suas amizades". O prêmio para o vencedor nesta edição foi de US$ 100 mil.

Disponível na Netflix, o The Circle americano já foi renovado para duas novas temporadas, mas ainda não há previsão de estreia. 

The Circle: Brasil

A edição brasileira de The Circle, que estreou em 11 de março e teve 12 episódios, tem mais semelhanças com a edição americana, e também é uma produção da Netflix. Apresentado por Giovanna Ewbank, The Circle Brasil também finge ser filmado no país, com imagens das cidades de Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, mas é também gravado em Salford, na Inglaterra. 

Assim como a edição americana, a versão brasileira também teve menos truques e simulações, mas o criador explicou que os participantes brasileiros certamente gostavam mais de agito do que os americanos e ingleses. Harcourt ainda caracterizou os competidores do The Circle: Brasil de modo peculiar: "Os brasileiros suspeitavam uns dos outros o tempo todo". 

Na versão brasileira, o prêmio para o vencedor foi no valor de RS$ 300 mil. The Circle: Brasil ainda não teve anúncio de renovação para uma segunda temporada. Os episódios do primeiro ano estão disponíveis na Netflix. 

The Circle - França

A edição francesa de The Circle foi anunciada na mesma época que a produção brasileira, e foi o último a ser filmado, com as gravações acontecendo no mesmo local que as temporadas internacionais anteriores, no apartamento em Salford na Inglaterra. O prêmio desta versão do reality é de 100 mil euros. 

Segundo o criador, os participantes franceses são "incrivelmente estrategistas, inteligentes e calculistas". A edição francesa segue o mesmo formato das versões americana e brasileira, mas com uma diferença: todos os episódios de The Circle - França foram disponibilizados no mesmo dia, e não divididos semanalmente como nas outras edições. 

A primeira temporada da versão francesa está disponível na Netflix.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.