Stranger Things | Criadores explicam final ambíguo de Eleven
Episódio derradeiro da série foi lançado ontem pela Netflix
Matt e Ross Duffer comentaram o desfecho ambíguo que deram a Eleven (Millie Bobby Brown) no episódio final de Stranger Things, lançado ontem (31) pela Netflix.
Os criadores da série entendem que a morte - ou, ao menos, desaparecimento - da personagem era fundamental à existência de um final feliz para Hawkins e seus moradores, longe do Mundo Invertido e de suas ameaças.
"Nunca houve uma versão da história em que Eleven estivesse com a turma no final. Para que nossos personagens pudessem seguir em frente e para que a história de Hawkins e do Mundo Invertido chegasse ao fim, Eleven precisava ir embora", ponderou Ross, em entrevista ao Tudum.
Os irmãos entendem que a namorada de Mike (Finn Wolfhard) jamais conseguiria levar uma vida normal como os demais, depois da forma como cresceu e de tudo o que passou.
"É uma espécie de versão fantasiosa que nunca funcionaria", explicou Matt, sobre a opção por um final dúbio. "Nós e nossos roteiristas não queríamos tirar os poderes dela. Ela representa a magia de muitas maneiras, e a magia da infância", complementou Ross.
"Existem dois caminhos que Eleven poderia seguir. Um mais sombrio e pessimista, ou um otimista e esperançoso. Mike é o otimista do grupo e escolheu acreditar nessa história [em que Eleven continua viva]", analisou Matt.
"Pensamos que seria bonito se nossos personagens continuassem acreditando naquele final mais feliz, mesmo que não lhes déssemos uma resposta clara sobre se era verdade ou não", acrescenta Ross. "Achamos que o fato de eles acreditarem nisso era uma maneira muito melhor de terminar a história, e uma forma melhor de representar o encerramento dessa jornada e a jornada deles da infância para a vida adulta."
O fato é que, esteja Eleven viva ou morta, seus amigos de Hawkins nunca mais terão a chance de vê-la outra vez. "Eles não podem [mais] entrar em contato com ela. Tudo desmoronaria se isso acontecesse. Então, se essa é a narrativa, essa é realmente a melhor maneira de mantê-la viva. E trata-se de Mike e todos encontrarem uma maneira de superar o que aconteceu", concluiu Matt.
- [Crítica] Amigos não mentem e Stranger Things entrega final épico e emocional que prometeu
- Stranger Things | Final Explicado: o que acontece com cada personagem?
- Stranger Things 5 | Final Explicado: Vecna, Devorador de Mentes e o Abismo
- Stranger Things | Quem morre no final da série? Veja a lista de personagens
Tudo sobre Stranger Things
Stranger Things acompanha um grupo de amigos adolescentes que se envolvem com conspirações governamentais na pequena cidade de Hawkins, no interior dos EUA, durante os anos 1980.
Millie Bobby Brown, Finn Wolfhard, Noah Schnapp, Gaten Matarazzo, Caleb McLaughlin e Sadie Sink interpretam os protagonistas mirins, que começam a lutar contra monstros vindo de uma misteriosa outra dimensão conhecida como Mundo Invertido. Ao redor deles estão personagens adolescentes e adultos vividos por Maya Hawke, Joe Keery, Natalia Dyer, Charlie Heaton, Winona Ryder e David Harbour.
Stranger Things está completa no catálogo da Netflix.