Séries e TV

Entrevista

Sociedade da Virtude | Ian SBF ataca heróis com humor ácido no Youtube

Diretor e roteirista comenta sucesso do canal de animação que brinca com universo das HQs

Rafael Gonzaga
04.07.2018
18h58
Atualizada em
05.07.2018
12h01
Atualizada em 05.07.2018 às 12h01

Sociedade da Virtude, canal de animação fruto da parceria entre Ian SBF, conhecido principalmente pelo trabalho de direção do Porta dos Fundos, do qual é um dos fundadores, e o ilustrador e quadrinista Thobias Daneluz, cruzou recentemente uma nova barreira na internet. Usando todos os grandes clichês do mundo dos super-heróis para fazer piada de situações da vida real, o Sociedade da Virtude ganhou sua terceira versão: além do Society of Virtue, onde os vídeos são dublados e legendados em inglês, foi lançado também o Sociedad de la Virtud, dessa vez em espanhol. Enquanto se expande para o público internacional, o canal original, que teve o primeiro vídeo lançado em outubro de 2017 com as vozes de dubladores icônicos, se aproxima dos 400 mil seguidores.

Nos vídeos, Ian e Thobias mesclam o roteiro ácido do primeiro com o traço característico do segundo para tirar boas piadas de questões absurdas ou, pelo menos, intrigantes dos quadrinhos - o primeiro vídeo do canal, por exemplo, dá uma visão mais realista sobre a possibilidade de alguém ganhar poderes ao ser exposto à radiação, algo recorrente nas HQs. Em entrevista ao Omelete, Ian SBF contou como teve a ideia de fazer humor com esse universo. “Eu amo quadrinhos, sempre li muito. Eu adoro a ideia da gente poder rir desse universo e ao mesmo tempo usar isso como um paralelo para a nossa própria vida. Quando a gente consegue rir das duas coisas ao mesmo tempo, o encaixe é perfeito”.

Assim como o Porta dos Fundos ultrapassou a barreira da internet e rendeu frutos em outras plataformas, como o filme Contrato Vitalício e o programa da FOX que exibia as esquetes consagradas pelo grupo no formato de pílulas, Ian conta que pensa em levar o Sociedade da Virtude para outras mídias. “A gente está doido para fazer outros tipos de conteúdo. Fazer um longa, série para TV, e até algo em live-action com esses personagens - já estou até escrevendo uns roteiros para pensar no que podemos fazer nesse sentido. Uma coisa que a gente já está fazendo para outras plataformas que é o nosso app, que além de todos os vídeos que a gente publica toda semana, tem também as web comics. É um indício da nossa vontade de expandir”.

Vozes marcantes

Um dos pontos altos dos vídeos está na dublagem: o canal conta com as vozes altamente familiares de nomes como Guilherme BriggsManolo ReyMaíra GoesCharles EmmanuelSylvia Salustti e vários outros profissionais reconhecidos pelo público por darem voz a personagens famosos. “A gente encontrou a Maíra Goes, que tem um estúdio no Rio, e ela ajudou muito a gente com isso de trazer essa galera toda. A gente já conhecia alguns dos dubladores, como o Briggs, mas ela trouxe a maioria. Eu mostrei para a Maíra o projeto, ela adorou, achou que tinha tudo a ver e foi trazendo os outros depois. É muito legal ver as vozes que a gente escutava quando era pequeno. Nosso narrador, o José Santana, é o mesmo narrador dos Superamigos [animação produzida pela Hanna-Barbera de 1973 a 1985], por exemplo”.

Mundo da animação

Apesar de Ian ter se consagrado com vídeos em live-action, o roteirista do Sociedade da Virtude diz que sempre quis trabalhar com animação - todos os vídeos do canal são no formato motion-comics. “Animação sempre foi a coisa que eu mais gostava na vida. Acabou que eu fui indo para cinema, depois para internet. O engraçado hoje é que acabou que eu juntei tudo o que eu gosto e que aprendi a fazer em um canal só, que é animação, desenho, internet, linguagem de cinema”, conta e lembra ainda que não foi simples investir no novo formato. “É muito diferente mesmo. Quando a gente começou, eu achei que seria só eu e o Thobias. Hoje a gente já está com mais de dez pessoas trabalhando com a gente”.

O crescimento rápido do canal, que em apenas seis meses ultrapassou 300 mil inscritos - a versão em inglês já conta com quase 200 mil assinantes -, fez com que a dinâmica de publicação aumentasse. A ideia original era lançar um vídeo por semana, mas a produção acabou dobrando. “Tanto a gente queria lançar mais quanto o público também estava querendo ver mais. Demorava muito entre um vídeo e outro, então aumentamos para dois vídeos”. Além disso, o sucesso fez com que Ian pensasse em colaborações de outros artistas. “O Marcelo Costa é um cara incrível e está fazendo um vídeo com a gente, tem também um vídeo da Pantera Ruiva com o Lucas Werneck, um gênio também”. Confira abaixo algumas prévias dessas colaborações:

Com visual criado por Thobias Daneluz e roteiro de Ian SBF, o canal Sociedade da Virtude é atualizado com novos vídeos às terças e às quintas-feiras. O aplicativo do canal, com webcomics feitas exclusivamente para o mobile, já está disponivel para Android e iOS.