True crime: 10 séries do Disney+ para quem é fã do gênero
Investigações de casos reais que ganharam dramatizações ou foram documentadas
Créditos da imagem: Disney+/Divulgação
Histórias de mistério sempre tendem a despertar interessante. Desde a literatura, personagens como Sherlock Holmes, Auguste Dupin e Hercule Poirot vêm entretendo leitores de várias gerações com sua habilidade de desvendar os crimes mais intrincados.
Mas e quando essas narrativas se baseiam em histórias reais? Obras assim costumam exercer atração ainda maior sobre o grande público, movido, talvez, pelas lembranças da repercussão dos fatos a seu tempo – ou pela simples curiosidade de espiar os recônditos mais sombrios (e nada ficcionis) da mente humana.
O streaming Disney+ possui em seu catálogo vários títulos que resgatam histórias reais de crimes inimagináveis – muito deles sem solução até hoje.
Acompanhe a seguir dez sugestões de séries dramáticas e documentais da plataforma, em que a realidade é muito mais assustadora que a ficção.
A História Distorcida de Amanda Knox
No começo dos anos 2000, a cidadã norte-americana Amanda Knox passou quatro anos atrás das grades de um presídio na Itália, condenada injustamente pelo assassinato de sua colega de intercâmbio, Meredith Kercher.
A minissérie do produtor KJ Steinberg retrata, em apenas dois episódios, a luta da jovem – aqui interpretada pela atriz Grace Van Patten (Nove Desconhecidos) – para ter sua inocência pela corte italiana e pela opinião pública.
Os Assassinatos da Maratona de Boston
Em 2013, dois irmãos terroristas detonaram bombas caseiras próximas à linha de chegada de uma das provas do evento esportivo anual, matando três pessoas e ferindo outras centenas.
Quase uma década depois, a jornalista Suzan Zalkind investiga nesta série documental a relação do incidente em Boston com o triplo homicídio ocorrido dois antes, em Massachusetts.
Mastermind: Como Pensa um Assassino
Produzida pelas irmãs Elle e Dakota Fanning, esta série documental de três partes resgata a carreira de Ann Burgess, investigadora do FBI que desmascarou dezenas de serial killers, por meio da criação de um método inovador de rastreamento e mapeamento comportamental desses criminosos.
O Assassinato das Três Escoteiras
A atriz e cantora americana Kristin Chenoweth retorna à sua cidade natal, Broken Arrow, para investigar um crime ocorrido na região em 1977: o estupro e assassinato de três meninas, entre 8 e 10 anos de idade, durante sua primeira noite de acampamento.
Candy: Uma História de Paixão e Crime
Jessica Biel protagoniza esta obra de cinco episódios, na pele de Candy Montgomery, dona de casa e mãe de família que é acusada de matar a própria vizinha, Betty Gore (Melanie Lynskey), a machadadas.
Seria uma mulher aparentemente tão pacata capaz de tamanha brutalidade?
Férias Mortais: O Assassino Selvagem
Série de quatro temporadas que acompanha o processo investigativo de crimes relacionados a parque nacionais dos Estados Unidos. Cada leva de episódios é focada em um caso específico.
O Desaparecimento de Morgan Nick
A obra resgata o mistério em torno do desaparecimento da garotinha Morgan Nick, de seis anos – ocorrido em 1995 e nunca solucionado. A reabertura do caso em 2020, porém, leva a descobertas inesperadas.
Assassinato Tem Duas Caras
Lançada em maio deste ano, esta minissérie destaca casos de assassinato que foram pouco midiatizados – e geralmente ofuscados por outros crimes que tiveram repercussão maior.
As produtoras Lisa Cortés e Robin Roberts entrevistam familiares de vítimas dessas histórias quase ignoradas, levantando conexões com casos mais famosos e confrontando os preconceitos que determinam o que merece ou não a atenção popular.
L.A.: A Cidade dos Serial Killers
Série de documentários da ABC News, que resgatam, em seis capítulos, os mais de 20 casos de assassinatos em série que aterrorizaram a cidade de Los Angeles nas décadas de 1970 e 1980.
Volta, Priscila
Título que se debruça sobre um dos maiores mistérios da história criminal brasileira: o desaparecimento de Priscila Belfort, irmã do lutador Vítor Belfort.
Em busca de respostas para este enigma, que permanece há 20 anos sem solução, a equipe de documentaristas vai a fundo nas poucas pistas do caso e exibe entrevistas inéditas com profissionais que participaram da cobertura ativa do tema, como o apresentador Gilberto Barros e a jornalista Sônia Abrão.