8 séries cuja trilha sonora é um destaque à parte
Relembre títulos da telinha onde o repertório musical roubou a cena diversas vezes
Créditos da imagem: Reprodução
A qualidade de uma série se baseia geralmente no equilíbrio entre diversos elementos. Uma boa direção, um roteiro de qualidade e um elenco afiado costumam estar entre os pilares de qualquer sucesso da TV.
Algumas obras, porém, sobressaem-se justamente por ir além dessa fórmula básica. Parte delas encontram um diferencial marcante, por exemplo, na trilha sonora, cuja escolha criteriosa não só ajuda a intensificar a emoção do enredo, como o torna mais icônico no imaginário popular.
A seguir, listamos alguns exemplos de séries que se destacaram, entre outras razões, justamente por suas seleções musicais:
Cold Case
Programa da grife Jerry Bruckheimer que foi sucesso por sete temporadas no canal norte-americano CBS, centralizado os esforços de um grupo de investigadores para solucionar casos que já estavam arquivados.
A série foi amplamente elogiada pela crítica especializada – e um dos pontos que mais chamou a atenção foi justamente a parte musical.
Cada episódio dava destaque a temas que se alinhavam diretamente ao período histórico dos casos tardiamente solucionados.
“A música aqui é um personagem”, chegou a dizer o ator Danny Pino, intérprete do detetive Scotty Valens, em um vídeo promocional da série.
The O.C.
A série estrelada por Ben McKenzie (Gotham) e Mischa Barton – que não chegaria ao final do programa – ficou marcada como um sucesso entre os adolescentes dos anos 2000, período em que o gênero teen já não tinha tanta força como em décadas anteriores.
Além de revelar muitos talentos que ficaram de vez no mainstream, a obra também ajudou a popularizar bandas que estavam começando e despontaram de vez após emplacaram músicas e até participações na série – como o conjunto de rock The Killers.
Peaky Blinders
Hit da TV britânica que se estendeu por seis temporadas no canal BBC, trazendo Cillian Murphy no papel do líder da gangue que dá nome à atração.
Ao longo desse extenso período de exibição, não faltaram trilhas marcantes para embalar cada episódio – “Red Right Hand”, da banda Nick & The Bad Seeds, “Do I Wanna Know?”, dos Artic Monkeys, e “To Bring You My Love”, de PJ Harvey, são apenas alguns exemplos delas.
Big Little Lies
Uma das séries mais elogiadas dos últimos anos, é daquelas obras que fazem da trilha sonora uma parte central do próprio enredo.
Além do ótimo tema de abertura – “Cold Little Heart”, de Michael Kiwanuka –, estão presentes nos episódios temas de artista do calibre de Elvis Presley, Neil Young e Sufjan Stevens, apenas para citar alguns nomes.
Stranger Things
Desde 2016, a saga de ficção científica dos irmãos Duffer é sensação no catálogo da Netflix, com sua trama criativa, instigante e carregada de referências às inesquecíveis décadas de 80 e 90.
Como não poderia deixar de ser, a trilha sonora acompanha esse saudosismo. No decorrer das quatro temporadas já exibidas – a quinta e última sai este ano –, hits como “Should I Stay or Should I Go” (The Clash), “Runnig Up That Hill” (Kate Bush) e “Never Ending Story” (Limahl) foram revisitados em diversas formas e contextos.
Riverdale
A música é um destaque à parte nesta adaptação televisiva dos quadrinhos da Archie Comics.
Há desde canções originais – que chegaram a render álbuns à parte – até covers de temas famosos interpretados pelo elenco, além de músicas licenciadas de artistas como Imagine Dragons, Donora e Billie Eilish.
Euphoria
A série da HBO virou um dos hits dos últimos anos por sua abordagem sóbria e reflexiva, sem ser ‘palestrinha’, sobre o mundo dos jovens na modernidade.
A todas essas qualidades, reúne-se uma trilha sonora de primeira grandeza, onde astros contemporâneos como Beyoncé, Rosalía e J Balvin são presença constante.
Grey's Anatomy
A saga médica de Sonda Rhimes tem uma relação ainda mais direta com a música, uma vez que os títulos da maioria dos episódios correspondem ao nome de temas famosos.
“Something do Talk About”, de Bonnie Raitt, por exemplo, é homenageada no título do sétimo episódio da segunda temporada. Grey’s possui também episódios musicais, como “Song Beneath the Song”, do sétimo ano da série.