Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Séries e TV
Lista

Twin Peaks e outras! Relembre séries que tiveram os finais mais surpreendentes

Elas deixaram o público de queixo caído antes de colocar o 'fim' na tela

Omelete
1 min de leitura
FB
15.12.2025, às 08H00.
Dark - final

Créditos da imagem: Netflix/Reprodução

Desenvolver o enredo de uma série é tarefa das mais desafiadoras. É preciso não só manter a atenção e o interesse do público episódio após episódio, mas também ter o cuidado de garantir que a coerência e a coesão dos acontecimentos que vão sendo apresentados, evitando qualquer furo ou contradição que subestime a inteligência da plateia.

Algumas tramas televisivas, porém, destacaram-se justamente por ir além do básico, reservando para seu desfecho plot twists ou cliff-hangers que deixaram o público de boca aberta.

Omelete Recomenda

Relembre, a seguir, alguns exemplos de séries que surpreenderam os espectadores antes de dizer adeus – se você não se importar, é claro, com os inevitáveis spoilers que vai ler pelo caminho:

The OA

A intrigante atração da Netflix girava em torno de Prairie Johnson (Brit Marling), uma jovem cega que desaparece misteriosamente e retorna sete anos depois, com as costas marcadas por estranhas cicatrizes e a capacidade de enxergar inexplicavelmente recuperada.

Ao longo da série, a protagonista relata ter estado em outra dimensão, recorrendo a ajuda de aliados para tentar resgatar outras pessoas que também haviam ido parar lá.

Após explorar longamente o conceito das realidades e universos alternativos, o episódio final da segunda temporada deixou arregalou os olhos dos fãs ao mostrar Prairie e seu sequestrador, Hap (Jason Isaacs), chegando a uma nova realidade paralela, onde são chamados pelos nomes dos atores que os interpretam – percebendo estar no set da própria série The OA!

 

Dark

A série alemã mostra como, entre mistérios intrincados, viagens no tempo e paradoxos temporais, a vida de quatro famílias da fictícia cidade de Winden se relacionam com os desaparecimentos de três crianças da região, ocorridos sempre com o mesmo intervalo de 33 anos.

No episódio final da terceira temporada, Jonas (Andreas Pietschmann) e Marta (Lisa Vicari) voltam a viajar no tempo e conseguem impedem a morte da família de Tannhaus (Arnd Klawitter), tragédia que o levara a criar a máquina do tempo. Essa mudança desfaz eficazmente todos os loops e conflitos derivados desse artefato – incluindo a existência dos próprios Marta e Jonas, que se sacrificam para que a vida dos demais possa seguir o curso correto.

The Leftovers

O aclamado programa mostra um mundo onde 2% da população mundial sumiu sem deixar rastro ou explicação. Confusos e angustiados com esse estranho fenômeno, seus entes queridos buscam por respostas sobre o paradeiro daqueles que se foram.

The Leftovers ousou ao encerrar seu ciclo sem se preocupar em elucidar a natureza do evento sobrenatural que é o ponto de partido do enredo.

Após aceitar participar de uma experiência que promete levá-la ao mesmo local onde seu marido e filhos foram parar, Nora regressa relatando ter estado em uma realidade alternativa, onde os 98% restantes é que estavam desaparecidos – e ter decidido voltar ao entender que sua família soube seguir em frente longe dela.

Sons of Anarchy

Gira em torno do clube de motociclistas que dá nome ao programa – uma organização que, longe de representar somente mero entretenimento para seus associados, está ligada ao tráfico de drogas e outras atividades criminosas, sob o comando da dupla Clay Morrow (Ron Perlman) e Jax Teller (Charlie Hunnam).

O desfecho de Sons of Anarchy chocou os fãs ao mostrar como Jax, entendendo que sua família nunca deixaria de ser perseguida pelos delitos que ele cometeu, decide se sacrificar e comete suicídio, colidindo propositalmente contra um caminhão durante uma perseguição policial.

Família Soprano

Uma das séries mais elogiadas dos anos 2000, conta a história de Tony Soprano (James Gandolfini), mafioso de origem italiana que desenvolve síndrome do pânico, fato que o obriga a procurar ajuda profissional e a expor suas fragilidades mais ocultas.

Após seis temporadas de absoluto êxito, o enredo terminou de forma ambígua, mostrando Tony tentando fugir do ataque iminente de inimigos dentro de um restaurante – e encerrando essa aparente perseguição com uma repentina tela preta, sem créditos ou trilha.

Foram precisos quase 15 anos da exibição desse polêmico episódio final para que David Chase, criador do programa, confirmasse que ele de fato significou o assassinato do protagonista.

Lost

A história ambientada em uma ilha misteriosa, onde sobreviventes da queda de um avião se encontravam e tentavam descobrir uma forma de retornar para suas vidas, foi sensação na TV mundial entre 2004 e 2010, período em que suas seis temporadas estiveram em produção.

O aguardado desfecho acabou trazendo mais confusão que esclarecimentos, ao mostrar parte dos personagens vivendo em uma realidade paralela – algo que foi interpretado por muitos como a confirmação de que todos os personagens estavam, na verdade, vivendo o pós-morte desde o primeiro episódio.

Não foi nada disso: a dimensão alternativa em que foi ambientada parte da temporada final representava o lugar espiritual em que os protagonistas se encontrariam quando viessem a morrer de fato, dentro ou fora da ilha – um lugar existente, sim, no plano físico, mas com significado místico e especial.

Twin Peaks

Uma das séries mais cultuadas dos anos 90, gira em torno da investigação dos policiais Dale Cooper (Kyle MacLachlan) e Harry Truman (Michael Ontkean) em torno do assassinato misterioso da jovem Laura Palmer (Shery Lee), pondo em risco um segredo sobrenatural envolvendo a cidade que foi palco do crime.

O episódio final chocou a audiência de duas formas. Primeiro, com a revelação de que o assassino de Laura fora seu próprio pai, Leland Palmer (Ray Wise), possuído por Bob (Frank Silva), espírito maligno vindo do universo extradimensional sombrio de Black Lodge.

Segundo, com o destino dado a Cooper. Ele acaba preso em Black Lodge, enquanto um sósia criado e controlado por Bob assume seu lugar no mundo material – gancho que seria explorado na terceira temporada tardia que a série ganhou em 2017.

 

A Maldição da Residência Hill

A história é protagonizada por cinco irmãos que cresceram em uma mansão tida como assombrada, vivendo experiências aterrorizantes que influenciaram profundamente seu crescimento.

Depois de adultos, eles retornam ao local dispostos a confrontar os traumas (e as forças malignas) que os atormentaram por décadas e levaram a caçula da família ao suicídio.

No episódio derradeiro, a vida dos outros quatro irmãos remanescentes é salva pelo pai deles, Hugh (Timothy Hutton), que faz um pacto com o fantasma da finada esposa, Olivia (Carla Gugino), e comete suicídio para acompanhá-la pela eternidade dentro da casa, deixando os filhos livres dessa cruel exigência materna.

Webstories

A Lista Negra

Um dos bandidos mais procurados pelo FBI, Raymond Reddington (James Spader) se entrega inesperadamente à polícia, com a promessa de colaborar com a prisão de outros criminosos tão ou mais perigosos qu ele – desde que o faça por intermédio único de Elizabeth Keen (Megan Boone), uma agente novata com quem não parece ter qualquer relação.

O público que acompanhou a série até o fim foi surpreendido com a morte trágica de Red, atacado por um touro após desistir de colaborar com a polícia e fugir para a Espanha. Ao mesmo tempo, o desfecho da série deixou em aberto a possibilidade (amplamente sustentada pelos fãs) de que Red na verdade fosse a mãe biológica de Elizabeth, após ter passado por uma transição de gênero.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.